Um novo Oumuamua pode ter acabado de entrar no Sistema Solar (e está a caminho de Marte)

ESA / M. Kornmesser / European Southern Observatory

Impressão de artista do primeiro asteróide interestelar: Oumuamua.

Os astrónomos terão encontrado um segundo objeto de outro sistema solar que agora entrou no nosso. O objeto pode mesmo passar por Marte este ano – mas ainda está longe.

O palpite dos cientistas é forte, mas ainda não é certo: agora, as hipóteses são muito maiores de que o objeto, conhecido como cometa “C/2019 Q4 (Borisov)”, seja interestelar, e não uma rocha de dentro do sistema solar. O primeiro objeto interestelar já detetado – a misteriosa e controversa rocha espacial em forma de charuto Oumuamua – passou através do nosso Sistema Solar em 2017.

O astrónomo ucraniano amador Gennady Borisov pode ter sido o primeiro a detectar o C / 2019 Q4 no céu em 30 de agosto. Os astrónomos têm recolhido dados na esperança de traçar o caminho do objeto através do espaço e descobrir de onde veio. “É tão emocionante que estamos basicamente a desviar o olhar de todos os nossos outros projetos de momento”, disse Olivier Hainaut, astrónomo do Observatório Europeu do Sul, ao Business Insider.

“A principal diferença entre o Oumuamua e esta é que temos muito, muito tempo de antecedência”, acrescentou. “Agora os astrónomos estão muito mais preparados.”

As primeiras imagens sugerem que o C / 2019 Q4 é seguido por uma pequena cauda ou halo de poeira. Essa é uma característica distinta dos cometas – contêm gelo que é aquecido por estrelas próximas, o que os leva a atirar gás e areia para o espaço. A poeira poderia tornar o C / 2019 Q4 mais simples de monitorizar do que Oumuamua, já que a poeira reflete a luz solar.

Isto também poderia permitir que os cientistas estudem mais facilmente a composição do objeto, uma vez que os instrumentos do telescópio podem “provar” a luz para procurar assinaturas químicas. “Aqui temos algo que nasceu em torno de outra estrela e viajou na nossa direção”, disse Hainaut.

Astrónomos de todo o mundo estão a pegar em todos os telescópios disponíveis para traçar o caminho do C / 2019 Q4 no espaço. O objetivo é ver se o objeto tem uma órbita elíptica (em forma oval e ao redor do Sol) ou hiperbólica (em forma de marca de seleção e em uma trajetória aberta). Parece muito mais provável que o caminho seja hiperbólico, embora os astrónomos ainda não tenham a certeza. Em particular, estão a tentar verificar a excentricidade do C / 2019 Q4 ou quão extrema é sua órbita.

A velocidade aparentemente alta do objeto e do seu manto de poeira semelhante a um cometa também inclinam a balança para a probabilidade de ser interestelar, acrescentou Hainaut. “Pode demorar alguns dias ou semanas até termos dados suficientes para dizer definitivamente”.

Quando Oumuamua passou a correr pela Terra a uma distância de apenas 24 milhões de quilómetros em outubro de 2017, os astrónomos não tinham ideia de que estava a chegar. Se for interestelar, o C / 2019 Q4 chegará ao ponto mais próximo do Sol no final de dezembro e os cientistas deverão poder observá-lo até janeiro de 2021.

A importância do primeiro Oumuamua reside no facto de ser o primeiro asteróide detetado que não vem do Sistema Solar. A natureza do “Mensageiro das Estrelas” está rodeado de mistérios desde o dia em que foi descoberto por astrónomos da Universidade do Hawai, em outubro de 2017.

Depois de constatar mudanças na velocidade do seu movimento, o Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian sugeriu que o asteróide poderia ser uma “sonda” enviada à Terra intencionalmente por uma “civilização alienígena”.

No último ano, o mundo da astronomia debruçou-se no estudo do corpo celeste e as mais várias teorias já foram apresentadas em artigos científicos: desde o seu passado violento, passando pela possibilidade de ser um sistema binário, e até o provável local de onde veio o Oumuamua.

Recentemente, investigadores da Universidade de Harvard sugeriram que milhares de objetos semelhantes ao Oumuamua podem estar presos no Sistema Solar.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …