“Seriam melhores candidatos do que eu”. Ventura propõe Marques Vidal ou Carlos Alexandre à Presidência

Miguel Figueiredo Lopes / Presidência Da República / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pela anterior procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal

André Ventura propôs os nomes de Joana Marques Vidal e Carlos Alexandre para o cargo de chefe de Estado. O líder do Chega já tinha equacionado apresentar ele própria a candidatura.

O líder do Chega, André Ventura, acredita que um magistrado desempenharia de uma melhor forma o cargo de chefe de Estado. Como tal, o deputado propõe a ex-procuradora da República, Joana Marques Vidal, ou então o juiz Carlos Alexandre. “Seriam melhores candidatos do que eu próprio”, assumiu.

Para André Ventura, o papel de presidente da República “não é cortar fitas”, mas usar o veto como instrumento para uma “intervenção política máxima”, ao estilo do regime presidencialista que defende.

Ainda na semana passada, o deputado único do Chega, que nunca ponderou apoiar a recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu que a alternativa é escolher um “candidato forte” à direita capaz de disputar uma segunda volta com o atual chefe de Estado: ele próprio.

“Reconheço que é uma hipótese, este é o momento de reflexão para perceber se a minha candidatura é mais benéfica para o país e para o partido. E tenho de ponderar também se sou o melhor candidato da direita, porque Marcelo é um candidato do sistema”, disse André Ventura.

“Penso que, com esforço, uma campanha longa e dedicação, um bom candidato do Chega pode ir a uma segunda volta nas presidenciais. Será duro, mas vai ser possível”, acrescentou.

Para além de Joana Marques Vidal e Carlos Alexandre, tinha sugerido o analista político Jaime Nogueira Pinto, mas admite que “seria difícil aceitarem o desafio”.

Ventura respondeu ainda à recente polémica com o antigo porta-voz do partido, Sousa Lara, confirmando que teve de o deixar “entre a espada e a parede” no que toca às subvenções vitalícias.

Sousa Lara tem direito a uma subvenção vitalícia de 1.343 euros por ter sido deputado na Assembleia da República. Contudo, preferiu demitir-se do Chega a prescindir deste direito. “Ninguém me dá tau-tau”, atirou. O desprezo do Chega por estas compensações está na “genética do partido”, garante Ventura, citado pelo Observador.

Em relação à candidatura à presidência da República, Sousa Lara acredita que “um militar na reserva, reformado” seria o melhor perfil para o próximo chefe de Estado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …

Governo prevê descontos nas portagens no interior

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira que o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem visita no …

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. De acordo com vários media alemães, pelo menos seis pessoas morreram num tiroteio em Rot am …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …

Rafa inegociável. Benfica só vende por 80 milhões de euros

Rafa é inegociável. O Benfica só deixar sair o extremo de 26 anos pelo valor da sua cláusula de rescisão, que está fixada nos 80 milhões de euros. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Correio …