Vaga de frio bate recordes e congela tubarões nos EUA

Nos Estados Unidos, registaram-se pelo menos 16 mortes devido ao frio intenso que se faz sentir em várias zonas do país e três tubarões já morreram congelados. A situação vai piorar com a “bomba ciclone”.

De acordo com a Renascença, que revela o balanço da CNN, há escolas fechadas, vários voos cancelados e cidades quase paralisadas. Em Wisconsin foram registadas seis mortes, quatro no Texas, uma no Dakota Norte e outra no Missouri.

Governadores de vários estados, como a Florida e a Carolina do Norte, já declararam estado de emergência. Além disso, avisaram a população para os riscos eminentes, como estradas com gelo e temperaturas muito baixas. Na Florida já nevou, o que não acontecia há quase três décadas.

Estas são as consequências de uma tempestade que está a assomar os Estados Unidos. Os meteorologistas preveem que a situação piore e que a tempestade se venha a transformar num “ciclone bomba” – o nome dado ao fenómeno meteorológico quando a pressão atmosférica desce muito num curto espaço de tempo.

Esta vaga de frio tem vindo a congelar lagos, piscinas, margens de rios e até tubarões. Nos últimos dias, foram registadas três mortes de tubarões devido às baixas temperaturas que se fazem sentir no país.

Segundo a organização não-governamental Atlantic White Shark Conservacy, os tubarões morreram encalhados devido a um choque térmico causado pelo frio, provocando uma paragem respiratória aos animais.

Esta terça-feira, segundo a Renascença, foram registados novos mínimos. Em Dayton (Ohio), o termómetro marcou 25 graus abaixo de zero – batendo um recorde de 1898. Também em Salisbury (Maryland) a temperatura baixou para 14 abaixo de zero (quebrando o anterior mínimo de 1918).

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) postou no Twitter uma publicação que alerta para a massa de ar do Ártico, que “vai continuar forte sobre os dois terços mais a Leste do país até ao final da semana”. Além disso, salientou que esta parte do território vai sentir temperaturas “muito frias e ventos gélidos perigosos”.

Assim, o serviço apela aos habitantes das regiões que evitem viagens de carro, devido aos fortes nevões e precipitação de gelo que se farão sentir na Costa Leste.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mesmo assim, o imbecil presidente de grande percentagem de imbecis, continua a desvalorizar o aquecimento global, mesmo perante tantas evidências, preferindo enveredar pela teoria da conspiração dos “idiotas” dos cientistas. Bem faz o Congresso em mandar avaliar a saúde mental desse indivíduo.

    • Então não vêem que estão todos a morrer de calor?… iihihihihi Já há também outros “cientistas” que dizem que está próxima uma mini era do gelo…
      As alterações climáticas existem. Não é o homem que as provoca, é um ciclo natural da nossa Terra, mas este ciclo está a ser excecional devido a estarmos a passar por uma zona muito especial no nosso Universo.
      Há muita gente que ainda precisa de tirar as pálas dos olhos… Conhecimento é poder.

    • Não é “aquecimento global”, mas “alterações climáticas”. Essas alterações podem aquecer ou arrefecer o planeta conforme se está verificando. Mas tudo isso continua a acontecer derivado aos maus cuidados do homem e não derivado a um suposto ciclo do planeta a passar por uma zona muito especial do nosso universo. Esta teoria não tem cabimento, já que o sol não arrefeceu e continua à mesma distância da Terra. Tudo isso continua a ser efeitos dos gases de estufa, poluição dos agentes protetores da atmosfera.

      • Hello? Obviamente que estamos a falar de alterações climáticas, e o aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas provocadas pelo ser humano. Mas não sei se REPAROU, o que está aqui em causa não é a explicação mais ou menos simplória do que são alterações climáticas, quem as provoca, etc, porque qualquer um sabe disso. Estamos a falar de uma zona de um país que atravessa uma tempestade violenta, país esse governado por um imbecil que continua a considerar estas alterações fruto de um ciclo inevitável e que nega o contributo humano para as mesmas.

        • Mas isso vem exactamente ao encontro do que eu disse. E, quando falo de efeito de gases de estufa, aí entra o tal imbecil que não quer saber e, em vez de ajudar, assobia para o lado. Todos sabemos, e só não admite quem não quer, que o ser humano é o único responsável pelo que está a acontecer. E o Trump não quer admitir. Agora quanto ao nome “aquecimento global”, a meu ver, esta designação é falsa porque, como se tem vindo a verificar, os efeitos tanto dão para aquecer como para arrefecer. É por isso que, acho, o nome certo é “alterações climáticas”, como se tem visto por todo o lado. Já há quem goze até, nos dias muito frios, dizendo que é o aquecimento global, pois, se está frio como é que pode ser aquecimento? Passe bem.

          • Peço desculpa mas enganei-me, é a pressa. O grande problema da Terra hoje em dia, é mesmo o Aquecimento Global, provocado pelos comportamentos humanos inconsequentes já aqui referidos. Este fenómeno tem várias implicações nefastas, sendo as Alterações Climáticas, a mais dramática. Portanto, por muito que possa parecer “disparate”, o frio intenso é consequência do Aquecimento Global, que provoca então o desiquilíbrio da atmosfera e consequentemente as Alterações Climatéricas, calor e frio intensos. Cumprimentos

RESPONDER

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …

Tribunal britânico decide que é Guaidó (e não Maduro) quem manda nas reservas de ouro da Venezuela

A justiça britânica decidiu esta quinta-feira que é o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó e não o Presidente Nicolás Maduro quem tem autoridade sobre as reservas de ouro da Venezuela depositadas no Banco de …

Mistério resolvido. Cientistas descobriram como é que as cobras "voam"

Nem todas as cobras se movem arrastando-se discretamente pelo chão. Há uma cobra do género Chrysopelea que parece voar de árvore em árvore. Agora, os cientistas descobriram como é que estes animais se movem pelo …