Turquia divulga gravação com os avisos feitos ao avião russo

Alexander Mishin / Wikimedia

Caça bombardeiro Sukhoi Su-24M da Força Aérea da Rússia

Caça bombardeiro Sukhoi Su-24M da Força Aérea da Rússia

Militares turcos divulgaram esta quinta-feira uma gravação, na qual se podem ouvir os avisos feitos ao avião russo momentos antes de este ter sido abatido.

Segundo Ancara, os registos áudios divulgados esta quinta-feira pelo exército turco provam que houve realmente uma tentativa de aviso aos pilotos do avião russo, um caça Sukhoi Su-24, que depois foi abatido por um F-16 da força aérea turca.

“Aqui a força aérea turca. Estão a aproximar-se do espaço aéreo turco. Dirijam-se para sul imediatamente”, diz uma voz numa das gravações.

Estas provas chegam depois de o único piloto russo sobrevivente ter declarado que, além de não estarem a circular no espaço aéreo turco, não houve qualquer contacto da outra parte para que se afastassem.

“Não houve avisos nem por rádio nem visuais”, afirmou Konstantin Murakhtin.

“Estávamos a voar a uma altitude de 6000 metros em clima completamente claro, e eu tinha o controlo total de nossa trajetória de voo por toda parte”, garantiu.

O incidente aconteceu esta terça-feira e aumentou a tensão entre os dois países, tanto que Vladimir Putin afirmou ter sido uma “facada nas costas” que teria “consequências sérias”.

Apesar de não partir para um confronto militar, já existem sérias evidências de que o Kremlin vai dificultar a vida à Turquia, nomeadamente nos projetos ligados ao setor petroleiro e do turismo.

A juntar a essas medidas, a Rússia anunciou que vai reforçar o controlo sobre as importações de alimentos turcos devido a violações das normas de segurança alimentar, aumentando assim ainda mais a tensão com Ancara.

Cerca de 15% da produção agrícola turca “está com níveis de pesticidas, nitratos e nitritos consideravelmente acima dos limites de segurança”, afirmou esta quinta-feira o ministro da Agricultura Alexander Tkachev.

“Tendo em conta as repetidas violações por parte dos produtores turcos de normas russas, o Governo [russo], através da agência de segurança alimentar, vai reforçar o controlo sobre o fornecimento de produtos agrícolas e alimentos provenientes da Turquia”, adiantou o ministro.

A Rússia vai “levar a cabo fiscalizações adicionais na fronteira e nos locais de produção de alimentos na Turquia”, salientou.

Na consequência deste incidente entre os dois países, França e Estados Unidos apelaram para que os dois tivessem mais calma, uma vez que só com todos os países unidos poderão ser bem sucedidos no ataque contra o Estado Islâmico.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Haverá culpa parte-a-parte! A onda da Rússia deve ser diferente, por isso é que eles nunca respondem quando são intercetados… nós, já tivemos esse exemplo com os nosso caças!

  2. Eu só ouvi algo.. a dizer algo.. sobre um video de um caça já a cair. Isso prova mesmo o quê? Que o caça russo foi avisado em espaço Turco!?? Humm.. então se o caça russo se aproximava da Turquia (segundo o audio).. e foi abatido.. tendo caído ainda em espaço não Turco.. onde estava o caça quando foi abatido?!?

    Pois claro.. estava na Turquia.. e o abate foi justificado!

    Um bomba nesses gajos que se alimentam de petróleo vindo de terroristas é pouco!

    • Exactamente! e ainda por cima dão um “aviso” e abatem o avião 19 segundos depois!
      E sabe-se quem são esses traidores que se alimentam de petróleo terrorista, então não se vê logo?…
      E agora questione-se, quem dá dinheiro a esses mafiosos!! Media, ganhem coragem para divulgar isso!

RESPONDER

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …