Turquia divulga gravação com os avisos feitos ao avião russo

Alexander Mishin / Wikimedia

Caça bombardeiro Sukhoi Su-24M da Força Aérea da Rússia

Caça bombardeiro Sukhoi Su-24M da Força Aérea da Rússia

Militares turcos divulgaram esta quinta-feira uma gravação, na qual se podem ouvir os avisos feitos ao avião russo momentos antes de este ter sido abatido.

Segundo Ancara, os registos áudios divulgados esta quinta-feira pelo exército turco provam que houve realmente uma tentativa de aviso aos pilotos do avião russo, um caça Sukhoi Su-24, que depois foi abatido por um F-16 da força aérea turca.

“Aqui a força aérea turca. Estão a aproximar-se do espaço aéreo turco. Dirijam-se para sul imediatamente”, diz uma voz numa das gravações.

Estas provas chegam depois de o único piloto russo sobrevivente ter declarado que, além de não estarem a circular no espaço aéreo turco, não houve qualquer contacto da outra parte para que se afastassem.

“Não houve avisos nem por rádio nem visuais”, afirmou Konstantin Murakhtin.

“Estávamos a voar a uma altitude de 6000 metros em clima completamente claro, e eu tinha o controlo total de nossa trajetória de voo por toda parte”, garantiu.

O incidente aconteceu esta terça-feira e aumentou a tensão entre os dois países, tanto que Vladimir Putin afirmou ter sido uma “facada nas costas” que teria “consequências sérias”.

Apesar de não partir para um confronto militar, já existem sérias evidências de que o Kremlin vai dificultar a vida à Turquia, nomeadamente nos projetos ligados ao setor petroleiro e do turismo.

A juntar a essas medidas, a Rússia anunciou que vai reforçar o controlo sobre as importações de alimentos turcos devido a violações das normas de segurança alimentar, aumentando assim ainda mais a tensão com Ancara.

Cerca de 15% da produção agrícola turca “está com níveis de pesticidas, nitratos e nitritos consideravelmente acima dos limites de segurança”, afirmou esta quinta-feira o ministro da Agricultura Alexander Tkachev.

“Tendo em conta as repetidas violações por parte dos produtores turcos de normas russas, o Governo [russo], através da agência de segurança alimentar, vai reforçar o controlo sobre o fornecimento de produtos agrícolas e alimentos provenientes da Turquia”, adiantou o ministro.

A Rússia vai “levar a cabo fiscalizações adicionais na fronteira e nos locais de produção de alimentos na Turquia”, salientou.

Na consequência deste incidente entre os dois países, França e Estados Unidos apelaram para que os dois tivessem mais calma, uma vez que só com todos os países unidos poderão ser bem sucedidos no ataque contra o Estado Islâmico.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Haverá culpa parte-a-parte! A onda da Rússia deve ser diferente, por isso é que eles nunca respondem quando são intercetados… nós, já tivemos esse exemplo com os nosso caças!

  2. Eu só ouvi algo.. a dizer algo.. sobre um video de um caça já a cair. Isso prova mesmo o quê? Que o caça russo foi avisado em espaço Turco!?? Humm.. então se o caça russo se aproximava da Turquia (segundo o audio).. e foi abatido.. tendo caído ainda em espaço não Turco.. onde estava o caça quando foi abatido?!?

    Pois claro.. estava na Turquia.. e o abate foi justificado!

    Um bomba nesses gajos que se alimentam de petróleo vindo de terroristas é pouco!

    • Exactamente! e ainda por cima dão um “aviso” e abatem o avião 19 segundos depois!
      E sabe-se quem são esses traidores que se alimentam de petróleo terrorista, então não se vê logo?…
      E agora questione-se, quem dá dinheiro a esses mafiosos!! Media, ganhem coragem para divulgar isso!

RESPONDER

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …

Revolta nas Forças Armadas. Ramalho Eanes entre os 28 ex-chefes militares contra reforma Cravinho

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas em curso e apelaram a um debate alargado à …

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …