/

Ventura dobra intenções de voto e “rouba” marca histórica a Marcelo

50

Manuel de Almeida / Lusa

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios dá ao líder demissionário do Chega 10,1% das intenções de votos dos portugueses nas eleições presidenciais, agendadas para janeiro de 2021.

Em julho, André Ventura surgia com 5% das intenções de votos.

O líder demissionário do Chega surge em segundo nas intenções de votos dos portugueses nas presidenciais, atrás de Marcelo Rebelo de Sousa, que cai da marca dos 70%, afastando-se da marca histórica (70,35%) alcançada por Mário Soares em 1991.

Marcelo perdeu três pontos percentuais face a julho: passou de 70,8% para 67,7%.

Depois do atual Presidente da República (67,7%) e de André Ventura (10,1%), surge a antiga eurodeputada socialista Ana Gomes (9,7%), a bloquista Marisa Matias (4,2%) e o líder comunista Jerónimo de Sousa (2,5%).

A socialista, que já admitiu ponderar sobre uma eventual candidatura a Belém, caiu um ponto percentual face ao mês anterior.

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito no início de 2016 com 52% dos votos. Sampaio da Nóvoa teve 23% dos votos e Marisa Matias 10,13%.

As próximas eleições presidenciais realizam-se em janeiro do próximo ano.

 

ZAP //

50 Comments

    • Este Miguel Queiroz é daqueles burros que espera acabar com André Ventura, mas engana-se mais forte é o André Ventura.
      Vocês é que são os tristes que são a extrema esquerda, vão mas é viver para a Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, ou outro país de Ditadura extremista.
      Os países extremistas são DITADURAS da pior espécie…
      VIVA ANDRÉ VENTURA

      • Então mas uma pessoa que não se deixe enganar pelo Ventura (como é o seu caso) é automaticamente de extrema esquerda? É isso que está a dizer? Acha que não há nada entre o Ventura (direita populista/extrema direita) e a extrema esquerda?

      • Deves pensar que ele se chegar ao poder vai~te salvar a ti e os portugueses estás f,….d$#” meu então vais saber o que é amar a deus de beiço caido.

      • Quem não tiver o mesmo pensamento quem o senhor é extrema esquerda? então para si o que são os que não votam em Presidentes da República saídos dos partidos políticos como é o meu caso, respeite a opinião dos outros para respeitarem as suas opiniões, isso é que é democracia respeitar as opiniões mesmo que não concordemos com elas.

  1. Enquanto tivermos este (des)governo e o Marcelo a reboque dele, todos os Andrés Venturas que se ponham a jeito crescerão naturalmente!

    • Pois está claro. Até o Tino de Rans se tivesse juízo podia lá chegar. O povo quer mostrar um cartão vermelho a todos os partidos políticos que andam a governar-se desde o 25 de abril. O povo quer que os politiqueiros vão trabalhar e deixem as suas carreiras de políticos profissionais. É por estes motivos que eu vou votar no Chega e sei de muita gente que, como eu, não vota há mais de 30 anos e faz questão de ir votar neste partido.

      • Portanto, por uma questão de protesto vai votar num comentador de bola ignorante, xenófobo e populista? Foi assim que Hitler, Bolsonaro e Trump ganharam as eleições. Lindos tempos se avizinham.

      • Pois… pois… lá vem os traumas do antigamente… mas são traumas estranhos e enviesados porque não fala nem de Lenine ou Estaline ou Mao Tse Tung que nunca foram eleitos, mas sim usurparam o poder sem nunca mais o largar. Para conseguir isso bastou matar pessoas e destruir famílias como quem mata pulgas ou ratos.

      • Matar muitos milhões de pessoas. Só em 1937 consta-se que o Estaline limpou o sarampo a 7 milhões.

      • Traumas do antigamente? Quem não conhece a História está condenado a repeti-la. Além disso, viu-me a defender algum ditador de esquerda? E qual é a relevância desse argumento dos ditadores de esquerda para esta discussão? Estaline e Mao foram muito maus (um facto), logo votemos Ventura. É isso que está a dizer? Ou está apenas a desconversar?

      • Aqui está um cidadão exemplar… não vota há mais de 30 anos (e deixa outros escolher por ele e, portanto é cumplice do regime actual – tal como o Ventura foi durante 17 anos, até ser afastado do PSD) e por isso vai votar no CHEGA – um partido que começou no “circo” da CMTV (e logo com vigarices) e, o seu lider é consultor financeiro (enquanto faz de conta que é deputado) – quando prometeu que tal nunca iria acontecer!!
        Que génio!…
        O que seria do país (e da democracia) se os seus cidadãos fossem todos assim tão “participativos” e “inteligentes”?!…

      • O país é o que é por causa de atrasados como tu. Há que votar fora dos partidos de sempre e acabar democraticamente com os tachos dos profissionais da política.

      • Eu: grande verdade depois vão saber o que é bom para a tosse se ele chega-se ao poder

    • Olha que estás enganado. O Ventura (ou outro qualquer Ventura) estará sempre a subir e nem precisa de fazer nada para isso acontecer. Basta deixar que os políticos façam o que sabem fazer melhor. E ele irá engordando.
      E o que eu digo está bem patente nas sondagens.

    • FM: Por acaso não o preocupa o fascismo, comunismo e racismo, de esquerda, pois o Ventura irá ter cada vez mais votos enquanto à esquerda não houver a coragem de virem para a praça pública condenar da mesma forma o cidadão preto ou cigano quando um branco é vítima dos seus crimes e infelizmente oportunidades não lhes faltam, isto só para falarmos de racismo pondo por agora outras extravagâncias indignas da moral humana e da nossa cultura de parte e que encontram sobretudo nas esquerdas terreno fértil para germinar.

      • É um facto, infelizmente. Mesmo assim não justifica a decisão absolutamente ignorante de votar CHEGA (ou PCP, já agora). Só quem não sabe nada de História. Há mais partidos e há o voto em branco. Esse sim é o verdadeiro protesto.

      • Osório: O voto em branco é mais uma farsa, por que razão não tem ele lugar no boletim de voto tal como qualquer partido? Quem tem medo de tal decisão? Penso que todos os partidos! Qual o destino do voto em “branco” na forma atual? Restam-me muitas dúvidas! Quanto ao Ventura, estou certo que muita gente não confiará cegamente nas suas promessas, basta ver o que acontece com os outros, prometem e não cumprem, mas servirá no mínimo como voto de protesto contra a anarquia em que vivemos.

      • Não discordo do que disse, mas é bastante pior um voto no CHEGA (ou PCP) do que um voto em branco. E repare que também referi que há mais partidos, alguns destes não radicais e ainda sem oportunidade de mostrar o que valem no parlamento. Tudo isso é melhor que votar CHEGA (ou PCP).

    • Lá estão os democratas de esquerda. A democracia só é válida quando se vota como eles querem.
      Se os resultados não são consonantes com a sua tiranica verdade, resolvem o problema a tiro.
      Será o complexo “Estaliniano” a vir ao de cima?

      • Tem toda a razão no seu comentário, mas como referi no comentário anterior, isso não é razão para se votar CHEGA.

      • A direita também diz o mesmo só é democrata quem vota na Direita ou no Centro, não encontro diferenças entre Esquerda,Direita ou Centro, temos mais partidos que estes do arco da Governação ou do Governam-se.

    • Então é assim que as Ditaduras de Esquerda resolve as situações? Como Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, Sibéria etc… etc.. etc…

      • Não vejo grandes diferenças com ditaduras de Direita, como foram Espanha de Francisco Franco, e Portugal de Salazar (caso Humberto Delgado). Mais uma vez, Jaime: Sibéria é uma região, não um país!!!

