Vacinação na 3ª fase deverá ser por ordem de inscrição. Menores de 18, grávidas e quem já teve covid de fora

Depois de vacinados os portugueses suscetíveis a efeitos graves ou fatais, identificados nas duas primeiras fases do plano de vacinação, a restante população poderá tomar a vacina contra a covid-19 fazendo apenas uma inscrição.

“Toda a população, à exceção das grávidas e das crianças – estas para já -, terá oportunidade de vacinar-se. Dependendo das entregas, e a correr como previsto, não deverá ser necessário constituir mais grupos prioritários”, explicou ao Expresso um dos elementos da Comissão Técnica de Vacinação para a Covid-19.

Estão previstas três fases para a execução do plano de vacinação contra a covid-19 em 2021. Na primeira fase, que deverá decorrer entre janeiro e março, só vão ter acesso à vacina até 950 mil pessoas prioritárias. Serão vacinadas as pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e trabalhadores em lares, e profissionais de saúde e de serviços essenciais (forças armadas, forças de segurança e serviços críticos).

O documento prevê que na segunda fase sejam vacinadas 2,7 milhões de pessoas. A partir de março ou abril e até junho ou julho, serão vacinadas 1,8 milhões de pessoas com mais de 65 anos e cerca de 900 mil com patologias associadas e mais de 50 anos.

Só na terceira fase é que a vacina contra a covid-19 chegará ao resto da população. No entanto, conforme salvaguardou o coordenador do plano de vacinação, isso só será possível se se confirmar o ritmo de abastecimento das vacinas que o permita, porque caso contrário podem ser criados ainda outros grupos.

De acordo com os peritos citados pelo semanário, o número de doses disponíveis nessa terceira fase (e seguintes) vai permitir a toma sem critérios prévios, ou seja, apenas por vontade do cidadão. O esquema de distribuição só altera se a entrega das vacinas se atrasar.

O elemento da Comissão Técnica avançou ao Expresso que “já foi dito que haverá um alargamento da rede de administração, além dos centros de saúde e dos gabinetes de saúde ocupacional definidos para as duas primeiras fases”. Desta forma, “com o número de vacinas a aumentar, será necessário ter uma rede maior precisamente para uma terceira vaga sem grupos definidos”.

Para já, menores de 18 anos, grávidas e cidadãos que já tiveram covid-19 ficam de fora na toma da vacina. Conforme explica o semanário, os ensaios clínicos realizados para as várias vacinas não incluíram estes grupos e a comunidade científica respeita a posição mais cautelosa.

“Os estudos com crianças estão agora a ser feitos, mas as grávidas ficam de fora. A definição dos grupos tem de ser afinada de acordo com a informação científica que for sendo disponibilizada. Quando os primeiros grupos estiverem vacinados vamos ter mais informação”, explicou um dos peritos.

A Agência Europeia de Medicamentos [EMA] “vai dar uma aprovação basea­da na experiência que tem e nos grupos estudados, podendo haver uma extrapolação para outros grupos, e serão as estruturas de cada país a decidir qual será a aplicação. Por exemplo, o Reino Unido vai vacinar a partir dos 16 anos, mas Portugal só aos 18”, acrescentou.

Os peritos não se pronunciaram sobre a inoculação de quem já teve covid, mas o princípio dominante vai no sentido de não administrar a vacina – e os imunologistas e epidemiologistas contactados pelo Expresso são da mesma opinião.

Até prova em contrário, mantém-se o conhecimento de que ter a doença é uma vacina natural e mais eficaz.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …