“Um verdadeiro golpe”. Dilma pede ao povo que se mobilize pela democracia

Roberto Stuckert Filho / PR

Dilma Rousseff, Presidente do Brasil

Dilma Rousseff, Presidente do Brasil

Dilma Rousseff, a Presidente com mandato suspenso depois de ter sido afastada temporariamente do cargo pelo Senado, esta quinta-feira, pediu ao povo para se manter mobilizado em defesa da democracia.

“Mantenham-se mobilizados, unidos e em paz. A luta pela democracia não tem data para terminar. É luta permanente. Nós vamos vencer”, afirmou, depois de ter sido notificada da decisão do Senado.

Num discurso para manifestantes e apoiantes do governo concentrados do lado de fora Palácio do Planalto, Dilma Rousseff afirmou que o país vive um momento trágico.

“A nossa democracia está sendo objeto de um golpe. Não cometi crime de responsabilidade. Estou sendo objeto de uma grande injustiça, vítima de uma grande injustiça”, afirmou Dilma, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ex-ministros do seu governo.

“Aqueles que perderam as eleições tentam agora chegar ao poder pela força”, afirmou a presidente afastada.

O Senado aprovou hoje a instauração do processo de impeachment (destituição) de Dilma Rousseff, com 55 votos a favor e 22 contra.

Michel Temer passa a ser Presidente interino do Brasil, depois de Dilma Rousseff ser afastada temporariamente por um prazo máximo 180 dias, por suspeitas de irregularidades orçamentais, com despesas não autorizadas.

Durante este período, o Senado irá julgar Dilma Rousseff num processo presidido por um juiz do Supremo Tribunal de Justiça, mas a chefe de Estado só será afastada definitivamente se for condenada por uma maioria de dois terços dos senadores.

“Posso ter cometido erros, mas não cometi nenhum crime”

A presidente brasileira defende que o afastamento de um presidente eleito que não cometeu qual quer crime “não é impeachment. É golpe”.

“Não cometi crime de responsabilidade, não há razão para um processo de impeachment, não tenho contas no exterior, nunca recebi propinas, jamais compactuei com a corrupção. Este processo é frágil, juridicamente inconsistente, um processo injusto, desencadeado contra uma pessoa honesta e inocente”, declarou.

Posso ter cometido erros, mas não cometi crimes. Estou a ser julgada injustamente por ter feito tudo o que a lei me autorizava a fazer. Foram atos legais, corretos, necessários, de governo, atos idênticos foram executados pelos presidentes que me antecederam. Não era crime na época deles e também não é agora”, frisou.

“O que está em jogo não é apenas o meu mandato”, sublinha a presidente, em discurso no Palácio do Planalto. “O que está em causa é o respeito pela vontade soberana do povo brasileiro e pela democracia”, afirma, sublinhando que foi eleita com os votos de mais de 54 milhões de brasileiros.

“O que está em jogo são as conquistas dos últimos 13 anos, os ganhos das pessoas mais pobres e da classe média, a proteção às crianças, os jovens chegando às universidades e escolas técnicas”, insistiu Dilma Rousseff, relembrando os principais pelouros do seu mandato.

A presidente acusou a oposição de nunca se ter conformado com a sua vitória nas eleições, e de ter criado o “meio ambiente propício ao golpe” através de “intensa e incessante sabotagem”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …