Um dos agressores de Almada pode ser julgado como adulto

O rapaz que foi brutalmente espancado por um grupo de jovens, em Almada, no distrito de Setúbal, revela que as agressões se deveram a “um amor de Verão mal resolvido”.

Este jovem de 15 anos quebra o silêncio, em declarações ao Jornal de Notícias, depois de ter sido divulgado, nas redes sociais, um vídeo em que aparece a ser agredido por um grupo de jovens numa praça de Almada, em Setúbal.

“Não me lembro de nada. Só me lembro de apanhar o primeiro murro”, revela ao JN o rapaz que é estudante da Escola Profissional de Almada, onde tira um curso de Informática.

Identificado como Rodrigo, nome fictício, o adolescente diz que ficou “inconsciente” e que ainda se levantou, mas que desmaiou de seguida (o que não ficou registado no vídeo divulgado na Internet).

Rodrigo refere que foi “um amigo que estava por perto” que o levou “até à esquadra da PSP de Corroios” e que terão sido os agentes a contactar a mãe que é “médica num hospital privado”, frisa o jornal.

Curtes de Verão com consequências graves

O jovem, que foi hospitalizado e diagnosticado com “um traumatismo craniano“, segundo o JN, justifica as agressões com um desentendimento por causa de uma namorada.

“Tive umas curtes com uma rapariga no Verão e depois de o ano lectivo começar, ela começou a namorar com outro rapaz”, conta Rodrigo ao diário, evidenciando que continuaram a trocar mensagens. O novo namorada da jovem “meteu na cabeça que eu me andava a meter com ela”, acrescenta.

O principal agressor que se vê no vídeo frequenta a Escola Emídio Navarro, também em Almada, e Rodrigo diz que lhe enviou “várias mensagens” a pedir desculpa.

A mãe do rapaz já tinha dito na TVI que um dos agressores enviou ao filho uma mensagem “a desejar um ano de 2017 em paz e que o desculpasse e a rapariga que estava a filmar também”.

Um dos agressores pode ser julgado como adulto

A maioria dos suspeitos das agressões tem menos de 16 anos e um dos presumíveis autores já terá 16 anos, anunciou nesta sexta-feira o Ministério Público.

Em nota publicada na sua página da Internet, a Procuradoria da Comarca de Lisboa (PCL) indica que abriu um inquérito ao caso, no início de Novembro.

“Tendo-se apurado, após identificação, que um dos suspeitos já terá 16 anos, sendo imputável penalmente, o inquérito prosseguirá quanto a este. Quanto aos restantes suspeitos, apurou-se que têm menos de 16 anos, pelo que o Ministério Público decidiu instaurar, relativamente a estes, um inquérito tutelar educativo no Tribunal de Família e Menores”, explica a PCL, frisando que este é o ponto de situação neste momento.

A comissária Maria do Céu, do Comando Distrital de Setúbal da PSP, disse anteriormente à agência Lusa que foram identificados e ouvidos os quatro jovens que aparecem a agredir o adolescente, todos com cerca de 15 anos, e que se “está a tentar identificar também todos os jovens que assistiam e que nada fizeram para tentar impedir as agressões“.

A vítima foi violentamente espancada por outros jovens, enquanto um deles filmava as agressões, que agora estão a circular nas redes sociais na Internet.

O inquérito corre termos no Departamento de Investigação e Acção Penal de Almada e, nesta investigação, o Ministério Público é coadjuvado pela PSP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois, só consigo dizer que este tipo de acontecimentos deve ser uma das excepções à regra de que sociedades “civilizadas” funcionam melhor.
    É que se fica sempre na ideia de que as vítimas ainda são mais vitimizadas com o “funcionamento” da “justiça”, e que os agressores são ainda mais vangloriados. Por alguma razão os casos de violência animalesca continuam a aparecer e são os próprios agressores a filmar e a divulgar as imagens. Com certeza não farão isso tendo vergonha dos seus actos.
    Sinceramente, parece-me que o feitiço virar-se contra o feiticeiro seria realmente o mais justo. Sendo mais claro nas palavras, umas chapadinhas na carinha laroca dos agressores, com direito à presença de espectadores e a gravação vídeo e posterior difusão, não causaria mazela de maior nos agressores, dissuadiria muitos de repetirem as brincadeiras, apaziguaria as vítimas iniciais e geraria um sentimento de justiça em muita gente. Mais ou menos como estas imagens…

    https://www.youtube.com/watch?v=ZXqlZ9XSebg

    https://www.youtube.com/watch?v=GrLZifOyqAk

  2. O problema não está nos muidos
    O verdadeiro problema está na estrutura da Sociedade, que até é preciso.fazer uma Lei para dar prioridade aos idosos e grávidas
    A formação é importante, mas a educação é fundamental.
    O problema começou quando a Sociedade começou a aperceber-se que os dirigentes deste Burgo saíam, insistentemente, impunes à criminalidade.
    Agora isto nem é notícia, é a consequência de anos e anos cheia de exemplos de bandidagem dos dirigentes
    Estavam á espera de quê?
    Milagres só em Fátima

  3. Deviam fazer o mesmo e pior aos agressores e espectadores que nada fizeram para impedir tal coisa. Acho que se estes COVARDES soubessem que a seguir ia-lhes acontecer o mesmo pensavam bem antes de o fazer.

  4. No meu entender os jovens deveriam ser julgados pelos seus atos e não estarem abrangidos com a proteção da maior idade se quando se trata de praticar mal eles próprios não olham se já atingiram a maior idade ou não, responsabilizá-los o mais cedo possível seria a melhor solução mas infelizmente as leis vão-nos cada vez mais e tornando-os cada vez mais rebeldes e irresponsáveis.

RESPONDER

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …