UEFA adia também Liga das Nações, Europeu sub-21 e Europeu feminino

A fase final da Liga das Nações de futebol, do Europeu de sub-21 e do Europeu feminino, que estavam agendados para junho e julho do próximo ano, foram adiados devido à pandemia de Covid-19, anunciou esta terça-feira a UEFA.

Depois de já ter informado sobre o adiamento do Euro 2020 para 2021, a UEFA divulgou igualmente o reagendamento de outras competições, numa decisão conjunta com a Associação de Clubes Europeus (ECA), a Associação das Ligas Europeias (ALE) e FIFPro.

Na mesma reunião, realizada por videoconferência, foi também decidido o adiamento da terceira e quarta jornadas da qualificação europeia para o Mundial 2022, que estavam agendadas para junho de 2021, sendo que foi acordado que “os clubes vão libertar jogadores para as seleções nacionais que participem nas provas que foram reagendadas”.

De acordo com a UEFA, existe ainda “o compromisso de concluir todas as competições nacionais e europeias de clubes até ao final da presente época desportiva, ou seja, até 30 de junho de 2020, o mais tardar, se a situação melhorar e o reatamento dos jogos for prudente e adequado.”

Contudo, algumas “limitações ou falta de datas no atual calendário” podem levar ao “agendamento de jogos dos campeonatos nacionais a meio da semana e de jogos das competições de clubes da UEFA ao fim de semana”, podendo ainda verificar-se ajustes nas fases preliminares da Liga dos Campeões e Liga Europa 2020/21, caso a presente temporada termine depois de 30 de junho.

A UEFA adiou nesta terça-feira o Euro 2020 para 2021 devido à pandemia de Covid-19 e para permitir a conclusão dos campeonatos nacionais dos vários países europeus, cuja esmagadora maioria está suspensa, a fim de conter a propagação do novo coronavírus.

A UEFA decidiu ainda adiar para junho os jogos dos play-off de acesso ao Euro 2020, previstos para fins de março e dos quais sairá um dos adversários de Portugal na fase final – em que defrontará também a França e a Alemanha -, manifestando-se mais tarde sobre o futuro da Liga dos Campeões e da Liga Europa, também suspensas devido à pandemia.

Estas decisões do Comité Executivo da UEFA aconteceram após uma reunião, através de videoconferência, com as suas 55 federações, incluindo a Federação Portuguesa de Futebol – que votou favoravelmente o adiamento do Euro 2020 -, e representantes de ligas, clubes e jogadores.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …