“Fala curto, claro e poucas vezes duvida”. Espanha destaca o “ultra-direitista” André Ventura

André Ventura vai de vento em popa, com o Chega a subir de forma significativa nas intenções de voto, de acordo com as últimas sondagens. Uma “ascensão” tão imediata que o leva a ser destaque no jornal espanhol El País que lembra que o crescimento de Ventura na vida política nacional “abre caminho para a ultra-direita no Parlamento de Portugal”.

O El País destaca que em apenas um mês no Parlamento, André Ventura conseguiu “quadriplicar” as intenções de voto no seu partido, o Chega, que foi fundado há apenas seis meses. Falando do político de 36 anos como “o ultra-direitista português”, o jornal lembra que ele já foi repreendido várias vezes pelo Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, por usar a palavra “vergonha” com “demasiada frequência”.

Aliás, nesta segunda-feira, em jeito de resposta a Ferro Rodrigues, o Chega colocou um cartaz em frente ao Parlamento com a palavra “Vergonha”, alegando que é isso que os portugueses “sentem cada vez mais” relativamente ao que se passa na Assembleia da República e no “sistema político português”.

“O povo está farto dos políticos de sempre, todos iguais”, destaca Ventura citado pelo El País. “Nós somos diferentes e e é isso que nos faz crescer. Somos um partido de gente comum, não de elites, de gente que sofre com o actual sistema”, aponta ainda, em jeito de justificação para as sondagens que dão ao Chega 5% das intenções de voto, depois de nas legislativas de Outubro, ter tido uma votação de 1,3%.

A “ascensão” de Ventura “abre caminho para a ultra-direita no Parlamento de Portugal”, analisa o jornal espanhol, realçando que o Chega mantém “boas relações” com o Vox espanhol. “A etiqueta [de ultra de direita] agrada-me, mas não me preocupa. O que somos é um partido anti-sistema“, garante o deputado do Chega, lembrando que em dois meses no Parlamento, já votou “com a direita e com o Partido Comunista” e prometendo apoiar “o Orçamento do Governo socialista se incluir o suplemento de perigosidade para a polícia e o suplemento de alojamento para os professores”.

“Fala curto, claro e poucas vezes duvida”, refere o El País sobre Ventura, reforçando que “estudou no seminário, foi professor de Direito”, mas que “é, acima de tudo, comentador desportivo na televisão sensacionalista CMTV, onde não falta aos seus compromissos, mesmo que para isso tenha que abandonar o Parlamento e deixar o primeiro-ministro, António Costa, com a palavra na boca”.

O jornal também lembra que Ventura esteve ligado ao PSD de “centro-direita” e recorda o seu discurso contra a etnia cigana, frisando que já apresentou iniciativas para exigir a prisão perpétua, a castração química de pedófilos reincidentes e a redução dos deputados no Parlamento, além de notar que pretende “acabar com a Constituição do 25 de Abril de 1976”.

A publicação ainda atesta que Ventura “conseguiu escandalizar políticos e meios de comunicação por se juntar a uma manifestação de polícias“, algo que o deputado defende como a atitude “lógica” a tomar, uma vez que está “a favor das suas reivindicações”. “Uma vez mais, é a reacção do sistema. Se a esquerda se junta a manifestações de estivadores ou de professores é natural, se o Chega o faz é um golpe de Estado”, diz Ventura, lamentando que são “dois critérios diferentes para medir situações similares”.

“É uma questão de tempo, em quatro anos haverá um presidente do Chega, em oito seremos o primeiro partido do país”, atira ainda Ventura, com a confiança do sucesso que está a ter e com a certeza de que “as pessoas estão fartas de políticos que prometem muito e não fazem nada”.

ZAP //

PARTILHAR

46 COMENTÁRIOS

      • A esquerda é isto.
        Os conservadores ganham as eleições no UK com larga maioria, mas a esquerda (talvez porque seja mais “inteligente” e “culta”, por conseguinte melhor que todos os demais), vem para rua manifestar-se contra esta eleição.
        O Morales é corrupto e falsificador de resultados eleitorais mas a esquerda defende-o porque na Bolívia houve um “golpe de estado”…
        Enfim , talvez um dia percebam porque é que a democracia começa a ser-lhe adversa. São as posições de camuflagem da verdade adversa e a catalogação fascizante do que lhe é contrário que levaram historicamente à ascensão da direita, e a história aí está de novo…

      • Engraçado… eu achei que ele tinha aprendido bem a lição dos esquerdistas e socialistas que andam a prometer o paraíso aos portugueses e só nos dão o inferno….
        Veremos que mais promete e quem mais cumpre…

      • O Socialista Mussolini expulso do Partido Socialista Italiano criou a sua versão extrema esquerda radical chamada fascismo, é história e foi eleito pelo Povo e colocou sindicatos e operários a mandar nas fabricas!
        Nacional Socialismo é abreviado nazismo!
        URSS era União das Republicas Socialistas Soviéticas!
        Esquerdalha psicopata mentirosa caluniadora que carraça o meu trabalho em impostos!
        É um de muitos parasitas que CHEGA!!!!!!

      • Propaganda para ceguinhos no seu melhor. Vá ver a definição de fascista no dicionário e depois venha aqui limpar a boca! Estou à espera…

      • O deputado André Ventura não promete nada. Aponta os erros, falsas promessas e o politicamente correto dos políticos da nossa praça…

    • olha outro que acredita no parasita, ele não vai acabar coisa nenhuma ele vai acrescentar mais corrupção e o parasita começou logo a profissão de viagarista falsificando assinaturas.

        • se estudasses 1 pouquinho saberias que ja o pidesco ditador salazar mentia e aldrabava a fartazana e antes deles os reis mentiam e aldrabavam

          nenhuma novidade o sistema esta montado para usar o povo como gado de ordenha

          se as eleicoes mudassem alguma coisa ja tinham sido proibidas

          • E se tu estudasses também um pouco mais poupavas-nos à demonstração da tua ignorância.
            A ascensão do Salazar (que eu não defendo) resulta do esgotamento da primeira república. Os ingleses chegavam a noticiar por essa época que por ser domingo não havia alteração de governo em Portugal.
            E também as contas públicas eram um enorme problema. E quem as foi endireitar? O Salazar. Chega-se pela democracia e perpetua-se pela ditadura. E assim foi ficando. Se tinha saído no final dos primeiros cinco a dez anos, hoje em dia tinha estátuas e avenidas por todo o lado.

            Depois critica o sistema. Olhe já estou um pouco farto desse tipo de críticas. Se os de dentro do sistema mandassem sempre então não haveria Le Pens em França taco-a-taco com o Macron nas sondagens. O Tino de Rans não teria ficado à frente da Maria de Belém. Nunca um negro teria sido eleito presidente dos EUA. Nunca um burro como o Trump chegaria a presidente dos EUA (ou vai dizer-me que ele também é do sistema!?; será mas do capitalista não do político de onde tentam escorraçá-lo o mais depressa possível).
            Que o amigo esteja habituado a ser ordenhado e ficar calado é lá consigo. Mas o mundo muda. E tal como o VOX, o PODEMOS, CIUDADANOS e outras coisas surgem e outros como o PSOE, PP parece que morrem também por cá temos um PCP e um CDS moribundos e novos a entrar no sistema quer se goste deles ou não.
            E se tem uma ideologia em que acredita e não tem ninguém que a represente crie o seu P qualquer coisa e vá em frente. Outros foram e já lá estão. Está à espera de quê?! Ahhh já sei… é daqueles que nada faz, porque provavelmente nada sabe fazer e assim fica-se pelas críticas. É mais fácil.

