“Seriam melhores candidatos do que eu”. Ventura propõe Marques Vidal ou Carlos Alexandre à Presidência

Miguel Figueiredo Lopes / Presidência Da República / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pela anterior procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal

André Ventura propôs os nomes de Joana Marques Vidal e Carlos Alexandre para o cargo de chefe de Estado. O líder do Chega já tinha equacionado apresentar ele própria a candidatura.

O líder do Chega, André Ventura, acredita que um magistrado desempenharia de uma melhor forma o cargo de chefe de Estado. Como tal, o deputado propõe a ex-procuradora da República, Joana Marques Vidal, ou então o juiz Carlos Alexandre. “Seriam melhores candidatos do que eu próprio”, assumiu.

Para André Ventura, o papel de presidente da República “não é cortar fitas”, mas usar o veto como instrumento para uma “intervenção política máxima”, ao estilo do regime presidencialista que defende.

Ainda na semana passada, o deputado único do Chega, que nunca ponderou apoiar a recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu que a alternativa é escolher um “candidato forte” à direita capaz de disputar uma segunda volta com o atual chefe de Estado: ele próprio.

“Reconheço que é uma hipótese, este é o momento de reflexão para perceber se a minha candidatura é mais benéfica para o país e para o partido. E tenho de ponderar também se sou o melhor candidato da direita, porque Marcelo é um candidato do sistema”, disse André Ventura.

“Penso que, com esforço, uma campanha longa e dedicação, um bom candidato do Chega pode ir a uma segunda volta nas presidenciais. Será duro, mas vai ser possível”, acrescentou.

Para além de Joana Marques Vidal e Carlos Alexandre, tinha sugerido o analista político Jaime Nogueira Pinto, mas admite que “seria difícil aceitarem o desafio”.

Ventura respondeu ainda à recente polémica com o antigo porta-voz do partido, Sousa Lara, confirmando que teve de o deixar “entre a espada e a parede” no que toca às subvenções vitalícias.

Sousa Lara tem direito a uma subvenção vitalícia de 1.343 euros por ter sido deputado na Assembleia da República. Contudo, preferiu demitir-se do Chega a prescindir deste direito. “Ninguém me dá tau-tau”, atirou. O desprezo do Chega por estas compensações está na “genética do partido”, garante Ventura, citado pelo Observador.

Em relação à candidatura à presidência da República, Sousa Lara acredita que “um militar na reserva, reformado” seria o melhor perfil para o próximo chefe de Estado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …