Turquia divulga gravação com os avisos feitos ao avião russo

Alexander Mishin / Wikimedia

Caça bombardeiro Sukhoi Su-24M da Força Aérea da Rússia

Caça bombardeiro Sukhoi Su-24M da Força Aérea da Rússia

Militares turcos divulgaram esta quinta-feira uma gravação, na qual se podem ouvir os avisos feitos ao avião russo momentos antes de este ter sido abatido.

Segundo Ancara, os registos áudios divulgados esta quinta-feira pelo exército turco provam que houve realmente uma tentativa de aviso aos pilotos do avião russo, um caça Sukhoi Su-24, que depois foi abatido por um F-16 da força aérea turca.

“Aqui a força aérea turca. Estão a aproximar-se do espaço aéreo turco. Dirijam-se para sul imediatamente”, diz uma voz numa das gravações.

Estas provas chegam depois de o único piloto russo sobrevivente ter declarado que, além de não estarem a circular no espaço aéreo turco, não houve qualquer contacto da outra parte para que se afastassem.

“Não houve avisos nem por rádio nem visuais”, afirmou Konstantin Murakhtin.

“Estávamos a voar a uma altitude de 6000 metros em clima completamente claro, e eu tinha o controlo total de nossa trajetória de voo por toda parte”, garantiu.

O incidente aconteceu esta terça-feira e aumentou a tensão entre os dois países, tanto que Vladimir Putin afirmou ter sido uma “facada nas costas” que teria “consequências sérias”.

Apesar de não partir para um confronto militar, já existem sérias evidências de que o Kremlin vai dificultar a vida à Turquia, nomeadamente nos projetos ligados ao setor petroleiro e do turismo.

A juntar a essas medidas, a Rússia anunciou que vai reforçar o controlo sobre as importações de alimentos turcos devido a violações das normas de segurança alimentar, aumentando assim ainda mais a tensão com Ancara.

Cerca de 15% da produção agrícola turca “está com níveis de pesticidas, nitratos e nitritos consideravelmente acima dos limites de segurança”, afirmou esta quinta-feira o ministro da Agricultura Alexander Tkachev.

“Tendo em conta as repetidas violações por parte dos produtores turcos de normas russas, o Governo [russo], através da agência de segurança alimentar, vai reforçar o controlo sobre o fornecimento de produtos agrícolas e alimentos provenientes da Turquia”, adiantou o ministro.

A Rússia vai “levar a cabo fiscalizações adicionais na fronteira e nos locais de produção de alimentos na Turquia”, salientou.

Na consequência deste incidente entre os dois países, França e Estados Unidos apelaram para que os dois tivessem mais calma, uma vez que só com todos os países unidos poderão ser bem sucedidos no ataque contra o Estado Islâmico.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Haverá culpa parte-a-parte! A onda da Rússia deve ser diferente, por isso é que eles nunca respondem quando são intercetados… nós, já tivemos esse exemplo com os nosso caças!

  2. Eu só ouvi algo.. a dizer algo.. sobre um video de um caça já a cair. Isso prova mesmo o quê? Que o caça russo foi avisado em espaço Turco!?? Humm.. então se o caça russo se aproximava da Turquia (segundo o audio).. e foi abatido.. tendo caído ainda em espaço não Turco.. onde estava o caça quando foi abatido?!?

    Pois claro.. estava na Turquia.. e o abate foi justificado!

    Um bomba nesses gajos que se alimentam de petróleo vindo de terroristas é pouco!

    • Exactamente! e ainda por cima dão um “aviso” e abatem o avião 19 segundos depois!
      E sabe-se quem são esses traidores que se alimentam de petróleo terrorista, então não se vê logo?…
      E agora questione-se, quem dá dinheiro a esses mafiosos!! Media, ganhem coragem para divulgar isso!

RESPONDER

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …

PJ deteve português suspeito de apoiar Estado Islâmico

Um português foi detido, na madrugada de domingo, por suspeitas de apoiar o Estado Islâmico, tendo sido hoje ouvido em tribunal, que decretou como medida de coação a prisão preventiva, informaram as autoridades judiciais. Num comunicado …