Ventura quer um “candidato forte” para avançar para Belém: ele mesmo

No Conselho Nacional deste sábado, na Nazaré, André Ventura vai ouvir as opiniões a nível interno e abrir a porta à corrida a Belém. Em declarações ao Expresso, o líder do Chega admitiu que deve ser ele próprio a concorrer.

André Ventura nunca ponderou apoiar uma eventual recandidatura e Marcelo Rebelo de Sousa. Para o líder do Chega, a alternativa é escolher um “candidato forte” à direita capaz de disputar uma segunda volta com o atual chefe de Estado.

“Penso que, com esforço, uma campanha longa e dedicação, um bom candidato do Chega pode ir a uma segunda volta nas presidenciais. Será duro, mas vai ser possível”, disse André Ventura, em declarações ao Expresso.

Na mesma entrevista, Ventura manifestou-se incomodado com o alegado alerta do Presidente da República, durante uma audiência com o Chega, relativamente a uma eventual candidatura de André Ventura a Belém. “É óbvio que há uma intenção pedagógica de Marcelo em relação ao Chega e um certo paternalismo que não aceitaremos.”

Em relação a nomes, Ventura afirma que gostaria que o juiz Carlos Alexandre ou o analista político Jaime Nogueira Pinto entrassem na corrida a Belém pelo partido. No entanto, admite que “seria difícil” aceitarem o desafio.

Por exclusão de partes, resta ele mesmo. “Reconheço que é uma hipótese, este é o momento de reflexão para perceber se a minha candidatura é mais benéfica para o país e para o partido. E tenho de ponderar também se sou o melhor candidato da direita, porque Marcelo é um candidato do sistema.”

Caso avance para Belém, Ventura deixou claro ao Expresso que não deixará a liderança do partido. Além disso, só prevê abandonar a vida parlamentar mais próximo da campanha, sendo substituído por Diogo Pacheco de Amorim, número dois do Chega.

O anúncio oficial do candidato a Belém será feito entre finais de janeiro e o início de março, em Portalegre.

  ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Fazes muito mal Ventura! Este ainda não é o tempo para te candidatares, estás a dar um passo maior que a perna e isso vai-te prejudicar. Aguarda e trabalha para teres muitos votos para as próximas legislativas

  2. André Ventura irá concorrer a todos os buraquinhos que houver e puder. O que o move são os seus interesses e ambições pessoais, a sua sede de protagonismo, fruto do seu narcisismo. Por isso é que saiu do PSD. Percebeu que ali nunca seria número um.

  3. é melhor aproveitar os 4 anos da legislatura para desgastar o sistema em vez de se sujeitar a uma derrota cedo de mais, mas seria bom apoiar um candidato anti sistema forte que retirasse a unanimidade a Marcelo. Em 2016 Marcelo teve 52% dos votos, mas havia pelo menos dois candidatos fortes à esquerda, se em 2021 o Loução entrar na corrida será possível o Marcelo ter de se sujeitar a uma 2ª volta, o que seria uma humilhação para ele, diria mesmo que é neste cenário que ele estará a ponderar se vai ou não a votos.

  4. Grande narcisismo, demonstra este artista. Não sabe que mais alto é o pedestal de mais alto se cai ???………. Entre slogans e anátemas, que muitos Portugueses engolem com satisfação, que se por Ventura chegar ao cargo de P.R, irá mostrar o reverso da medalha, exemplos não faltam no passado como no presente ! Lá se ira a liberdade de expressão e a censura do Estado restabelecida…..é a isso que me cheira !

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …