Um terço das empresas não pagou impostos. Seriam o dobro se não fosse o PEC

(dr) Laura Haanpaa

No ano passado, cerca de um terço das empresas portuguesas não pagou impostos. Caso não fosse o PEC, seriam cerca de dois terços das empresas que não pagariam IRC nesse ano.

Apesar de ano passado terem chegado à Autoridade Tributária e Aduaneira 475.119 declarações de IRC, praticamente um terço (30,1%) das empresas não pagou qualquer imposto.

Piores resultados contabilísticos, um maior aproveitamento de benefícios fiscais e dificuldades no combate à economia paralela explicam a quantidade de empresas que não pagou IRC no ano passado.

Caso não fosse o Pagamento Especial por Conta (PEC), que é um pagamento de IRC que as empresas adiantam ao Estado, seriam cerca de dois terços (63%) das empresas que não teriam qualquer imposto liquidado, segundo informações avançadas pelo DN.

Em 2017, 128.500 empresas fizeram o PEC, contribuindo para os 4.493 milhões de euros de receita de IRC.

“Relativamente ao número de declarações com e sem pagamento, verifica-se que, apesar de no período de tributação de 2017 apenas 36,9% dos sujeitos passivos apresentarem IRC liquidado, cerca de 69,9% dos sujeitos passivos efetuaram pagamentos de IRC”, referiu o fisco.

Embora as críticas aos elevados impostos sejam constantes, a verdade é que em 2017 a taxa média de IRC pago pela empresas diminui 1,3 pontos percentuais, em comparação com 2016, fixando-se nos 20,1%.

Em 2018, o aumento da derrama estadual, paga pelas empresas com atividade comercial, industrial ou agrícola, aumentou de 7% para 9% em empresas com lucro tributável superior a 35 milhões de euros. Isto pode fazer com que a sua carga tributária seja maior do que nos anos anteriores.

Pela primeira vez, soube-se também quantas empresas entregaram a AIMI, a declaração adicional ao imposto municipal sobre imóveis. Cerca de 1229 empresas declararam três milhões de euros deste imposto, que foi criado no ano passado e que este ano ganho um novo escalão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …

Elton John obrigado a interromper concerto devido a crise de pneumonia

O cantor britânico foi obrigado a interromper um concerto, na Nova Zelândia, devido a um diagnóstico de pneumonia atípica. No último domingo, o cantor britânico Elton John interrompeu um concerto no Auckland’s Mount Stadium, na Nova …

Tancos. Coronel da GNR nega pacto de silêncio

O ex-diretor de investigação criminal da GNR disse, esta segunda-feira, desconhecer qualquer pacto de silêncio com a Polícia Judiciária Militar que envolvesse a colaboração na investigação do furto das armas de Tancos. Na sessão desta segunda-feira …