A VerifEye insinua que usa IA para descobrir se alguém está a mentir. Será verdade?

Converus

Imagine uma aplicação no seu smartphone capaz de verificar a veracidade do que lhe é dito. Essa é a premissa de um detetor de mentiras por smartphone baseado em IA chamado VerifEye.

Chama-se VerifEye. Foi criada há cerca de um ano pela Converus, que afirma que a aplicação é capaz de identificar mentiras medindo movimentos involuntários dos olhos com uma precisão de até 80%.

Embora a empresa norte-americana não afirme explicitamente que a aplicação é alimentada por IA, parece ser evidente que usa algum tipo inteligência artificial para analisar o comportamento ocular — o foco principal do VerifEye para determinar se uma pessoa está a mentir ou não.

De acordo com a empresa, o detetor de mentiras da VerifEye procura identificar movimentos oculares específicos para avaliar se uma pessoa está a mentir.

A Converus não especifica exatamente que comportamentos procura, mas indica que é possível detetá-los simplesmente apontando a câmara do smartphone para os olhos do indivíduo.

A teoria de que os olhos podem revelar mentiras não é recente, remontando aos anos 70, mas a ideia é essencialmente desmentida num estudo conduzido por investigadores britânicos e canadianos, publicado na PLOS em 2012.

No entanto, explica o BGR, o comportamento ocular continua atualmente a ser considerado um indicador importante, que, juntamente com outros sinais, pode ajudar a identificar falsidades.

O vídeo promocional divulgado pela Converus na altura da apresentação da sua app  explica o funcionamento da VerifEye — que, diz a empresa, irá no futuro tornar-se “uma ferramenta quotidiana”.

As aplicações da VerifEye são variadas, explica o video. Pode ser usado como um detetor de mentiras IA para empresas, por exemplo em processos de recrutamento, ajudar a verificar a autenticidade de pessoas online ou… meter a colher entre marido e mulher para detetar infidelidades.

Naturalmente, a alegada precisão de 80% dificilmente será considerada fiável em contexto judicial, e o seu uso pode mesmo vir a enfrentar restrições legais especialmente após a recente aprovação de legislação na União Europeia que regulamenta o uso de Inteligência Artificial em certos contextos.

Caso a alegada precisão da VerifEye se confirme, a ideia de uma app que usa IA para rastrear o movimento ocular será mais uma acha para a fogueira que alimenta a visão de um mundo distópico e opressivo dominado pela omnipresente e omnisciente Inteligência Artificial.

E se já achava que era aborrecido ter que dar o PIN do seu smartphone à sua cara metade… não está longe o dia em que vai ter que se sujeitar a passar o olho pelo VerifEye. Dramático!

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.