            • se n fosses tao paspalho ha mto terias entendido q todos os partidos e sem excecao sao parazitas q nada resolvem e nunca serao solucao por serem parte do problema

              mete o teu partido ou qq outro partido no fundo das tuas costas e bom proveito

              deves ser mto ingenuo ou cegueta p pensar q o podemos vox ciudadanos e outros q tais resolvam o q quer q seja

              eu faco a minha vida da forma mais independente possivel e longe de parasitas e de gentinha q gravita ao redor desses vampiros

              ah e ja entendi q es daqueles q gosta de aplaudir esses vampiros e assim sendo leva.os todos p tua casa

              se es masoquista continua a ser ordenhado q deves gostar

            • fofinha para colocar as contas em ordem como fez o teu parasita salazar basta roubar os africanos e colocar o povo descalco esfarrapado e com fome

              se gosta desse tipo de gestao chama 1 domador do circo e ele de chicote te coloca em sentido e as contas em ordem e tu a pao e agua e decerto q vais gostar dessa gestao

            • e em q e q a tua escrita invalida a minha
              em nada
              os vox, podemos, ciudadanos e outros q tais em absolutamente nada mudaram o planeta pq a politica e seus partidos sao parte do problema e nunca a solucao

              se as eleicoes mudassem algo do sistema ha muito seriam proibidas

              os ingles ja votaram desde 2016 4x pela saida da ue e ate agora nunca foram respeitar os resultados obtidos e 31 de janeiro vai vir e mais uma vez nao vao respeitar o povo

            • para colocar as contas em dia basta roubar a tansos como tu «será». os politicos e nobres assim como os reis são parasitas que vivem à conta de tansos como tu que ainda te das a trabalheira de votares nos teus carrascos. se gostas tanto do ditador de meia tijela pidesco do botas devias era levar as ossados desse criminoso para debaixo da tua cama. não abras a pestana e depois queixa-te que eles te furam o traseiro.

    • Engraçado… eu achei que ele tinha aprendido bem a lição dos esquerdistas e socialistas que andam a prometer o paraíso aos portugueses e só nos dão o inferno….
      Veremos que mais promete e quem mais cumpre…

      • fofinha esquerdistas e direitistas tudo cartas do mesmo baralho que so servem para enganar pacovios e como se sabe quem mais promete mente e nao sei se algum dia havera politico que cumpra o que promete

      • fofinha esquerda direita e tudo o mesmo baralho de cartas q so serve para enganar panhonhas
        se as eleicoes mudassem alguma coisa ja tinham sido proibidas

  1. Aos que só mandam bitaites de crítica, sem nada de construtivo, que respondam então: o que têm feito os partidos dos “circulo do poder”, desde o 25 de Abril, para realmente levarem o país para a frente, promovendo a meritocracia e diminuindo a corrupção sistemática em todos os sectores da sociadede?

  2. Enganam-se! O sucesso do Chega está na falta de credibilidade do sistema politico, na falência de princípios que vive o nosso país, no crescimento da corrupção em que a classe política está sempre envolvida e no comportamento do governo que para dar boas noticias está sempre na linha da frente mas nas más noticias, desaparecem.

  3. Subida das intenções de voto? Nas próximas eleições? Enfim! De onde surgem estas notícias e sondagens? O Rui Rio até poderá ter alguma razão… “A Maçonaria e outras organizações secretas estão bem vivas e acordadas! Quanto ao resto…” O Salazar era humilde, católico, poupadinho, com pulso de ferro…” CERTO SAUDOSISMO bacoco anda por aí e bem à solta”! Nada de entusiasmos…”Ainda a procissão vai no adro e o Menino Jesus ainda nem sequer nasceu”! Provávelmente este partido ainda acaba até às próximas eleições…Já aconteceu o mesmo a outros…”Muito Teatro e encenação na política portuguesa!

  4. ESTE SR. JÁ ME CONVENCEU, E O SR. PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA FERRO RODRIGUES, DEU UMA AJUDA PRECIOSA COM A REACÇÃO QUE TEVE, AO NÃO AUTORIZAR NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA O DEPUTADO A USAR A PALAVRA VERGONHOSA.
    O SR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA AINDA NÃO TEVE OPORTUNIDADE DE PERCEBER QUE É A PALAVRA MAIS USADA NO PARLAMENTO DA DIREITA E ESQUERDA E PELA MAIORIA DO POVO, TIRAR A OPORTUNIDADE A ESTE DEPUTADO FOI RETIRAR A VOZ AO POVO.

