Vacinas em troca de dados. Islândia tentou testar imunidade de grupo, mas falhou por falta de casos

A Islândia tentou obter apoio da Pfizer para fazer um estudo nacional sobre a capacidade das vacinas de criar imunidade de grupo. No entanto, o país encontrou um obstáculo inesperado: a nação tem muito poucos casos.

De acordo com a Bloomberg, antes do Natal, Kari Stefansson, chefe da deCode Genetics, da Islândia, e Thorolfur Gudnason, o epidemiologista chefe do mesmo país, procuraram os executivos da Pfizer.

Os islandeses argumentaram que se, a Islândia pudesse obter rapidamente 500 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech, o país poderia inocular cerca de 70% da sua população até ao final de março, criando a base de um estudo real sobre se a imunidade coletiva pode ser alcançada como resultado da vacinação.

Porém, à medida que as novas infeções diminuíam, a Pfizer chegou à conclusão de que havia poucos casos na Islândia para apoiar esse estudo. “Como se pode mostrar que uma vacina é uma boa proteção quando não há infeções?”, questionou Stefansson, em entrevista.

Mais de 14.500 pessoas – cerca de 4% da população da Islândia – já receberam uma ou duas doses da vacina Pfizer ou das injeções produzidas pela Moderna ou AstraZeneca. Isto aconteceu como parte da participação da Islândia num acordo pan-europeu que permitia aos países receber doses com base na sua população. Se o negócio com a Pfizer tivesse funcionado, colocaria a Islândia no topo da lista.

“Ao obter a entrega antecipada da vacina, poderíamos fazer isso mais depressa, de uma forma mais estruturada e sermos capazes de acompanhar as consequências ou os resultados”, disse Gudnason. “Acho que poucas nações têm infraestrutura tão boa como a Islândia para fazer esse estudo.”

Gudnason espera que as entregas de vacinas para a Islândia sejam aceleradas no segundo e terceiro trimestres de 2021, à medida que negócios com novos fabricantes comecem a aparecer.

Enquanto isso, a Pfizer, em comunicado, parecia deixar a porta pelo menos entreaberta. “Existem vários tipos de estudos de eficácia do mundo real que estão a ser avaliados em diferentes países, incluindo a Islândia. Como as discussões estão em andamento, não podemos fornecer mais comentários neste momento”.

Com apenas um grande porto de escala, uma população limitada e um sistema de saúde nacionalizado, a Islândia está particularmente bem equipada para reprimir casos de covid-19. Embora isso seja geralmente considerado positivo, restringiu um grande estudo.

“Pode agradecer a Thorolfur por isso”, disse Stefansson, referindo-se ao epidemiologista-chefe. “Projetou o sistema aqui, por isso temos muito poucos casos agora.”

A Islândia nunca impôs medidas de confinamento tão extremas como outras nações. No entanto, o país rapidamente instituiu distanciamento social e uso de máscara, proibiu grandes reuniões e fechou as escolas.

Com as viagens para dentro e para fora da Islândia agora rigidamente controladas, os islandeses puderam desfrutar de mais liberdade do que outras nações europeias. Até agora, o país conseguiu limitar a propagação da variante do Reino Unido a apenas 60 indivíduos, a maioria nas fronteiras.

A Islândia não é o único país que falou com a Pfizer sobre acelerar as entregas de vacinas para medir a eficácia da injeção. Em janeiro, a farmacêutica fez um acordo com Israel para acelerar as entregas de vacinas num esforço para imunizar todos os cidadãos israelitas com mais de 16 anos até ao final de março. Em troca, a empresa obteria dados extensos sobre o programa de vacinação.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sesimbra também não avança para a nova fase de desconfinamento

O concelho de Sesimbra não vai avançar para uma nova fase de desconfinamento, ao contrário do que estava previsto, devido ao aumento local de casos de covid-19, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, …

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …

Mais 789 novos casos de covid-19 e uma morte em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais uma morte e 789 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 789 novos …

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …