/

“Tsipras é um traidor do povo grego” – e vai ser processado por isso

7

Orestis Panagiotou / EPA

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

A antiga presidente do Parlamento grego e ex-aliada de Alexis Tsipras, Zoe Konstantopoulo, revelou que vai processar o governo regional de Ática e o governo grego pelas falhas na resposta aos incêndios que esta semana assolaram a Grécia e mataram, pelo menos, 83 pessoas.

“Estive nos últimos dois dias em Mati e vou voltar amanhã. Porque nós, o meu partido, Caminho para a Liberdade, vamos apresentar uma queixa-crime contra as autoridades regionais e o governo grego pelas mortes causadas”, revelou Zoe Konstantopoulo numa entrevista telefónica ao Diário de Notícias.

Konstantopoulo explicou que o partido vai avançar para o processo criminal porque “as pessoas morreram por razão nenhuma“. “Ninguém as informou do perigo, não houve um plano de evacuação da área, as autoridades tiveram algumas horas para reagir, mas não o fizeram. Deixaram as pessoas indefesas à morte”, apontou.

Acrescentando que foi bloqueada uma estrada principal através da qual as pessoas poderiam sair de Mati, uma das regiões mais afetadas. As pessoas foram direcionadas depois para estradas mais pequenas. “Foi como mandá-las para ratoeiras“.

“O que aconteceu aqui é claramente da responsabilidade do governo regional e do governo grego. Aquelas pessoas poderiam ter sido salvas.  E deviam tê-lo sido. Não se morre assim nem em tempos de guerra”, lamentou.

A ex-presidente do Parlamento grego argumentou que, mesmo em clima de guerra, há um aviso prévio de evacuação – o que não se verificou nestes incêndios. “Mati é Atenas. Claro que o governo e as autoridades regionais talvez estivessem mais ocupados a preparar os festejos da saída do resgate”, atirou.

Alexandros Vlachos / EPA

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, cumprimenta a antiga presidente do Parlamento, Zoi Konstantopoulou, que votou contra o acordo com os credores

Questionada sobre se as medidas de austeridade na Grécia levaram a cortes na Proteção Civil na ordem dos 34 milhões de Euros, Konstantopoulo confirmou o valor, acreditando que este possa ainda ser maior.

“As medidas de austeridade deixaram as pessoas sem proteção. Houve cortes na Proteção Civil. Mas não só. Também nos hospitais, médicos, enfermeiros. Ao ver o que se passou percebemos a importância que essas pessoas têm”.

Por tudo isto, Zoe Konstantopoulo revelou sentir-se “extremamente ofendida” pelas declarações de compaixão e solidariedade feitas por líderes como Angela Merkel, Emmanuel Macron, Jean-Claude Juncker, que são os próprios credores, explicou.

“O povo grego foi deixado nesta situação também por causa das medidas de austeridade e dos memorandos. O que eu sempre disse é que o governo não tem o direito de obedecer a estas medidas e deixar o seu povo sem proteção”, reiterou.

A advogada não poupou críticas ao atual chefe do executivo grego, Alexis Tsipras, acusando-o de ter traído o paíse de se vender à austeridade.

“O que queremos é que Nova Democracia e Syriza sejam esmagados. O nosso povo já fez isso antes quando, em 2012, derrubou o antigo sistema político. Só que, infelizmente, o que foi iniciado na altura perdeu-se porque Tsipras é um traidor do povo grego“.

Konstantopoulo disse ainda esperar que o povo “recupere a sua autoconfiança e vontade de lutar pelos seus direitos e pela sua dignidade. Lutar para restaurar uma verdadeira democracia no nosso país, para derrubar todos estes partidos e personalidades políticas que causaram tanta, tanta destruição”, disse ao DN.

Zoe Konstantopoulo é advogada e foi uma das estrelas de Syriza quando esta chegou ao poder na Grécia, em 2015. Eleita a mais jovem presidente do Parlamento grego, Konstantopoulou, de 41 anos, era uma das maiores aliadas de Alexis Tsipras.

Tsipras perdeu o apoio de Konstantopoulo, quando ignorou o resultado do referendo de 5 de julho de 2015 sobre um eventual terceiro resgate da troika – no qual, 61% dos eleitores votaram contra. Na votação, participaram 63% dos gregos.

Tsipras, atual líder do governo grego, acabou por recorrer a um terceiro resgate, levado ao rompimento total com a presidente do parlamento. Konstantopoulo foi também presidente do partido Synaspismos, o principal partido dentro do Syriza. Em 2016, Zoe Konstantopoulo criou um novo partido, o Caminho para a Liberdade.

ZAP //

7 Comments

  1. Onde ocorreram os incêndios existiam casas clandestinas e quase todas as que se viram na TV estavam rodeadas de arvoredo. Fazer o quê? Mandar para lá o Costa e uma roçadora. Acho bem os gregos não quererem austeridade, assim apresenta-se-lhes outra vez a conta da dívida que foi perdoada em tempos. Esta gente cospe em quem lhes dá o dinheiro.

  2. Está sra grega é uma besta, ela e todos que culpam os governos pelos incêndios, sejam eles na Grécia, em Portugal ou na conchichina. Que ela e os seus seguidores portugueses processassem ovsao Pedro, eu até concordava. A única maneira de acabar com os incêndios é acabar com a floresta. Estes grandes incêndios infelizmente Irão continuar porquês ninguém pode controlar a atmosfera, ou se faz calor, ou se chove, isso ainda não é possível. Mas enquanto isso nao possível as pessoas vão querer ganhar votos á custa dos mortos nos incêndios, seja na Grécia ou em Portugal, ou noutro país qualquer.

    • E que tal em vez de acabar com a floresta acabar com os incendiários? As florestas são um bem essencial para a vida, os incendiários são parasitas da humanidade, se você defende acabar com o bem para preservar o mal não me parece ser o caminho certo a seguir.

    • Besta? por exemplo este cacique. Nunca houve incêndios minimamente assim (F-1) e calor e seca sempre houveram, especialmente em países como grécia , bulgária com + de 40Graus etc. Mais vale acreditar na cinderela. O problema vem “de cima” e acaba cá em baixo. Olhem para o ar a partir do dia 1 e aprendam a distinguir o natural do artificial. Ou então, sejam meninos obedientes, e engulam todas estas “explicações” pueris sem pensar, a ver a onde isso vos leva. E já estão avisados: ” agora vai acontecer cada vez mais!” Pudera, se eu escolhesse as bolas do totoloto acertaria sempre. Por “milagre” (tb. há eleições e 2a vez não se perdoa) tem estado “frio” Curiosa coincidencia. Mas, à tabela, em agosto vai estar calor, que nestas coisas não se pode abusar. Veremos como serão as coisas depois disso.
      Como inspiraçãoi: http://thekidshouldseethis.com/post/54590722298

  3. A coisa é mais simples: houve incêndios porque há incendiários, como a Europa está em paz a mais de setenta anos tem gente que não se conforma em o continente não ter grandes misérias humanas para lamentar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.