André Ventura vai exigir ao líder do Vox, Santiago Abascal, que se retrate do erro cometido após ter “anexado” Portugal no mapa de Espanha que o partido divulgou nas redes sociais.
O líder do Chega vai reunir-se com Santiago Abascal, no próximo sábado, nas Caldas da Rainha. Em comunicado de imprensa, o partido vai, entre outros assuntos, exigir uma “correção pública” do erro cometido pelo Vox.
“André Ventura irá exigir ao dirigente espanhol que o seu partido se retrate pelo mapa que foi divulgado recentemente pelo Vox e que anula a presença de Portugal na Península Ibérica e coloca Espanha a dominar todo o território ibérico”, lê-se no comunicado, citado pela Rádio Renascença.
O Vox, partido de ultradireita e terceira força no Parlamento espanhol, com 52 deputados, convocou uma manifestação no dia 12 de janeiro em frente às câmaras municipais. O problema é que o mapa que utiliza para difundir a iniciativa “Espanha existe – por um governo que respeite a Constituição e a soberania” inclui Portugal.
https://twitter.com/vox_es/status/1213106741308776448
E, se por um lado, o gráfico dá a entender que o Vox não respeita a soberania portuguesa, por outro lado esquece-se das ilhas Canárias, das Baleares, bem como dos territórios no norte de África.
O caso rapidamente se difundiu nos media e nas redes sociais, com duras críticas ao partido espanhol. Vários foram os que acusaram o Vox de tentar “anexar” Portugal.
Caso o Vox de Abascal se recuse em corrigir o erro, o Chega realça que “as relações entre Portugal e Espanha, tão prezadas por ambos os países”, podem “sair prejudicadas”.