Vaticano investigou mais de 3 mil casos de abusos sexuais e afastou 848 padres numa década

Lawrence OP / Flickr

-

A Santa Sé investigou nos últimos 10 anos 3.420 casos de abusos sexual de crianças e afastou 848 padres, revelou o Vaticano durante uma audiência nas Nações Unidas em Genebra.

Dados avançados pelo representante permanente da Santa Sé junto das Nações Unidas, Silvano Tomasi, revelam que a Congregação para a Doutrina da Fé investigou durante 10 anos 3.420 casos com base em “acusações credíveis”, na sua maioria referentes às décadas de 1950 a 1980.

Destes, 848 padres foram destituídos e a 2.572 foi ordenado que “vivam uma vida de oração e penitência“, nomeadamente num mosteiro.

“Isto não quer dizer que fiquem impunes dos crimes que cometeram. Foram todos afastados do contacto com crianças”, disse Tomasi.

O representante do Vaticano disse não conseguir fornecer números de casos denunciados às autoridades judiciais dos países onde os crimes ocorreram, mas disse julgar que a maioria dos casos foram reportados às autoridades.

“Quando há uma acusação credível, deve ser reportada também às autoridades civis“, sublinhou.

Tomasi, que falava no segundo dia de audiência perante o Comité das Nações Contra a Tortura, reiterou que a Santa Sé não tem competência para julgar pedófilos fora do estado do Vaticano.

Mas, sublinhou, “realiza procedimentos eclesiásticos contra aquelas pessoas sobre as quais pesam abusos de menores” e que estas acontecem sem “prejuízo das ações judiciais que ocorram nos lugares de residência dos acusados”.

Silvano Tomasi explicou que, quando se suspeita de um caso de abuso de menores por parte de um clérigo, o bispo local “tem o dever de proteger as crianças das ações levadas a cabo pelos sacerdotes da sua diocese”, pelo que deve elaborar um relatório e enviá-lo à congregação da Doutrina da Fé para que esta decida sobre o assunto.

A congregação tem capacidade para condenar o sacerdote a uma pena canónica e, “nos casos em que o clérigo seja declarado culpado, a pena canónica mais extrema é a separação do seu entorno clerical”, disse.

Em 2012, a Igreja Católica tinha 414.313 padres.

O Vaticano compareceu segunda e terça-feira perante o comité das Nações Unidas Contra a Tortura para responder a perguntas e petições dos membros daquele organismo, tendo reafirmado que não tem jurisdição penal nos casos de pedofilia por parte de membros do clero cometidos em outros países, mas apenas para sancionar os sacerdotes quando comprovados os abusos.

O representante do Vaticano garantiu também o empenho da Santa Sé na luta conta estes abusos.

“Há um total compromisso para limpar a casa, para mudar, e acima de tudo para trabalhar em medidas efetivas que previnam a repetição dos abusos“, disse Tomasi.

Respostas que não convenceram as vítimas. Barbara Blaine, presidente de uma das mais importantes redes de sobreviventes que foram abusados por padres, com mais de 18 mil membros, disse que a defesa do Vaticano “é mais do mesmo”.

As conclusões da audiência serão apresentadas a 23 de maio.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cartel de construtoras dos estádios do Mundial do Brasil investigado

Foi aberto um processo administrativo para investigar um cartel mantido por empresas de engenharia que atuou nas obras dos estádios usados no Mundial de futebol do Brasil, em 2014. O Governo brasileiro informou esta quarta-feira que …

Novos modelos de carros elétricos vão triplicar. Produção em Portugal "será praticamente inexistente"

O número de modelos de veículos elétricos irá triplicar no mercado europeu até 2021, mas a produção destes veículos em Portugal será praticamente inexistente até 2025, indica um estudo da Federação Europeia dos Transportes e …

Microsoft quer usar a inteligência artificial para salvar a história

Muitas pessoas associam a tecnologia àquilo que vai condenar a nossa espécie, mas a Microsoft planeia agora usar inteligência artificial para preservar a cultura, a linguagem e a história. O projeto "AI for Good", que em …

Bruxelas investiga Amazon por alegado uso de dados pessoais de vendedores

A Comissão Europeia abriu, esta quarta-feira, uma investigação à Amazon para determinar se a empresa usou informações pessoais “confidenciais” de vendedores independentes, quebrando as regras comunitárias na área da concorrência. A Comissão Europeia abriu uma investigação …

Parlamento não sabe o que fazer ao Acordo Ortográfico

Depois de dois anos de meio, foram ouvidas 16 entidades, recebidos 20 contributos escritos, houve uma petição, um projeto de resolução chumbado e uma iniciativa legislativa de cidadãos. Mas a Assembleia da República continua sem …

Ministério da Educação quer reduzir peso excessivo das mochilas dos alunos

O Ministério da Educação lançou esta quinta-feira uma campanha para sensibilizar pais, alunos, professores e diretores escolares a adotar medidas que reduzam o peso excessivo das mochilas dos alunos. A campanha de sensibilização lançada esta quinta-feira …

Morreu o eurodeputado do PS André Bradford. Estava em coma induzido

O eurodeputado do PS André Bradford, que estava em coma induzido desde dia 8 deste mês, faleceu nesta quinta-feira no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, revelou à agência Lusa fonte do PS/Açores. Bradford, …

Crise dos opióides nos EUA: 76 mil milhões de comprimidos e 70 mil overdoses

Entre 2006 e 2012 foram distribuídos setenta e seis mil milhões de comprimidos de duas substâncias opióides, a oxicodona e a di-hidrocodeína. As mais de 70 mil registadas em 2017 representam um aumento para o …

Erosão da costa portuguesa é grave (e vai piorar)

As zonas da costa com ocupação humana são as mais atingidas pelos efeitos da erosão costeira em Portugal, uma situação que vai agudizar-se, apesar das medidas que têm sido tomadas e que custam anualmente milhões …

Oito pessoas sofreram intoxicação por cloro nas piscinas de Odivelas

Oito pessoas sofreram uma intoxicação por cloro na sequência de um derrame nas piscinas municipais de Odivelas, na manhã de quarta-feira. Quatro dos feridos – com reações a nível respiratório – receberam assistência no local e …