UE autoriza o uso de smartphones durante todo o voo

Marcello Casal Jr. / ABr

foto: Marcello Casal Jr. / ABr

foto: Marcello Casal Jr. / ABr

Já não precisa tirar fotos às escondidas quando estiver a aterrar na sua cidade de sonho. A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) anunciou que, até o fim de novembro, irá divulgar novas linhas orientadoras que vão permitir que os passageiros utilizem aparelhos eletrónicos como tablets, smartphones e leitores de MP3 em todas as fases da viagem – desde que estejam em “modo de voo”.

Num comunicado emitido ontem, citado pelo jornal El País, a EASA assinala que a medida será válida para voos de todas as companhias europeias. A decisão da agência europeia surge na sequência de uma medida semelhante adotada recentemente pelas autoridades norte-americanas.

A obrigatoriedade do modo de voo mostra que permanecem algumas limitações: as chamadas telefónicas continuam a ser proibidas, assim como a ligação à Internet. Os computadores portáteis tradicionais e os aparelhos mais pesados continuam a ser guardados durante as fases de descolagem e aterragem, mas agora apenas devido aos perigos inerentes ao seu tamanho e peso.

“Este é um grande passo no processo de aumentar a liberdade de usar aparelhos eletrónicos a bordo dos aviões sem comprometer a segurança”, aponta o direor executivo da EASA, Patrick Ky, no comunicado.

A agência europeia afirma estar a trabalhar para que, a longo prazo, possa certificar o uso seguro de telemóveis para fazer chamadas nos aviões. A entidade assegura que está ciente da “proliferação dos aparelhos eletrónicos e o desejo dos passageiros em usá-los em qualquer lugar”.

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Dez anos depois, Naide Gomes vai receber medalha de bronze dos Mundiais

A antiga atleta portuguesa Naide Gomes vai receber, nos Mundiais de atletismo, em Doha, a medalha de bronze referente à prova de salto em comprimento dos Mundiais de 2009, que se disputaram em Berlim. A antiga …

Filho de José Eduardo dos Santos começa a ser julgado a 25 de setembro

O ex-presidente do Fundo Soberano de Angola José Filomeno dos Santos vai começar a ser julgado a 25 de setembro. "Zenu" é acusado de branqueamento de capitais e peculato. José Filomeno dos Santos, antigo presidente do …

Opções de Bruno Lage criticadas. "Não faz sentido estrear jovens"

Na sequência da derrota caseira com o RB Leipzig, em jogo da primeira jornada da Liga dos Campeões, o empresário Bruno Costa Carvalho criticou as opções do treinador benfiquista. "Não faz sentido o Lage, a quem …

Associações querem maior acesso a medicamentos inovadores para esclerose múltipla

Associações representativas dos cidadãos com esclerose múltipla divulgaram esta quinta-feira uma carta aberta em que defendem um maior acesso a medicamentos inovadores e que cada doente tenha um plano integrado de gestão da doença. Na carta …

Conceição sobre Nakajima: "Não basta ter contrato com o FC Porto, é preciso senti-lo"

Na antevisão ao jogo com o Young Boys para a Liga Europa, que acontece esta quinta-feira no Estádio do Dragão, o treinador tentou pôr um ponto final na polémica com o jogador japonês. Depois da vitória …

Arábia Saudita diz que ataque foi "inquestionavelmente patrocinado pelo Irão"

O Ministério da Defesa da Arábia Saudita defende que o ataque a duas instalações petrolíferas no sábado foi "inquestionavelmente patrocinado pelo Irão". As tensões começam a escalar no Médio Oriente, principalmente após o ataque de sábado …

Elisa Ferreira vai tutelar fundos distribuídos pelo marido. PE reunido para analisar "conflito de interesses"

A comissária portuguesa vai gerir a pasta que integra os fundos distribuídos pelo marido, presidente da CCDRN. Eurodeputados falam em conflito de interesses. A Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (PE) está reunida em Estrasburgo, …

​ERSE diz que "não tem capacidade" para analisar preço dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) admitiu que não tem capacidade para analisar o preço dos combustíveis, afirmou a presidente do regulador, Cristina Portugal, em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e …

Autarca de Amarante nega ter participado em viagem à Turquia

A Câmara de Amarante informou hoje que "nenhum autarca" do município participou numa viagem à Turquia, paga por uma empresa investigada pelo Ministério Público (MP). Em comunicado enviado ao ZAP, a câmara refere que o presidente …

Primeiros humanos talhavam elefantes com ferramenta de 5 centímetros

Retirar o máximo de carne possível de uma carcaça era algo importante há milhares de anos atrás. Para um melhor aproveitamento, eram usadas lâminas de apenas cinco centímetros, que os arqueólogos ignoraram até agora. Normalmente, ao …