// Depositphotos

“Constrangimentos” no tempo de compensação da prova leva pais a ter de escolher, “excecionalmente” entre as duas opções. As notas ainda não saíram, devido a “dificuldades técnicas”.
A Prova Final de Matemática do 9.º ano pode vir a ser anulada em 15 escolas do país, com os encarregados de educação a terem de decidir entre duas opções: a anulação do exame dos seus educandos (com repetição da prova) ou a aceitação da nota final do exame que foi realizado a 20 de junho, mas sem a conhecerem.
O contacto terá chegado aos pais através do Júri Nacional de Exames (JNE), avançou a Renascença, que teve acesso à declaração.
A situação “excecional” deve-se a “constrangimentos” verificados durante a realização da prova, nomeadamente no que diz respeito ao tempo de compensação atribuído a alguns alunos.
A decisão é individual e cabe a cada encarregado de educação. Caso escolham anular a prova, os alunos terão a possibilidade de realizar um novo exame na segunda fase, a 18 de julho, que será considerado como se fosse da primeira fase. Alternativamente, os E.E. podem aceitar a nota do exame realizado em junho, mesmo sem ainda a conhecerem.
O JNE disponibiliza um documento que pode ser assinado caso optem pela anulação do exame.
Atrasos na divulgação dos resultados por “dificuldades técnicas”
O processo de divulgação dos resultados também sofreu atrasos. O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) confirmou que os resultados, inicialmente previstos para esta terça-feira, foram adiados para quarta-feira, 17 de julho, alegando “dificuldades técnicas” como motivo.
As dificuldades estão relacionadas com os novos processos de classificação das Provas Finais do Ensino Básico e afetaram um número limitado de provas cuja correção ainda não estava concluída no momento previsto para o envio dos resultados às escolas.
O diretor agrupamento de escolas D. Dinis, José Sousa, não tem memória de um atraso como este, de dois dias, e alerta para a “ansiedade” sentida pelos pais e alunos. Termina hoje o prazo de inscrição para o 10.º ano, o que provocará um atraso na constituição das turmas, avisa o responsável.
De acordo com dados oficiais do MECI, no dia 20 de junho foram realizadas 97.450 provas de Matemática — 99% do total previsto — enquanto a prova de Português, realizada a 25 de junho, teve uma participação semelhante, com 97.352 exames concluídos.
No ensino secundário, as notas foram lançadas esta terça-feira, e as más notícias refletiram-se sobretudo nas provas de Matemática: 42% dos alunos não conseguiu ter positiva. Já Português teve a melhor média dos últimos anos.
Vergonhoso!
E ou é ‘quarta-feira dia 16’, ou seja, HOJE, ou é ‘quinta-feira dia 17 de Julho’. Decidam-se!