Última mensagem do submarino revela entrada de água e princípio de incêndio

Armada Argentina / Twitter

Submarino ARA San Juan da Armada Argentina

Ainda não há rasto do submarino argentino ARA San Juan, volvidos 13 dias desde o seu desaparecimento. Mas foi divulgada a última mensagem emitida pela tripulação, antes de a embarcação ter desaparecido, e confirma a ideia de avaria nas baterias, provocada pela entrada de água do mar.

A última comunicação efectuada pelo submarino argentino ARA San Juan, antes de ter desaparecido, no passado dia 15 de Novembro, revela uma entrada de água na embarcação, que provocou um curto-circuito e um princípio de incêndio na zona das baterias.

A mensagem, divulgada pelo canal argentino A24, terá sido emitida por rádio-frequência, pouco tempo antes de se ter perdido todo o contacto com o submarino, adianta o El Clarín.

“Entrada de água do mar pelo sistema de ventilação no tanque de baterias N.º 3 provocou curto-circuito e início de incêndio na varanda das barras de bateria. Baterias de proa fora de serviço. De momento em propulsão de imersão com circuito dividido. Sem novidades de pessoal manterei informado.”

O porta-voz da Marinha argentina, Enrique Balbi, referiu-se a esta mensagem, acrescentando que o comunicado do submarino dá conhecimento de “entrada de água pelo tubo respiratório, um curto-circuito e o início de um incêndio, que é fumo sem chamas”.

Balbi realça que o problema “foi corrigido, a bateria foi isolada e navegaram com outro circuito”, com o submarino a ser “impulsionado com o circuito de popa”.

“Não tinha torpedos de combate”, assegura ainda o porta-voz da marinha, notando que “o submarino não pode ter explodido por armamento” e que “não há nenhum indício” de que tenha sofrido um ataque do exterior, conforme cita o La Nación.

“Se temos uma explosão, o organismo que a detectou informou que foi leve para eles, comparada com uma explosão nuclear”, frisou Balbi.

“Pode ter havido um incêndio, uma combustão rápida que consome o oxigénio e pode dizer-se que foi uma implosão”, acrescentou, segundo cita o El Clarín.

Já foi confirmada a existência de uma explosão na zona onde o submarino se encontrava, mas não se sabe se ocorreu dentro ou fora da embarcação.

Cinco dos tripulantes são árbitros de futebol

Cinco dos 44 tripulantes do submarino argentino ARA San Juan, que está desaparecido há 13 dias, são árbitros de futebol na cidade de Mar da Prata, afirmou o representante do sindicato local de homens do apito, Hugo Rojas.

Roberto Medina, Jorge Ortiz, Sergio Cuéllar, Celso Vallejos e Víctor Coronel são os cinco tripulantes que, além das funções que desempenham na Marinha argentina, são árbitros.

Hugo Rojas afirmou, em declarações à televisão TN, que tem esperança que o submarino seja encontrado, com os tripulantes com vida, o que o leva a afirmar que “não pensa em suspender nenhuma atividade desportiva”.

As buscas pelo submarino que leva 44 tripulantes a bordo ainda não deram qualquer resultado, apesar de mobilizarem meios aéreos, navais e logísticos de 13 países.

SV, ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Como podem afirmar, que não houve, relato de emergência? Será que entrada de água, e curto circuito, seguido de incêndio, não é para a tripulação, uma situação de emergência, mas uma situação normal, num submarino? Como é possível, não o terem detectado ainda? Será que está camuflado, por detrás de um cardume de carapaus?

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …