Vox convoca manifestação (e inclui Portugal no mapa de Espanha)

O Vox, partido de extrema-direita e terceira força no Parlamento espanhol, com 52 deputados, convocou uma manifestação no dia 12 de janeiro em frente às câmaras municipais.

O problema é que o mapa que utiliza para difundir a iniciativa “Espanha existe – por um governo que respeite a Constituição e a soberania” inclui Portugal. E, se por um lado, o gráfico dá a entender que o Vox não respeita a soberania portuguesa, por outro lado esquece-se das ilhas Canárias, das Baleares, bem como dos territórios no norte de África.

A informação em causa foi divulgada através de uma publicação partilhada pelo presidente do partido Santiago Abascal, através da rede social Twitter. No post é possível ver-se um mapa que inclui Portugal na localização dos protestos.

https://twitter.com/vox_es/status/1213106741308776448

As críticas não se fizeram esperar. “Parece que Portugal, Gibraltar e Andorra agora também são de Espanha. Em contrapartida cedemos as Canárias, Ceuta e Melilla. Bom trabalho, Abascal e Arena”, escreveu um utilizador, em referência ao líder do partido Santiago Abascal e à secretária-geral do grupo parlamentar, Macarena Olona. “Estes imperialistas ultrapassados já estão a anexar Portugal” e “mais um pouco e põem o nome de Espanha também em França” são alguns dos comentários.

A manifestação do Vox foi convocada em reação ao futuro governo de coligação PSOE-Unidas Podemos, que acordou com a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) o estabelecimento de uma mesa de diálogo entre o executivo central e o autonómico e a realização de uma consulta popular na Catalunha.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Tanto Portugal como a Espanha já foram anexados pela Alemanha e a França que de facto comandam a União Europeia. O resto são detalhes cartográficos…

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …