Um dos terroristas do atentado em Istambul era russo

Sedat Suna / EPA

-

Autoridades turcas já conhecem as nacionalidades dos três terroristas responsáveis pelo ataque no aeroporto de Istambul que provocou a morte de 42 pessoas.

Já são conhecidas as nacionalidades dos terroristas que, na terça-feira à noite, atacaram o aeroporto de Ataturk, em Istambul, avança a BBC.

Segundo as autoridades, citadas pela imprensa turca, um dos terroristas tinha nacionalidade russa, um era do Uzbequistão e outro do Quirguistão.

O governo turco continua a apontar o Estado Islâmico como o autor do atentado, apesar do grupo ainda não ter reivindicado o ataque.

A polícia já deteve 22 pessoas na Turquia suspeitas de estarem ligadas ao Daesh. Os raides policiais foram feitos nas cidades de Istambul e em Izmir.

Os três homens abriram fogo na entrada do terminal internacional do aeroporto, tendo-se feito explodir logo a seguir. O último balanço das vítimas é de 42 mortos e 239 feridos.

A maioria das vítimas mortais trabalhava no aeroporto, que é o maior do país e um dos mais movimentados do mundo, escreve a emissora britânica.

Para já, entre as vítimas estão confirmadas 24 de nacionalidade turca, seis sauditas, dois iraquianos e um chinês, um jordano, um tunisino, um uzbeque, um iraniano, um ucraniano e um palestiniano.

O atentado desta terça-feira foi o mais mortífero dos quatro registados na maior cidade da Turquia este ano.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Declínio cognitivo relacionado com a idade pode ser reversível

Cientistas conseguiram reverter em ratos o declínio cognitivo causado pelo envelhecimento. O objetivo dos investigadores é que as farmacêuticas baseiem-se neste estudo para criar um composto que possa ser administrado em humanos. As células específicas do …

Afluência às urnas é menor (mas há mais votantes). Abstenção deverá ficar entre os 56 e 60%

A afluência às urnas às 16:00 nas presidenciais de hoje em Portugal, 35,4%, é a segunda mais baixa desde as eleições de 2006, ano em que este número passou a ser divulgado pela administração eleitoral. Esta …

Reino Unido já vacinou quase 6 milhões. Alemanha aumenta controlo nas fronteiras

O Reino Unido já administrou a primeira das duas doses da vacina contra o novo coronavírus em cerca de seis milhões de pessoas, quando o número de mortes no país devido à pandemia está perto …

Polícia desmantela rede de tráfico internacional de armas (e descobre santuário dedicado a Hitler)

Em dezembro, as autoridades espanholas conseguiram desmantelar uma rede ilegal de armas que operava em toda a Europa, e acabou por capturar os traficantes. O que a polícia não esperava era encontrar um armazém cheio …

Diminuição da esperança média de vida é "consequência inevitável" da pandemia

A esperança média de vida em Portugal vai necessariamente diminuir em consequência da pandemia de covid-19, defendeu um especialista, explicando que isso decorre do efeito combinado da morte de idosos, mas também de jovens em …

Novo estudo explica a importância de esterilizar os gatos antes da adolescência

Um novo estudo sugere que a idade de esterilização dos gatos deve ser antecipada de seis para quatro meses, com o objetivo de prevenir ninhadas indesejadas de gatinhos, que muitas das vezes acabam por ser …

Publicidade do Pingo Doce a promoções viola a lei do confinamento

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica está a avaliar incumprimento que visa aumentar clientes em loja durante o fim de semana. Os supermercados da Jerónimo Martins estão a publicitar promoções numa altura em que …

A tomada de posse de Joe Biden deixou os apoiantes do QAnon sem rumo

Com a tomada de posse de Joe Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos, esta quarta-feira, a frustração começou a infiltrar-se entre os apoiantes do QAnon. O QAnon é um movimento nascido, em 2017, no seio …

Pela quarta vez em quase 50 anos, gelo cobriu o deserto do Saara

Na terça-feira passada, um dos lugares mais secos do mundo acordou com uma geada sobrenatural. Foi apenas a quarta vez em quase 50 anos. No deserto do Saara, no noroeste da Argélia, nos arredores da cidade …

Novo máximo de mortes. São mais 275 óbitos e 11 721 novos casos

Portugal registou mais 275 mortos e 11 721 novos casos de infeção por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) deste domingo. É o novo máximo de mortes …