Universidade pública vai pagar 10 mil euros para documentário sobre touradas

frmorais / Flickr

O contrato entre a universidade, que é uma instituição pública financiada pelo Estado, e a produtora foi enviado para o PAN e para o BE.

O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa – vai pagar cerca de 10 mil euros a uma produtora para realizar um documentário televisivo sobre a tauromaquia. O contrato entre a instituição pública e a produtora foi enviado na segunda-feira para o PAN e o Bloco de Esquerda.

“É de facto lamentável que o Estado continue a providenciar balões de oxigénio à indústria tauromáquica”, criticou André Silva, deputado do PAN (Pessoas-Animais-Natureza).

Segundo o documento, a proposta da Universidade é a “realização de documentário para a televisão com duração de 30 minutos, que incide sobre tradições e costumes da tauromaquia nacional”.

O documentário apenas abordará um lado da atividade das touradas que, segundo as especificações pedidas pelo ISCTE, mostrará “imagens de uma corrida mista de toiros, testemunhos e imagens de figuras relevantes da tauromaquia portuguesa; sinopse que assinale os vários conceitos, designações, elementos, funções e técnicas do universo tauromáquico português, nomeadamente o cavaleiro, novilheiro, entre outros”.

Segundo a Sábado, o contrato enviado aos dois partidos com assento parlamentar não explica o motivo pelo qual a Universidade se propõe a financiar este documentário.

“É uma surpresa muito desagradável – que não prestigia em nada esta instituição – que o ISCTE-IUL se associe ao setor mais violento que existe em Portugal, ajudando a que continue a sobreviver”, acrescentou o deputado do PAN.

André Silva, único elemento do partido na Assembleia da República, disse ainda que “enquanto esta atividade for legar, no mínimo, que estes agentes paguem impostos e não recebam dinheiro de todos nós”.

O deputado do PAN sublinhou ainda que a cláusula do contrato deixa “claro e inequívoco” que o documentário “não é sobre um determinado tema em que há uma perspetiva isenta e se colocam duas mundivisões em confronto – isto é de facto um contrato para encomendar um elogio à tauromaquia“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. QUe porcaria. Morte aos toureiros e ás touradas. Eu apoio sempre o PAN e voto sempre neles. Como sou contra e quero associar-me as pessoas ou ao movimento que sao contra as touradas.

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …