Utentes com alergias só são vacinados após consulta de imunoalergologia

Rungroj Yongrit / EPA

Quando foi aprovada a primeira vacina para a Europa, estavam indicados para vacinação em meio hospitalar, sem consulta prévia, utentes com historial de alergias a fármacos e alimentos. Agora, o conceito é diferente.

De acordo com o Jornal de Notícias, as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS)foram atualizadas em março, determinando a referenciação, prioritária, para consulta de imunoalergologia.

Com a atualização da norma, restringiu-se o conceito de alergia para hipersensibilidade a qualquer um dos excipientes da vacina; reação anafilática a uma dose anterior; ou diagnóstico prévio de anafilaxia idiopática ou reações anafiláticas recorrentes e sem causa aparente.

Agora, quando convocados para a vacinação, os utentes respondem a um questionário onde se detalham as alergias. Depois, são referenciados “com caráter prioritário a serviços de imunoalergologia“.

Se o imunoalergologista confirmar o achado, o hospital requisita as vacinas para imunização. Se não confirmar, o relatório segue para o médico de família para reagendamento.

Segundo Luísa Geraldes, responsável pelo grupo de interesse de alergia a fármacos da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, no Hospital de Guimarães, nas últimas duas semanas houve 100 pedidos, dos quais 10% acabaram com indicação para vacinação em meio hospitalar.

Estes utentes podem tomar a vacina A ou B, mediante a alergia identificada.

Relação da vacina com ciclo menstrual

De acordo com o semanário Expresso, vai ser estudado um possível efeito secundário das vacinas contra a covid-19: a sua relação com o surgimento de períodos menstruais mais intensos, precoces ou irregulares.

Em fevereiro, Kate Clancy, investigadora da Universidade de Illinois, começou a ouvir descrever vários casos em que mulheres notaram alterações menstruais após terem sido vacinadas. Por exemplo, a uma outra investigadora, Katharine Lee, aconteceu ter iniciado a menstruação logo depois da administração da vacina.

Clancy decidiu perguntar no Twitter se alguém tinha notado algo estranho, tendo ficado surpreendida com o volume das respostas recebidas.

Clancy e Lee resolveram lançar um inquérito e recolheram 22 mil respostas, entre as quais as de algumas mulheres que afirmam ter sentido cólicas e sangrado pela primeira vez desde que colocaram o DIU ou mesmo tendo entrado já na menopausa.

Por outro lado, não ter notado qualquer alteração foi também uma resposta comum, pelo que as investigadoras entenderam que o tema teria de ser investigado.

Os sintomas descritos não foram observados durante os testes com as vacinas, mas alguns cientistas acreditam que a vacina contra a covid-19 afete o sistema imunológico, o que pode acarretar alterações no ciclo menstrual.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …

OE2021. Financiamento do Estado até meio do ano em linha com o previsto

O financiamento das Administrações Públicas (AP) até meio do ano está em linha com o projetado no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), de acordo com um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). "Face …

24 horas depois, GP da Hungria não tem classificação fechada — mas Hamilton volta a liderar

Na primeira curva da primeira volta do Grande Prémio da Hungria, cinco carros foram afastados da corrida depois de Valtteri Bottas ter colidido com Lando Norris e ter desencadeado um acidente que acabou por afetar …

Baseball e softball de volta. Como são decididas as modalidades Olímpicas?

A liderança do Comité Olímpico apresenta propostas que têm em conta 35 critérios e que são depois votadas por todos os membros. A influência das cidades organizadoras também se faz sentir. Skate, surf, escalada ou karaté …

12 apurados para uma Taça da Liga diferente

Neste domingo ficou fechada a lista das formações que vão estar na fase de grupos de uma Taça da Liga distinta das anteriores. Pelo segundo fim-de-semana consecutivo, o futebol nacional foi preenchido (além da Supertaça conquistada …