  5. Os velhos do Restelo…sempre que aparece sangue novo são populistas, fascistas, etc…

    Eu vejo tanta corrupção e injustiça na sociedade atual (desde varias decadas até aos dias de hoje).

    A riqueza gerada pelas familias, empresas são esbanjados por fraca gestão pública que fico baralhado quando os que estão por vir são os maus da fita…os atuais são imaculados!!

    Os rótulos de ultra direita é contra informação. Eu prefiro ñ rotular os governos de esquerda e direita e quem os elege…temos o que merecemos.

    Vergonha!! Vergonha!! Vergonha!!
    Será que o ultra direita Ferro Rodrigues me permite tal ousadia democrática.

    Obrigado Ventura!

  6. Sondaram os Portugueses se queriam pertencer à ue ? Sondaram os Portugueses se queriam substituir o Escudo pelo euro ? Sondaram os Portugueses sobre o acordo ortográfico ? Ainda estamos a injectar dinheiro nos bancos ? A corrupção dos políticos e dos seus pares está a ser punida ? Pensemos um pouco nisto e noutros factos e saberemos a resposta dos Portugueses !

  7. não me interessa se é ultra direita ou esquerda, ele pensa como eu e não promete nada dificil, ( castração para reencidentes, só cortar, ciganos coloca-los a trabalhar se querem dinheiro, fácil e nada saí do meu bolso. menos deputados porreiro, cortar reformas vitalicias a eles espetáculo, têm medo dele, então não têm medo do comunismo? estou farto de vêr esses velhos sempre os mesmos e é sempre a mesma merda, acho bem mudar a constituição, já vai tempo que está ultrapassada , como a relegião ( não a FÉ), André já tens mais um voto.

  8. O fracasso das actuais políticas é a autoestrada aberta para este senhor circular livremente e arranjar mais adeptos, só não vê quem insiste em ser cego. Quanto mais ameaçam com o papão da extrema-direita não se incomodando nada com os de extrema-esquerda, mais medo denotam de que a receita que estão a aplicar pode já estar esgotada e não produzir mais efeito e por conseguinte os lugares em risco.

  9. Em Itália 1922 e Alemanha 1933, também apareceram a gritarem, acusar, insultar e agredir como se fossem putos e honestos. Mas são criminosos comuns , sociopatas que fazem ou querem fazer carreira na política. Este já escondeu o programa eleitoral do Chega (está a ser reformulado) onde tudo era nacionalizado, pelo que parece até as estradas—-tudo privatizado—————–CHEGA?

  10. Portugal tem cada vez mais toinos e de baixa cólidade. diz um pensa o mesmo que eu, diz o outro isto é uma vergonha, responde a outra é o maior, uma ninfomaniaca, vá-se lá saber do que fala etc….. 1) se estes toinos e toinas pensassem logo chegariam à triste conclusão que o rapazola não passa dum cobardolas que além de não ter coragem para fazer o que apregoa (vai ser um déjà vu assim tipo tese ou programa eleitoral de partidozeco) vai fazer muito pior do que o que diz estar mal, a começar por mandar prender todo aquele que se atreva a pronunciar a palavra vergonha. 2) nessa altura entro eu em cena como chefe da maior pide já vista superior á soma da cia+kgb+Gestapo e então os rogérios, os anti politicamente correcto, os elsa masters (esta então coitada nem o Goebbels conseguia uma criação mais perfeita do cumulo da parvoice), os zés pinheiros, os serás, os venenopuros, os realistas, os totalmente de acordo, os cas, os filipe alves, os anónimos, os piranhas, os de mal a pior, os zés farias + um inútil, os pirilampo mágico ( este vai pra candeeiro de rua, espero que seja de LED) vão ter a vida que tanto anseiam, trabalho, trabalho, trabalho, vai acabar o regabofe das caixas de comentários de jornais isso são desperdicios a que só esquerdalhos marxistas se podem dar ao luxo, vamos mostrar-lhe o que é fazer um país, trabalho, trabalho, trabalho. Sugiro que mudem os nick’s tresandam a troll trauliteiro e bacoco.

    • O boi zantão fez aqui uma bela resenha… em que conseguiu demonstrar toda a sua forte limitação intelectual. Desde logo o boi zantão, que presumo que seja aquele que o Pinto da Costa anda à procura aí num qualquer pasquim, assume que o Será? defende o toino do Desventura. E parte logo de um pressuposto errado. Não lhe reconheço qualquer mérito, capacidade, rasgo, visão,… nada…mesmo nada. É apenas um charlatão e um oportunista. Mas já não estarei tão certo de que seja pior do que os ladrões a que já estamos habituados. Até porque sendo um pouco limitado não terá a mesma capacidade de outros artistas aí da praça.
      Depois apenas acho que esta criatura, tal como Salazar foi no passado, é a válvula de escape de um sistema em que já ninguém acredita. Ele estará sempre a somar votos até às próximas eleições. E nem precisa de dizer ou fazer nada. Basta aguardar pelos constantes tiros nos pés dos nossos políticos e ampliá-los nas redes sociais. Se o fizer e se se mantiver vivo (e por manter vivo, pretendo mesmo referir vivo de respirar e coração a bater) este gajo vai longe.

  11. Pois… a avaliar pelos comentários do “estadodocarvalho” tocou-se-lhe na ferida. O homem não sabe mesmo fazer nada nem tem tomates para fazer nada. Por isso critica. Estás no bom caminho.

    • continua a enganar-te e tu gostas e adoras parasitas e dás-te bem com eles. a tua ferida está no meio do cerebro e desde aí perdes-te o tino e ainda acreditas em aventuras mirabulantes que passam a vida em vigarices que desde mto cedo começam a falsificar assinaturas.

RESPONDER

Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser …

China pondera novas regras sobre estrangeiros para "proibir o extremismo religioso"

Um projeto-lei publicado esta semana pelo Ministério da Justiça chinês aponta para novas restrições sobre a atuação de fiéis estrangeiros no país, com o intuito de evitar a disseminação do "extremismo religioso" ou do uso …

Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial. Semelhante a um tanque em miniatura, …

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%. Em comunicado, a …

Braga 3-3 Leicester | Vardy rouba triunfo luso nos descontos

Um "balde de água fria". A recepção do Sporting de Braga ao Leicester não foi parca em emoção e em bom futebol. Os minhotos foram superiores na primeira parte e chegaram ao intervalo em vantagem. Contudo, …

Equipa de Biden escondeu um anúncio de emprego secreto no código-fonte do seu site

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escondeu um anúncio de emprego no código-fonte do seu site de transição, enquanto inicia o processo de contratação da nova administração para a Casa Branca. De acordo com …

Costa ligou a Lagarde para garantir que vai cumprir compromissos com Novo Banco

O primeiro-ministro ligou, esta quinta-feira, à presidente do Banco Central Europeu (BCE) para assegurar que o Governo cumprirá os compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco. "Portugal é um Estado de direito que cumpre …

Mário Ferreira acata decisão da CMVM e lança OPA sobre a Media Capital

O empresário anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma OPA a 69,78% das ações da Media Capital, depois de a CMVM o ter obrigado a realizar esta operação. A Pluris Investments, empresa detida por Mário Ferreira, …

Ford encomenda 12 frigoríficos ultrafrios para distribuir vacinas aos funcionários

Numa altura em que já são conhecidas algumas vacinas no combate à covid-19, a empresa americana antecipa-se e já encomendou 12 frigoríficos ultrafrios para armazenar as injeções e depois distribuí-las aos seus funcionários. Neste sentido, a …

Alemanha vai compensar soldados que sofreram discriminação por serem homossexuais

O Ministério da Defesa da Alemanha anunciou ontem que quer compensar legalmente todos os soldados que, até 2 de Julho de 2000, foram prejudicados devido à sua orientação sexual ou identidade de género. O projeto de …