Um novo Oumuamua pode ter acabado de entrar no Sistema Solar (e está a caminho de Marte)

ESA / M. Kornmesser / European Southern Observatory

Impressão de artista do primeiro asteróide interestelar: Oumuamua.

Os astrónomos terão encontrado um segundo objeto de outro sistema solar que agora entrou no nosso. O objeto pode mesmo passar por Marte este ano – mas ainda está longe.

O palpite dos cientistas é forte, mas ainda não é certo: agora, as hipóteses são muito maiores de que o objeto, conhecido como cometa “C/2019 Q4 (Borisov)”, seja interestelar, e não uma rocha de dentro do sistema solar. O primeiro objeto interestelar já detetado – a misteriosa e controversa rocha espacial em forma de charuto Oumuamua – passou através do nosso Sistema Solar em 2017.

O astrónomo ucraniano amador Gennady Borisov pode ter sido o primeiro a detectar o C / 2019 Q4 no céu em 30 de agosto. Os astrónomos têm recolhido dados na esperança de traçar o caminho do objeto através do espaço e descobrir de onde veio. “É tão emocionante que estamos basicamente a desviar o olhar de todos os nossos outros projetos de momento”, disse Olivier Hainaut, astrónomo do Observatório Europeu do Sul, ao Business Insider.

“A principal diferença entre o Oumuamua e esta é que temos muito, muito tempo de antecedência”, acrescentou. “Agora os astrónomos estão muito mais preparados.”

As primeiras imagens sugerem que o C / 2019 Q4 é seguido por uma pequena cauda ou halo de poeira. Essa é uma característica distinta dos cometas – contêm gelo que é aquecido por estrelas próximas, o que os leva a atirar gás e areia para o espaço. A poeira poderia tornar o C / 2019 Q4 mais simples de monitorizar do que Oumuamua, já que a poeira reflete a luz solar.

Isto também poderia permitir que os cientistas estudem mais facilmente a composição do objeto, uma vez que os instrumentos do telescópio podem “provar” a luz para procurar assinaturas químicas. “Aqui temos algo que nasceu em torno de outra estrela e viajou na nossa direção”, disse Hainaut.

Astrónomos de todo o mundo estão a pegar em todos os telescópios disponíveis para traçar o caminho do C / 2019 Q4 no espaço. O objetivo é ver se o objeto tem uma órbita elíptica (em forma oval e ao redor do Sol) ou hiperbólica (em forma de marca de seleção e em uma trajetória aberta). Parece muito mais provável que o caminho seja hiperbólico, embora os astrónomos ainda não tenham a certeza. Em particular, estão a tentar verificar a excentricidade do C / 2019 Q4 ou quão extrema é sua órbita.

A velocidade aparentemente alta do objeto e do seu manto de poeira semelhante a um cometa também inclinam a balança para a probabilidade de ser interestelar, acrescentou Hainaut. “Pode demorar alguns dias ou semanas até termos dados suficientes para dizer definitivamente”.

Quando Oumuamua passou a correr pela Terra a uma distância de apenas 24 milhões de quilómetros em outubro de 2017, os astrónomos não tinham ideia de que estava a chegar. Se for interestelar, o C / 2019 Q4 chegará ao ponto mais próximo do Sol no final de dezembro e os cientistas deverão poder observá-lo até janeiro de 2021.

A importância do primeiro Oumuamua reside no facto de ser o primeiro asteróide detetado que não vem do Sistema Solar. A natureza do “Mensageiro das Estrelas” está rodeado de mistérios desde o dia em que foi descoberto por astrónomos da Universidade do Hawai, em outubro de 2017.

Depois de constatar mudanças na velocidade do seu movimento, o Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian sugeriu que o asteróide poderia ser uma “sonda” enviada à Terra intencionalmente por uma “civilização alienígena”.

No último ano, o mundo da astronomia debruçou-se no estudo do corpo celeste e as mais várias teorias já foram apresentadas em artigos científicos: desde o seu passado violento, passando pela possibilidade de ser um sistema binário, e até o provável local de onde veio o Oumuamua.

Recentemente, investigadores da Universidade de Harvard sugeriram que milhares de objetos semelhantes ao Oumuamua podem estar presos no Sistema Solar.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …