Ucrânia captura Viktor Medvedchuk, o principal aliado de Putin no país

Volodymyr Zelenskyy / Instagram

Viktor Medvedchuk é amigo próximo de Vladimir Putin.

Viktor Medvedchuk foi capturado esta terça-feira na Ucrânia. O político é o principal aliado de Putin no país e fugiu de prisão domiciliária, em fevereiro.

O Serviço de Segurança da Ucrânia anunciou a captura de Viktor Medvedchuk, político pró-Rússia e o principal aliado de Vladimir Putin no país. Acredita-se que o deputado seja financiador de milícias pró-Moscovo no Leste ucraniano.

Alvo de sanções de Kiev, Medvedchuk estava fugido desde o início da invasão russa, após ter escapado de prisão domiciliária. O seu partido, Plataforma de Oposição pela Vida, foi suspenso um dos suspensos por Volodymyr Zelenskyy.

“Operação especial foi realizada com sucesso graças ao Serviço de Segurança da Ucrânia. Bom trabalho! Mais detalhes depois. Glória à Ucrânia”, escreveu o Presidente ucraniano nas redes sociais, partilhando uma fotografia de Medvedchuk.

O político é considerado o principal representante dos interesses de Moscovo na Ucrânia, sendo que os seus laços com Vladimir Putin são incontornáveis. O Presidente russo é padrinho da sua filha, realça a CNBC.

Em 2014, Medvedchuk foi até incluído numa lista de sanções dos Estados Unidos devido às suspeitas do seu envolvimento na anexação russa da Crimeia.

Alguns especialistas especulam que, se Putin planeasse instalar um líder fantoche depois de derrubar o governo da Ucrânia, Medvedchuk estaria na restrita lista.

Medvedchuk estava precisamente em prisão domiciliária devido às suspeitas de ele e a sua mulher, Oksana, terem financiado milícias separatistas em Donestk e Luhansk.

Oksana fugiu para a Rússia através da Bielorrússia, em fevereiro, depois do início da invasão. Pensava-se que Medvedchuk tivesse fugido com a sua esposa, mas o político pró-russo foi encontrado ainda em território ucraniano.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.