Para Francisca Van Dunem, quem manda é Centeno

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

“Quem manda é o ministro das Finanças”, afirmou, esta segunda-feira, a ministra Francisca Van Dunem aos oficiais dos tribunais.

Francisca Van Dunem fez eco das palavras do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que garantiu em março, num debate sobre o estado da Saúde, que “somos todos Centeno”.

Desta vez, a ministra da Justiça afirmou, frente a 50 oficiais de justiça dos tribunais da Comarca de Braga, que “quem manda é o ministro das Finanças”, Mário Centeno.

Segundo a Sábado, Van Dunem falava no final da apresentação do projeto Tribunal +, em Guimarães. Quando saiu do local e foi confrontada pelos funcionários que se manifestavam, no âmbito da greve dos funcionários judiciais, a ministra atirou esta frase, mostrando ter confiança no ministro das Finanças no que diz respeito à gestão das contas.

“Monetariamente, a gente acha que a senhora não manda nada”, disse um dos manifestantes, que vestiam camisolas pretas onde se podia ler “Justiça para quem trabalha na Justiça”. A esta provocação, a ministra respondeu, concordando.

Citada pelo Jornal de Notícias, Francisca Van Dunem respondeu segura: “É verdade, quem manda é o ministro das Finanças.” Depois da sua afirmação, outro manifestante atirou que “em democracia isso é triste”, ao que a ministra da Justiça respondeu que não. “Não é não, sabe porquê? Porque cada um de nós tem uma pasta.”

Com esta resposta, Van Dunem queria dar a entender que se ocupada dos assuntos da Justiça, enquanto Mário Centena se encarregava de tudo o que eram questões financeiras. No entanto, a sua resposta não foi bem recebida pelos manifestantes. “Quem tem uma pasta é o Ministério das Finanças, a senhora ministra tem uma mini-pasta.”

Durante cerca de meia hora, a ministra da Justiça ouviu as reivindicações dos oficiais de justiça, remetendo grande parte delas para a negociação com os sindicatos, lembrando ainda que o descongelamento nas carreiras de toda a função pública já está a decorrer.

“Há, seguramente, falta de oficiais de justiça, temos essa noção e temos a preocupação de introduzir no sistema, como introduzimos já cerca de 400 oficiais de justiça, e vamos introduzir mais. Não temos dúvida nenhuma que há sítios que estão em esforço, mas o que dizemos é que as necessidades de preenchimento não correspondem àquilo que foi anunciado pelos sindicatos”, revelou Van Dunem ao JN.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …

Termina esta terça-feira o prazo para reclamar das despesas para IRS

O prazo para consultar e reclamar das despesas gerais e familiares apuradas pelo fisco para efeitos de deduções à coleta termina esta terça-feira. Os contribuintes têm até esta terça-feira, 31 de março, para consultar e reclamar …

Ryanair avança com lay-off em Portugal a partir de 1 de abril

A Ryanair vai avançar com o lay-off simplificado, considerando o recurso à medida "indispensável para a manutenção da viabilidade e preservação dos postos de trabalho". Segundo a comunicação da sucursal em Portugal aos sindicatos relativamente à …

Recibos verdes arriscam ficar sem apoio em abril

A Segurança Social só vai disponibilizar o formulário para requerer apoio por paragem total de atividade a partir de 1 de abril. O apoio para minimizar os danos económicos dos trabalhadores independentes que enfrentem paragem …

Ex-benfiquista Jiménez só sai do Wolves por 90 milhões

O Wolverhampton só está disposto a negociar Raul Jiménez por uma verba a rondar os 90 milhões de euros. O antigo jogador do Benfica é perseguido por Arsenal e Manchester United. Raul Jiménez tem dado que …

Mais 1.035 casos de covid-19 em Portugal. Cerco sanitário no Porto rejeitado

A Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 7.443 pessoas infetadas com covid-19 até às 11h desta terça-feira, um aumento de 1.035. O número de vítimas mortais subiu para 160. De acordo com o novo boletim …

Reclusos podem ser libertados para evitar "catástrofe" nas prisões

O contágio de covid-19 entre guardas e reclusos nas prisões portuguesas será tão ou mais “catastrófico” do que nos lares de terceira idade. A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, prometeu que vai decidir o …

FNE defende exames em setembro e cancelamento das provas de aferição

A Federação Nacional de Educação (FNE) defende que as provas de aferição e os exames de 9.º ano devem ser cancelados "e que os exames de 11.º e 12.º anos devem ser adiados para setembro". Esta …

Benzema lança críticas a Giroud: "Não confundam um Fórmula 1 com um kart"

"Não vamos confundir um Fórmula 1 com um kart e estou a ser gentil", disse Benzema quando questionado se Olivier Giroud era melhor do que ele. Em quarentena obrigatória, o avançado francês do Real Madrid, Karim …