/

UE pondera acabar com a mudança de hora (e quer saber o que pensamos sobre isso)

23

Está satisfeito com a mudança de hora no Verão/Inverno, ou preferia manter a mesma hora o ano todo? Eis a oportunidade que aguardava, pois a Comissão Europeia está a perguntar a todos os cidadãos da UE o que acham sobre a alteração da hora, para eventualmente acabar com essa prática.

Comissão Europeia criou um inquérito relativo à mudança de hora bi-anual, com vista a avaliar se se deverá manter o actual sistema ou eventualmente acabar com ele.

Actualmente ditam as regras que todos os países membros da UE devem mudar para a hora de Verão no último domingo de Março e mudar para a hora de Inverno no último domingo de Outubro, de modo a manter uma harmonização do horário em todo o espaço da União Europeia.

No entanto, esta prática da mudança de hora, embora seja “tradição” na Europa e nos EUA, não é feita na Ásia ou África. Aliás, esta nem sequer é a primeira vez que a UE faz inquéritos sobre o tema. Em 2014, a maioria dos países dizia estar satisfeita com o sistema actual.

O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões mais distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Em Portugal, quando se está no período de horário de verão, o sol põe-se entre as 18h45 e as 21h05. Em contra-partida, o nascente dá-se entre as 6h10 e as 7h55.

A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. A sua ideia não foi bem recebida nem pelo governo do seu país, nem pelo da França, onde Franklin publicou um artigo sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão.

O que é certo é que os supostos benefícios frequentemente apontados para a mudança de hora, como a poupança energética, benefícios de saúde, ou até mesmo segurança de circulação nas estradas, são dados como inconclusivos pela própria Comissão, pelo que no final tudo se irá resumir à opinião que cada um tenha sobre o assunto – havendo até quem diga que a mudança de hora está literalmente a matar-nos.

O inquérito da União Europeia decorre até 16 de Agosto e será a oportunidade ideal para todos os que acharem que seria melhor manter continuamente a hora de Verão (ou de Inverno) durante o ano todo.

O que é certo é que, se for para se alterar o sistema, passará a ser proibido aos países membros optar por mudar a hora – tendo que escolher o horário em que desejam permanecer (Verão, Inverno, ou outro) mas sem alterações ao longo do ano.

23 Comments

  1. o que se ouviu à uns anos atras é que iriam adiantar/atrasar o relogio para que depois se acertasse a hora e a partir dai ja nao se mexia mais.
    acho que ha um estudo em que a mudança da hora afecta o cerebro por causa da mudança horaria (dormir mais/menos uma hora
    por mim, fica-se com a hora de verao e ja está bom assim,

  2. As vantagens de haver mudança de hora estão bem documentadas. Mas o Tuga só está bem a inventar.
    Não mudar a hora é mesmo coisa de preguiçoso… “Epá dá muito trabalho duas vezes por ano. fogo… Só ter de lembrar…”

    • Veja lá que está a dar uma de ignorante… De certeza que leu bem a notícia?!…
      Por algum motivo é que a UE está a realizar o inquérito, não é só porque as pessoas são preguiçosas e não lhes apetece atrasar o relógio porque dá muito trabalho…
      Há com cada um…

    • Não sei se reparaste, mas a notícia refere exactamente o contrário do que dizes: “O que é certo é que os supostos benefícios frequentemente apontados para a mudança de hora, como a poupança energética, benefícios de saúde, ou até mesmo segurança de circulação nas estradas, são dados como inconclusivos pela própria Comissão”

      E por essa ordem de ideias porque não mudar de 3 em 3 meses? Ou até mesmo de mês a mês? Se o problema é a preguiça, mudar 12 vezes deve ser melhor do que só 2, não?

    • “Mas o Tuga só está bem a inventar.”
      Então claramente és “tuga”, porque estás a inventar!…
      Agora vai ler a notícia toda (que vem da Comissão Europeia e não tem nada de tuga), para não voltares a fazes essas figuras!…

  3. Eu quero a hora de inverno sem alterar mais.
    Ahhh e antes que me esqueça… também quero mudar o manhoso do primeiro-ministro.

      • É só papelada.
        Por mim fazia-se um referendo conjunto em que se referendavam de uma só vez os seguintes temas:
        – Horário
        – O presidente deve ou não continuar a espalhar afetos
        – O manhoso do PM deve ou não ir à vidinha dele
        – O bruno de carvalho deve ou não perder a nacionalidade portuguesa
        – A seleção nacional deve jogar em 4x4x2 ou em 4x3x3
        – O palácio de são bento deveria ou não ser rendibilizado em regime de alojamento local
        – Durante quanto mais tempo temos de aturar os comentários do matraquilho do marques mendes e do maior tarólogo que o mundo já viu o miguel sousa tavares que não consegue acertar numa
        – Deve a europa sair de portugal ou não

  4. as pessoas que querem so o horario de verão, que se lembre que no inverno temos horario de inverno porque há menos horas de luz!!!

    • Sim, e se se mantiver o horário de verão, no inverno, às 17h da tarde ainda é de dia, ao contrário do que acontece com a hora de inverno…assim é que se aproveita toda a luz solar!

  5. Venha a hora de Inverno sem mais mudanças, e venha o tal inquérito e em português nada de inglesismos até porque esses em breve nem sequer parte da UE farão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.