/

Vox convoca manifestação (e inclui Portugal no mapa de Espanha)

5

O Vox, partido de extrema-direita e terceira força no Parlamento espanhol, com 52 deputados, convocou uma manifestação no dia 12 de janeiro em frente às câmaras municipais.

O problema é que o mapa que utiliza para difundir a iniciativa “Espanha existe – por um governo que respeite a Constituição e a soberania” inclui Portugal. E, se por um lado, o gráfico dá a entender que o Vox não respeita a soberania portuguesa, por outro lado esquece-se das ilhas Canárias, das Baleares, bem como dos territórios no norte de África.

A informação em causa foi divulgada através de uma publicação partilhada pelo presidente do partido Santiago Abascal, através da rede social Twitter. No post é possível ver-se um mapa que inclui Portugal na localização dos protestos.

https://twitter.com/vox_es/status/1213106741308776448

As críticas não se fizeram esperar. “Parece que Portugal, Gibraltar e Andorra agora também são de Espanha. Em contrapartida cedemos as Canárias, Ceuta e Melilla. Bom trabalho, Abascal e Arena”, escreveu um utilizador, em referência ao líder do partido Santiago Abascal e à secretária-geral do grupo parlamentar, Macarena Olona. “Estes imperialistas ultrapassados já estão a anexar Portugal” e “mais um pouco e põem o nome de Espanha também em França” são alguns dos comentários.

A manifestação do Vox foi convocada em reação ao futuro governo de coligação PSOE-Unidas Podemos, que acordou com a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) o estabelecimento de uma mesa de diálogo entre o executivo central e o autonómico e a realização de uma consulta popular na Catalunha.

ZAP //

5 Comments

  1. Tanto Portugal como a Espanha já foram anexados pela Alemanha e a França que de facto comandam a União Europeia. O resto são detalhes cartográficos…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.