Vésperas de feriado sem confinamento obrigatório

Nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro, que antecedem os dois feriados, não serão aplicadas as restrições de circulação definidas para os fins de semana e feriados, embora as escolas interrompam a atividade e as lojas fechem às 15:00.

Como avançou esta terça-feira o Jornal de Notícias, vai ser possível circular nas ruas, mesmo nos municípios cujo risco de contágio é muito elevado ou extremo.

“As restrições à circulação na via pública que acontecem nos fins de semana e nos feriados, no período entre as 13:00 e as 05:00, não se aplicam às vésperas de feriado”, explicou ao jornal a Presidência do Conselho de Ministros.

No próximo fim de semana, a circulação entre concelhos estará proibida entre as 23:00 do dia 27 de novembro e as 05:00 do dia 02 de dezembro. Já no segundo fim de semana com feriado e ponte, as limitações à circulação vigoram entre as 23:00 do dia 04 de dezembro e as 23:59 do dia 08 de dezembro.

Às escolas privadas, noticiou a TSF, podem não se aplicar as medidas do setor privado. O diretor executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, Rodrigo Queiroz e Melo, disse que a escolha é do estabelecimento, sendo garantida a redução da circulação de pessoas, já que as aulas serão em regime não presencial.

“Nas vésperas de feriado, como em todo o país, os colégios vão estar fechados ao público”, garantiu o responsável da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, acrescentando que “alguns colégios optaram por nesses dias oferecer ensino não presencial aos seus alunos”.

As atividades justificam-se “seja porque havia trabalhos a realizar, seja porque havia algumas avaliações”. “Desde que seja não presencial, podem tomar essa opção. Neste momento, o país vive uma situação muito difícil de saúde pública, e, por isso, não seria aceitável que alguma instituição estivesse fora deste esforço”, concluiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Infantas Cristina e Elena vacinaram-se em Abu Dhabi

As Infantas Elena e Cristina de Borbón foram vacinadas em Abu Dhabi, durante uma visita ao pai, o rei emérito Juan Carlos, que se refugiou no verão do ano passado. Segundo o The Guardian, a Família …

Rúben Amorim renova contrato com o Sporting até junho de 2024

O treinador Rúben Amorim prolongou por mais uma época o contrato com o Sporting, até 30 de junho de 2024, anunciou esta quinta-feira o clube. O treinador de 36 anos sucedeu em 5 de março de …

Estatísticas no futebol: "Os coletes até evitam lesões"

O presente e o futuro dos números, na perspetiva de Hernâni Ribeiro. Em Portugal ainda não há uma utilização massiva dos dados estatísticos no futebol. Daqui a 10 ou 15 anos, cada clube vai ter alguém …

Empresário brasileiro nega ter tido acesso ao avião apreendido com 500 quilos de cocaína

O empresário brasileiro Rowles Magalhães Silva negou ter tido acesso à chave do avião privado apreendido em Salvador, Brasil, com mais de 500 quilogramas de cocaína a bordo e que tinha como destino o aeródromo …

UE quer 78% da população empregada até 2030. 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano

Um estudo publicado recentemente mostra que 35% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego no próximo ano. A Comissão Europeia vai propor uma meta de ter 78% da população da União Europeia (UE) empregada até 2030. De …

Príncipe Filipe “melhorou ligeiramente”, mas já há protocolo em caso de óbito real

Numa altura em que está prestes a completar 100 anos de idade, o marido da Rainha Isabel II encontra-se internado desde 16 de Fevereiro. Esta semana o duque de Edimburgo foi transferido de hospital devido …

Pedrógão Grande. Associação de Vítimas diz que relatório confirma que nada mudou na floresta

O relatório da comissão eventual de inquérito parlamentar sobre Pedrógão Grande confirma as preocupações da Associação de Vítimas relativamente à falta de ação na floresta da região. “[O relatório] confirma a evidência que já tínhamos de …

Nova Zelândia atingida por sismo de 7,2 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 7,2 na escala de Richter abalou, esta quinta-feira, a costa nordeste da Nova Zelândia. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos habitantes que se afastassem da costa, que …

Partido de extrema-direita alemão AfD colocado sob vigilância

A Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema-direita alemão, foi colocado sob vigilância a 25 de fevereiro pelo serviço de segurança interna do país, revelou na quarta-feira o Süddeutsche Zeitung. De acordo com o Expresso, …

Caso BES está parado há 8 meses (por causa de uma tradução para francês)

O caso BES está parado há oito meses. O atraso deve-se a uma tradução para francês das quatro mil páginas do processo, necessária para notificar três arguidos suíços. De acordo com o Jornal de Notícias, que …