“Um verdadeiro golpe”. Dilma pede ao povo que se mobilize pela democracia

Roberto Stuckert Filho / PR

Dilma Rousseff, Presidente do Brasil

Dilma Rousseff, Presidente do Brasil

Dilma Rousseff, a Presidente com mandato suspenso depois de ter sido afastada temporariamente do cargo pelo Senado, esta quinta-feira, pediu ao povo para se manter mobilizado em defesa da democracia.

“Mantenham-se mobilizados, unidos e em paz. A luta pela democracia não tem data para terminar. É luta permanente. Nós vamos vencer”, afirmou, depois de ter sido notificada da decisão do Senado.

Num discurso para manifestantes e apoiantes do governo concentrados do lado de fora Palácio do Planalto, Dilma Rousseff afirmou que o país vive um momento trágico.

“A nossa democracia está sendo objeto de um golpe. Não cometi crime de responsabilidade. Estou sendo objeto de uma grande injustiça, vítima de uma grande injustiça”, afirmou Dilma, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ex-ministros do seu governo.

“Aqueles que perderam as eleições tentam agora chegar ao poder pela força”, afirmou a presidente afastada.

O Senado aprovou hoje a instauração do processo de impeachment (destituição) de Dilma Rousseff, com 55 votos a favor e 22 contra.

Michel Temer passa a ser Presidente interino do Brasil, depois de Dilma Rousseff ser afastada temporariamente por um prazo máximo 180 dias, por suspeitas de irregularidades orçamentais, com despesas não autorizadas.

Durante este período, o Senado irá julgar Dilma Rousseff num processo presidido por um juiz do Supremo Tribunal de Justiça, mas a chefe de Estado só será afastada definitivamente se for condenada por uma maioria de dois terços dos senadores.

“Posso ter cometido erros, mas não cometi nenhum crime”

A presidente brasileira defende que o afastamento de um presidente eleito que não cometeu qual quer crime “não é impeachment. É golpe”.

“Não cometi crime de responsabilidade, não há razão para um processo de impeachment, não tenho contas no exterior, nunca recebi propinas, jamais compactuei com a corrupção. Este processo é frágil, juridicamente inconsistente, um processo injusto, desencadeado contra uma pessoa honesta e inocente”, declarou.

Posso ter cometido erros, mas não cometi crimes. Estou a ser julgada injustamente por ter feito tudo o que a lei me autorizava a fazer. Foram atos legais, corretos, necessários, de governo, atos idênticos foram executados pelos presidentes que me antecederam. Não era crime na época deles e também não é agora”, frisou.

“O que está em jogo não é apenas o meu mandato”, sublinha a presidente, em discurso no Palácio do Planalto. “O que está em causa é o respeito pela vontade soberana do povo brasileiro e pela democracia”, afirma, sublinhando que foi eleita com os votos de mais de 54 milhões de brasileiros.

“O que está em jogo são as conquistas dos últimos 13 anos, os ganhos das pessoas mais pobres e da classe média, a proteção às crianças, os jovens chegando às universidades e escolas técnicas”, insistiu Dilma Rousseff, relembrando os principais pelouros do seu mandato.

A presidente acusou a oposição de nunca se ter conformado com a sua vitória nas eleições, e de ter criado o “meio ambiente propício ao golpe” através de “intensa e incessante sabotagem”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Canadá. Indígena e neta de 12 anos detidos ao tentarem abrir conta em banco

Um indígena apresentou duas queixas por racismo após ter sido detido e algemado, juntamente com a sua neta de 12 anos, quando tentava abrir uma conta no BMO - Banco de Montreal, no Canadá. Em dezembro, …

ONG encontra alianças de casal de migrantes que sobreviveu a naufrágio

As alianças encontradas pela ONG espanhola pertencem a um casal de migrantes argelinos que sobreviveu, em outubro, a um naufrágio ao largo da costa de Lampedusa, em Itália. De acordo com o jornal The Guardian, foi no …

Turquia condena 337 pessoas a perpétua por ligação à tentativa de golpe

Mais de 300 pessoas foram condenadas a prisão perpétua, esta quinta-feira, na maioria oficiais e pilotos militares, no principal julgamento relacionado com a tentativa de golpe falhado de 2016. De acordo com o jornal Público, a …

Rangers 2-2 Benfica | "Power" das águias chega para empatar

Num último assomo, o Benfica conseguir empatar um jogo que parecia irremediavelmente perdido. No espaço de três minutos – dos 78 aos 81 -, um autogolo de Tavernier, com intervenção decisiva de Gonçalo Ramos, e …

Lulas gigantes estão a deixar enormes cicatrizes em tubarões brancos

Cientistas marinhos encontraram evidências que sugerem que grandes tubarões brancos (Carcharodon carcharias) estão a ser atacados por lulas gigantes no Oceano Pacífico. Uma equipa de investigadores encontrou 14 tubarões brancos (Carcharodon carcharias) com evidências de cicatrizes …

Twitter passa a alertar utilizadores que colocam "like" em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam 'curtir' uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação. Esta mudança significa que os utilizadores …

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …