Trump veta comunicado da Casa Branca que apelidava McCain de “herói”

Harald Dettenborn / Wikimedia

O senador republicano John McCain morreu aos 81 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rejeitou divulgar um comunicado preparado pela Casa Branca que apelidava de “herói” o recém falecido senador republicado John McCain.

Após a morte do senador republicano John McCain, foram vários os funcionários que defenderam a divulgação de um comunicado oficial da Casa Branca no qual se chamava o senador de “herói” e se elogiava o seu serviço militar, em particular o desempenho no Vietname, onde foi prisioneiro de guerra.

Mas Donald Trump pôs um travão. Segundo o The Washington Post, o Presidente norte-americano rejeitou a versão final da declaração, dizendo que preferia reagir no Twitter à morte de McCain. “As minhas mais profundas simpatias e respeito vão para a família do senador John McCain. Os nossos corações e orações estão consigo!”, escreveu.

De acordo com a agência EFE, a decisão de Donald Trump rompe com o protocolo habitual dos presidentes dos EUA, que, por norma, emitiam comunicados onde destacavam as conquistas e proezas das personalidades após a sua morte. Além disso, esta decisão evidencia, sobretudo, o grau de animosidade que Trump ainda sente por McCain.

Apesar de pertencerem ao Partido Republicano, Trump e McCain mantinham uma relação contenciosa. Ainda enquanto candidato, Donald Trump criticou a carreira de John McCain, afirmando que o veterano do Vietname não era um verdadeiro herói por se ter deixado apanhar.

John McCain, que morreu no sábado aos 81 anos devido a um agressivo cancro cerebral, será enterrado no próximo domingo, dia 2 de setembro, na Academia Naval de Annapolis (Maryland), depois do velório no Capitólio, uma honra reservada a poucos.

ZAP // EFE

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “Donald Trump criticou a carreira de John McCain, afirmando que o veterano do Vietname não era um verdadeiro herói por se ter deixado apanhar.” Será que esta trampa fez tropa ou esteve na guerra e sabe o que é ser “apanhado” pelo IN ? E votam num incapacitado intelectual, mental deste calibre para presidente de uma potência mundial?

  2. Se não fosse o apelido dele, queria ver quem era o herói.
    Quantos americanos que morreram no Vietnan foram heróis anónimos só pq não tiveram um pai chamado Mc Cain.
    Por vezes os americanos confundem a BD com a realidade e este é um herói de BD

    • És um ignorante que acha que sabe tudo e não sabe nada. Se não fosses, saberias que uma das razões pelas quais o McCain é um verdadeiro herói, é porque quando foi preso, por ser filho de um almirante, poderia ter sido trocado e libertado, mas recusou e optou por ficar preso com os seus camaradas de combate..

    • Caro Prof. Pardal… Você está a passar ao lado da questão. O que está aqui em causa não é se há outros herois de guerra que não são políticos famosos. O que está em causa é se há outros políticos famosos que sejam herois de guerra… E isso não há.

      Não minimize o valor de McCain só porque não é dado o mesmo destaque a outros herois de guerra. Os outros é que têm de ser mais inaltecidos, não é McCain que tem de ser diminuido. Nivelar por baixo é estupidez, amigo.

    • Muita gente ignorante…
      A grande maioria dos combatentes da guerra do Vietname e os POW têm vergonha que se chame “Herói” a McCain.
      Cultivem-se, tentem descobrir porquê.

RESPONDER

Há um mecanismo que bloqueia a produção de gordura após as refeições. Pode tratar a obesidade

Um novo estudo revela um mecanismo até agora desconhecido, no qual uma hormona libertada do intestino desliga os processos de produção de gordura do corpo após as refeições. Depois de uma refeição, o nosso corpo dedica-se …

A mais recente espécie de macaco foi encontrada em laboratório e não numa expedição

A nova espécie de macaco, o Popa langur, foi descoberta em laboratório. Ao contrário do que se possa pensar, muitas das espécies descobertas não são encontradas numa expedição. A descoberta do Popa langur, um macaco encontrado …

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …