Ucrânia. Ataque em estação de comboio de Kramatorsk faz 30 mortos e 100 feridos

2

Atef Safadi / EPA

Ataque aconteceu no dia em que Ursula von der Leyen visita Kiev, acompanhada de Josep Borrell.

Um ataque russo com recurso a rockets provocou, esta manhã, pelo menos 30 vítimas mortais numa estação ferroviária de Kramatorsk, na província de Donestsk, localizada na zona leste da Ucrânia. O ataque aconteceu numa altura em que muitos civis tentavam abandonar a região após os apelos das autoridades locais para que fizessem precisamente isso. De acordo com o governo ucraniano, os russos estarão a preparar um grande ataque à região Leste do país, as quais pretendem conquistar até ao início de maio.

“Os monstros russos nunca vão abandonar os seus métodos. Sem terem a força e a coragem para lutar connosco no campo de batalha, estão constantemente a atacar cinicamente a população civil. Este é um mal que não parece ter limites. E se não for punido, nunca vai parar”, reagiu Zolodymyr Zelenskyy, presidente ucraniano.

De acordo com o autarca local, Oleksander Honcharenko, cerca de 4 mil pessoas estariam na infraestrutura quando o ataque aconteceu. A companhia estatal de caminhos-de-ferro também especificou que dois rockets atingiram a estação ferroviária”, acrescentando que não existiam tropas ucranianas no local. Segundo o Público, a cidade de Kramatorsk é utilizada como ponto de acolhimento para civis que pretendem proteger-se dos bombardeamentos russos.

A Rússia já negou a autoria do ataque. Através da agência de notícias RIA, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que o míssil que atingiu a estação corresponde a um tipo de armas usado unicamente pelos militares ucranianos e semelhante ao que atingiu o centro da cidade de Donetsk, a 14 de março.

Já esta semana, três comboios que transportavam civis foram bloqueados na mesma região após as linhas ferroviárias terem sido atingidas por um ataque aéreo.

Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia, já condenou o ataque. “Condenou veementemente o ataque indiscriminado desta manhã contra uma estação de comboio em Kramatorsk pela Rússia, que matou dezenas de pessoas e deixou muitas mais feridas“, escreveu no Twitter. O diplomata acrescentou ainda que o ataque “é mais uma tentativa de fechar vias de saída para aquelas que fogem desta guerra injustificada e de causar sofrimento humano”.

ZAP //

2 Comments

  1. Este Borrell também faz campanha de desinformação? Ainda não tem provas de nada e já está a acusar os russos. Os russos dizem que não têm esse tipo de arma mas o sr Borrell já tirou as suas conclusões. Que grande irresponsabilidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.