  2. Anos a fio a gozar e a explorar quem trabalha, e a impor ao contribuinte e cidadão aquilo que o próprio estado não cumpre. Esperavam o quê? Que nunca aparecesse alguém como o Ventura?! Patinhos…

  3. Tem o meu voto, no momento em que lutar contra a violência doméstica, principalmente crianças, e não deixar que o racismo de interesses entre em Portugal.

  4. Por acaso, o/a “de mal a pior” acertou no alvo, numa das suas afirmacoes: que estes oportunistazecos de meia-tigela tipo Venturas, que nem sequer sao fascistas convictos mas que usam esses tiques por demagogia,vao continuar a subir enquanto A COBARDIA dos “politicamente correctos” na esquerda continuarem a nao denunciar um criminoso, aldrabao ou vigarista, quando ele e’ um “coitado” cigano ou negro ou mulher, ou outra “minoria”, e continuarem a vergar-se ao RACISMO negro estilo “black lives matter” e dos srs mamaba isto ou aquilo, e , pior, apoiarem CENSURA politica e ideologica, no melhor estilo de “policia do pensamento” a todos os que nao aceitam a cassette dos LBTXPTetc, SOStreta isto ou aquilo. Lutei e sofri mandatos de captura da PIDE para termos Liberdade e Democracia, nao para andar a submeter-me as novas corporacoes com tiques arrogantes de superioridade moral sobre os outros.

    Sim, pode mesmo dizer-se: o Sr. Ventura e’ o caixote do Lixo das asneiras da esquerda, e especialmente da imbecilidade corporativa das “ideologias identitarias”. Quanto mais lixo a esquerda faz, mais o Sr. Ventura enche. Tal qual um caixote de Lixo.

  5. É apenas uma sondagem e duvido que não esteja manipulada. O objectivo, deduzo que seja, angariar votos para André Ventura, não para ganhar as eleições presidenciais, não tem a mínima hipótese, mas para obter créditos para as legislativas.
    As presidenciais servem apenas como estratégia para obter tempo de antena e poder fazer campanha.
    Cabe aos portugueses enterrá-lo na praia pelas legislativas.

  6. ja que a esquerda caviar, a esquerda das avenidas novas , e a esquerda emburrecida por 40 anos de pandemia intelectual vai votar no marcelo, porque nao votar no ventura….ate para explicar a esse bando de descomprometidos com o pais e com os portugueses…. que nem todos vivem a custa dos amigos e familiares de costa e banqueiros.

  7. Portugal precisa de gente seria e instituicoes transparentes. Portugal precisa gerir melhor seus recursos, portugal precisa inovar nas areas chave de desenvolvimento e nao na mesma pasmaceira…. olhem os portugueses no exterior trabalham que se fartam e nao reclamam … por ai parece haver simpatia para descansar, ferias, sol

  8. Mas que desventura ler alguns destes comentários! De facto o nosso povo não é diferente daqueles que elegeram as duas bestas que nos divertem com as suas imbecilidades mas que martirizam quem os elegeu que, na sua maioria são os pobres!! Os extremos tocam-se por isso seria muito mau ser governado por qualquer ultra de extrema esquerda ou de direita!! Cuidado, depois é muito difícil arrancá-los de lá!!! O Trump, pelos vistos, quer ganhe ou perca as eleiçoes não sai de lá!!! O melhor até seria não haver eleições!!! Parece-me que para alguns de nós não chegaram os quarenta anos de ditadura! Para mim chega!!!!Venha a esquerda caviar ou o que seja mas fascismo nunca mais!!!!

  9. Epa tanta gente a comentar ‘e sinonimo de democracia sim senhor. Parabens, falar bem ou mal faz parte da livre pensamento, ainda nao nos tira ….

    Todos a criticar mas propor solucoes, zero… criar elos de uniao e concorda, ta quieto …. mas enfim….quando temos muita gente a ganhar sem trabalhar ou sem esforco e outros a bater na pedra ‘e no que da …. as indifrencas e falta de compreesao leva a isto … nao ‘e mau … podia ser melhor ….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.