Turquia divulga gravação com os avisos feitos ao avião russo

Alexander Mishin / Wikimedia

Caça bombardeiro Sukhoi Su-24M da Força Aérea da Rússia

Caça bombardeiro Sukhoi Su-24M da Força Aérea da Rússia

Militares turcos divulgaram esta quinta-feira uma gravação, na qual se podem ouvir os avisos feitos ao avião russo momentos antes de este ter sido abatido.

Segundo Ancara, os registos áudios divulgados esta quinta-feira pelo exército turco provam que houve realmente uma tentativa de aviso aos pilotos do avião russo, um caça Sukhoi Su-24, que depois foi abatido por um F-16 da força aérea turca.

“Aqui a força aérea turca. Estão a aproximar-se do espaço aéreo turco. Dirijam-se para sul imediatamente”, diz uma voz numa das gravações.

Estas provas chegam depois de o único piloto russo sobrevivente ter declarado que, além de não estarem a circular no espaço aéreo turco, não houve qualquer contacto da outra parte para que se afastassem.

“Não houve avisos nem por rádio nem visuais”, afirmou Konstantin Murakhtin.

“Estávamos a voar a uma altitude de 6000 metros em clima completamente claro, e eu tinha o controlo total de nossa trajetória de voo por toda parte”, garantiu.

O incidente aconteceu esta terça-feira e aumentou a tensão entre os dois países, tanto que Vladimir Putin afirmou ter sido uma “facada nas costas” que teria “consequências sérias”.

Apesar de não partir para um confronto militar, já existem sérias evidências de que o Kremlin vai dificultar a vida à Turquia, nomeadamente nos projetos ligados ao setor petroleiro e do turismo.

A juntar a essas medidas, a Rússia anunciou que vai reforçar o controlo sobre as importações de alimentos turcos devido a violações das normas de segurança alimentar, aumentando assim ainda mais a tensão com Ancara.

Cerca de 15% da produção agrícola turca “está com níveis de pesticidas, nitratos e nitritos consideravelmente acima dos limites de segurança”, afirmou esta quinta-feira o ministro da Agricultura Alexander Tkachev.

“Tendo em conta as repetidas violações por parte dos produtores turcos de normas russas, o Governo [russo], através da agência de segurança alimentar, vai reforçar o controlo sobre o fornecimento de produtos agrícolas e alimentos provenientes da Turquia”, adiantou o ministro.

A Rússia vai “levar a cabo fiscalizações adicionais na fronteira e nos locais de produção de alimentos na Turquia”, salientou.

Na consequência deste incidente entre os dois países, França e Estados Unidos apelaram para que os dois tivessem mais calma, uma vez que só com todos os países unidos poderão ser bem sucedidos no ataque contra o Estado Islâmico.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Haverá culpa parte-a-parte! A onda da Rússia deve ser diferente, por isso é que eles nunca respondem quando são intercetados… nós, já tivemos esse exemplo com os nosso caças!

  2. Eu só ouvi algo.. a dizer algo.. sobre um video de um caça já a cair. Isso prova mesmo o quê? Que o caça russo foi avisado em espaço Turco!?? Humm.. então se o caça russo se aproximava da Turquia (segundo o audio).. e foi abatido.. tendo caído ainda em espaço não Turco.. onde estava o caça quando foi abatido?!?

    Pois claro.. estava na Turquia.. e o abate foi justificado!

    Um bomba nesses gajos que se alimentam de petróleo vindo de terroristas é pouco!

    • Exactamente! e ainda por cima dão um “aviso” e abatem o avião 19 segundos depois!
      E sabe-se quem são esses traidores que se alimentam de petróleo terrorista, então não se vê logo?…
      E agora questione-se, quem dá dinheiro a esses mafiosos!! Media, ganhem coragem para divulgar isso!

RESPONDER

Casaco e guitarra de Kurt Cobain vão a leilão (e valem milhares de euros)

O casaco que o líder dos Nirvana usou no lendário concerto MTV Unplugged in New York vai ser leiloado, com um preço de venda estimado em 270 mil euros. Uma guitarra de Cobain pode ficar …

"50 sombras" da Idade Média. Páginas censuradas de um livro francês encontradas nos EUA

As páginas de um romance medieval foram descobertas nos arquivos da Diocese de Worcester, no estado norte-americano de Massachusetts.  Investigadores descobriram uma versão perdida de um romance medieval, que contém cenas eróticas. O poema francês - …

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …