Vacinação na 3ª fase deverá ser por ordem de inscrição. Menores de 18, grávidas e quem já teve covid de fora

Depois de vacinados os portugueses suscetíveis a efeitos graves ou fatais, identificados nas duas primeiras fases do plano de vacinação, a restante população poderá tomar a vacina contra a covid-19 fazendo apenas uma inscrição.

“Toda a população, à exceção das grávidas e das crianças – estas para já -, terá oportunidade de vacinar-se. Dependendo das entregas, e a correr como previsto, não deverá ser necessário constituir mais grupos prioritários”, explicou ao Expresso um dos elementos da Comissão Técnica de Vacinação para a Covid-19.

Estão previstas três fases para a execução do plano de vacinação contra a covid-19 em 2021. Na primeira fase, que deverá decorrer entre janeiro e março, só vão ter acesso à vacina até 950 mil pessoas prioritárias. Serão vacinadas as pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e trabalhadores em lares, e profissionais de saúde e de serviços essenciais (forças armadas, forças de segurança e serviços críticos).

O documento prevê que na segunda fase sejam vacinadas 2,7 milhões de pessoas. A partir de março ou abril e até junho ou julho, serão vacinadas 1,8 milhões de pessoas com mais de 65 anos e cerca de 900 mil com patologias associadas e mais de 50 anos.

Só na terceira fase é que a vacina contra a covid-19 chegará ao resto da população. No entanto, conforme salvaguardou o coordenador do plano de vacinação, isso só será possível se se confirmar o ritmo de abastecimento das vacinas que o permita, porque caso contrário podem ser criados ainda outros grupos.

De acordo com os peritos citados pelo semanário, o número de doses disponíveis nessa terceira fase (e seguintes) vai permitir a toma sem critérios prévios, ou seja, apenas por vontade do cidadão. O esquema de distribuição só altera se a entrega das vacinas se atrasar.

O elemento da Comissão Técnica avançou ao Expresso que “já foi dito que haverá um alargamento da rede de administração, além dos centros de saúde e dos gabinetes de saúde ocupacional definidos para as duas primeiras fases”. Desta forma, “com o número de vacinas a aumentar, será necessário ter uma rede maior precisamente para uma terceira vaga sem grupos definidos”.

Para já, menores de 18 anos, grávidas e cidadãos que já tiveram covid-19 ficam de fora na toma da vacina. Conforme explica o semanário, os ensaios clínicos realizados para as várias vacinas não incluíram estes grupos e a comunidade científica respeita a posição mais cautelosa.

“Os estudos com crianças estão agora a ser feitos, mas as grávidas ficam de fora. A definição dos grupos tem de ser afinada de acordo com a informação científica que for sendo disponibilizada. Quando os primeiros grupos estiverem vacinados vamos ter mais informação”, explicou um dos peritos.

A Agência Europeia de Medicamentos [EMA] “vai dar uma aprovação basea­da na experiência que tem e nos grupos estudados, podendo haver uma extrapolação para outros grupos, e serão as estruturas de cada país a decidir qual será a aplicação. Por exemplo, o Reino Unido vai vacinar a partir dos 16 anos, mas Portugal só aos 18”, acrescentou.

Os peritos não se pronunciaram sobre a inoculação de quem já teve covid, mas o princípio dominante vai no sentido de não administrar a vacina – e os imunologistas e epidemiologistas contactados pelo Expresso são da mesma opinião.

Até prova em contrário, mantém-se o conhecimento de que ter a doença é uma vacina natural e mais eficaz.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais de 246 mil eleitores vão hoje às urnas. Lisboa é o concelho com mais inscritos para voto antecipado

Os portugueses começam este domingo a deslocar-se às urnas, uma semana antes das presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para o qual se inscreveram mais de 246 mil eleitores. Lisboa é …

Profissionais de saúde começam hoje a receber segunda dose da vacina

Até sexta-feira, tinham sido vacinadas 106 mil pessoas em Portugal continental, incluindo utentes e funcionários de lares de idosos. Os primeiros profissionais de saúde que foram vacinados contra a covid-19 no final do ano vão começar …

Garcia de Orta alerta para risco de pré-catástrofe. Hospital de Loures com doentes ventilados na urgência

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, apresentava, este sábado, um total de 169 doentes com covid-19 internados, dos quais 18 em cuidados intensivos. Já o Hospital de Loures tinha 187 doentes com covid-19 …

Os novos robôs da Samsung fazem pequenas tarefas domésticas (e ainda lhe servem um copo de vinho)

O Samsung Galaxy S21 não é a única surpresa que a empresa tem preparada para 2021. A Samsung apresentou algumas propostas de robôs domésticos, na primeira grande feira de tecnologia do ano. A Samsung levantou um …

Cientistas desenvolveram mini-cérebros (quase) humanos

Cientistas norte-americanos enviaram para a Estação Espacial Internacional (EEI) aglomerados de células nervosas, chamadas de mini-cérebros, que estão, agora, a desenvolver-se de formas que os investigadores não imaginavam ser possível. Os organóides foram criados a partir …

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …