Um novo Oumuamua pode ter acabado de entrar no Sistema Solar (e está a caminho de Marte)

ESA / M. Kornmesser / European Southern Observatory

Impressão de artista do primeiro asteróide interestelar: Oumuamua.

Os astrónomos terão encontrado um segundo objeto de outro sistema solar que agora entrou no nosso. O objeto pode mesmo passar por Marte este ano – mas ainda está longe.

O palpite dos cientistas é forte, mas ainda não é certo: agora, as hipóteses são muito maiores de que o objeto, conhecido como cometa “C/2019 Q4 (Borisov)”, seja interestelar, e não uma rocha de dentro do sistema solar. O primeiro objeto interestelar já detetado – a misteriosa e controversa rocha espacial em forma de charuto Oumuamua – passou através do nosso Sistema Solar em 2017.

O astrónomo ucraniano amador Gennady Borisov pode ter sido o primeiro a detectar o C / 2019 Q4 no céu em 30 de agosto. Os astrónomos têm recolhido dados na esperança de traçar o caminho do objeto através do espaço e descobrir de onde veio. “É tão emocionante que estamos basicamente a desviar o olhar de todos os nossos outros projetos de momento”, disse Olivier Hainaut, astrónomo do Observatório Europeu do Sul, ao Business Insider.

“A principal diferença entre o Oumuamua e esta é que temos muito, muito tempo de antecedência”, acrescentou. “Agora os astrónomos estão muito mais preparados.”

As primeiras imagens sugerem que o C / 2019 Q4 é seguido por uma pequena cauda ou halo de poeira. Essa é uma característica distinta dos cometas – contêm gelo que é aquecido por estrelas próximas, o que os leva a atirar gás e areia para o espaço. A poeira poderia tornar o C / 2019 Q4 mais simples de monitorizar do que Oumuamua, já que a poeira reflete a luz solar.

Isto também poderia permitir que os cientistas estudem mais facilmente a composição do objeto, uma vez que os instrumentos do telescópio podem “provar” a luz para procurar assinaturas químicas. “Aqui temos algo que nasceu em torno de outra estrela e viajou na nossa direção”, disse Hainaut.

Astrónomos de todo o mundo estão a pegar em todos os telescópios disponíveis para traçar o caminho do C / 2019 Q4 no espaço. O objetivo é ver se o objeto tem uma órbita elíptica (em forma oval e ao redor do Sol) ou hiperbólica (em forma de marca de seleção e em uma trajetória aberta). Parece muito mais provável que o caminho seja hiperbólico, embora os astrónomos ainda não tenham a certeza. Em particular, estão a tentar verificar a excentricidade do C / 2019 Q4 ou quão extrema é sua órbita.

A velocidade aparentemente alta do objeto e do seu manto de poeira semelhante a um cometa também inclinam a balança para a probabilidade de ser interestelar, acrescentou Hainaut. “Pode demorar alguns dias ou semanas até termos dados suficientes para dizer definitivamente”.

Quando Oumuamua passou a correr pela Terra a uma distância de apenas 24 milhões de quilómetros em outubro de 2017, os astrónomos não tinham ideia de que estava a chegar. Se for interestelar, o C / 2019 Q4 chegará ao ponto mais próximo do Sol no final de dezembro e os cientistas deverão poder observá-lo até janeiro de 2021.

A importância do primeiro Oumuamua reside no facto de ser o primeiro asteróide detetado que não vem do Sistema Solar. A natureza do “Mensageiro das Estrelas” está rodeado de mistérios desde o dia em que foi descoberto por astrónomos da Universidade do Hawai, em outubro de 2017.

Depois de constatar mudanças na velocidade do seu movimento, o Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian sugeriu que o asteróide poderia ser uma “sonda” enviada à Terra intencionalmente por uma “civilização alienígena”.

No último ano, o mundo da astronomia debruçou-se no estudo do corpo celeste e as mais várias teorias já foram apresentadas em artigos científicos: desde o seu passado violento, passando pela possibilidade de ser um sistema binário, e até o provável local de onde veio o Oumuamua.

Recentemente, investigadores da Universidade de Harvard sugeriram que milhares de objetos semelhantes ao Oumuamua podem estar presos no Sistema Solar.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

PJ investiga ameaças a 3 deputadas, à SOS Racismo e aos familiares. “Têm 48 horas para sair de Portugal”

A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem "território nacional" em 48 horas e …

Área Metropolitana de Lisboa em contingência até ao fim de agosto

O Governo vai manter a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em situação de contingência até ao final de agosto, apurou o jornal Observador junto do Executivo socialista liderado por António Costa. De acordo com o …

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …