Vacina da Janssen passa a ser dada a todos os homens com mais de 18 anos

Kamil Krzaczynski / AFP

A vacina da Janssen, que estava a ser administrada apenas a maiores de 50 anos independentemente do género, vai passar a ser administrada a todas as faixas etárias, a partir dos 18 anos, do sexo masculino.

A revelação foi feita pela Direção-Geral de Saúde (DGS) após uma atualização à norma.

Relativamente ao sexo feminino, a recomendação continua a ser que seja administrada apenas a mulheres com idade igual ou superior a 50 anos.

Na atualização à norma 004/2021, relativa à administração da Janssen, a DGS recomenda que esta vacina seja “utilizada em pessoas do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos”, até que “novos dados” sejam conhecidos. Já no que toca ao sexo feminino, a entidade liderada por Graça Freitas continua a recomendar que a vacina do grupo Johnson & Jonhson seja aplicada apenas em mulher com idade igual ou superior a 50 anos.

Por outro lado, as autoridades de saúde sublinham ainda que as mulheres com menos de 50 anos “que assim o desejem” podem ser vacinadas com esta a vacina de dose única, desde que “devidamente informadas, numa base de ponderação dos benefícios e dos riscos”, e que expressem o seu “consentimento livre e esclarecido”, assinala a DGS.

As autoridades de saúde justificam a decisão com base em novos estudos realizados nos EUA, que “indicam um risco particularmente reduzido” de fenómenos trombóticos após a toma da vacina em pessoas do sexo masculino, mesmo com idade inferior a 50 anos.

Esta possibilidade já tinha sido avançada pelo coordenador da task force para o plano da vacinação contra a covid-19, Henrique Gouveia e Melo, no Congresso da Ordem dos Médicos, na passada quarta-feira, mas só agora as autoridades de saúde oficializaram a decisão de levantar a restrição etária para o sexo masculino.

A medida da Direção-Geral de Saúde deverá significar um melhor aproveitamento de recursos e, como destacou Gouveia e Melo “trazer ao plano muito mais vacinas, o que vai fazer com que o ritmo de vacinação não só se mantenha como possa ser acelerado”.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Janssen passa a ser dada a todos os homens com mais de 18 anos

A vacina da Janssen, que estava a ser administrada apenas a maiores de 50 anos independentemente do género, vai passar a ser administrada a todas as faixas etárias, a partir dos 18 anos, do sexo …

Regime endurece legislação contra manifestantes na Bielorrússia

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, promulgou uma lei que reforça as sanções contra quem participar em manifestações não autorizadas, anunciaram hoje as autoridades. A nova legislação vai ser aplicada quando o regime bielorrusso mantém uma …

Aplicação de telemóvel ajuda FBI a desmantelar rede criminosa. 800 pessoas foram detidas

Ao longos dos últimos três anos, o FBI e a polícia federal australiana monitorizaram milhões de mensagens encriptadas através de telemóveis plantados entre criminosos. Várias agências dos Estados Unidos e da Austrália usaram uma aplicação utilizada …

Após decisão do TC, BE quer que Parlamento elimine norma do período experimental

O Bloco de Esquerda (BE) defende que o Parlamento deve avançar já para responder à decisão do Tribunal Constitucional e eliminar a norma que alarga o período experimental, desafiando o PS a “retirar conclusões” sobre …

"Ambição forte e global". UE quer rever impostos verdes para desincentivar "más decisões" das empresas

O Comissário Europeu para a Economia Paolo Gentiloni anunciou esta terça-feira que a Comissão está a preparar alterações num pacote de recuperação focado no ambiente, admitindo, contudo, que a covid-19 alterou as prioridades. Citado pelo ECO, …

Portugal tem maior quebra do PIB da União Europeia no primeiro trimestre

Portugal foi o país da União Europeia que mais riqueza perdeu no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. A economia da zona euro recuou 1,3% e a da União Europeia 1,2% …

Secretário-geral da NATO considera perigosa aproximação entre Moscovo e Pequim

O secretário-geral da NATO defendeu hoje que a aproximação política e militar entre a Rússia e a China representa "novos perigos" para a Aliança Atlântica e constitui uma ameaça multilateral. "A ordem baseada em regras - …

EUA. Dois cientistas garantem que genoma do coronavírus prova que saiu de um laboratório

Dois especialistas norte-americanos publicaram um ensaio no qual asseguram que o genoma do coronavírus mostra que este saiu de um laboratório, dias após as autoridades dos Estados Unidos (EUA) terem publicado um estudo no qual …

Em Portugal, a taxa de vacinação completa está ligeiramente acima da média da UE

Portugal está com um ritmo de vacinação ligeiramente acima da média da União Europeia (UE). Um quinto dos portugueses tem a vacinação completa. O Público avança, esta terça-feira, que, até ao início do mês de junho, …

Alunos dispensados de pagar residências universitárias quando não há aulas

Os alunos do ensino superior estão dispensados de pagar as mensalidades nas residências dos serviços de ação social escolar durante a suspensão das atividades letivas e não letivas, na sequência do estado de emergência. Esta é …