Trump veta comunicado da Casa Branca que apelidava McCain de “herói”

Harald Dettenborn / Wikimedia

O senador republicano John McCain morreu aos 81 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rejeitou divulgar um comunicado preparado pela Casa Branca que apelidava de “herói” o recém falecido senador republicado John McCain.

Após a morte do senador republicano John McCain, foram vários os funcionários que defenderam a divulgação de um comunicado oficial da Casa Branca no qual se chamava o senador de “herói” e se elogiava o seu serviço militar, em particular o desempenho no Vietname, onde foi prisioneiro de guerra.

Mas Donald Trump pôs um travão. Segundo o The Washington Post, o Presidente norte-americano rejeitou a versão final da declaração, dizendo que preferia reagir no Twitter à morte de McCain. “As minhas mais profundas simpatias e respeito vão para a família do senador John McCain. Os nossos corações e orações estão consigo!”, escreveu.

De acordo com a agência EFE, a decisão de Donald Trump rompe com o protocolo habitual dos presidentes dos EUA, que, por norma, emitiam comunicados onde destacavam as conquistas e proezas das personalidades após a sua morte. Além disso, esta decisão evidencia, sobretudo, o grau de animosidade que Trump ainda sente por McCain.

Apesar de pertencerem ao Partido Republicano, Trump e McCain mantinham uma relação contenciosa. Ainda enquanto candidato, Donald Trump criticou a carreira de John McCain, afirmando que o veterano do Vietname não era um verdadeiro herói por se ter deixado apanhar.

John McCain, que morreu no sábado aos 81 anos devido a um agressivo cancro cerebral, será enterrado no próximo domingo, dia 2 de setembro, na Academia Naval de Annapolis (Maryland), depois do velório no Capitólio, uma honra reservada a poucos.

ZAP ZAP // EFE

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “Donald Trump criticou a carreira de John McCain, afirmando que o veterano do Vietname não era um verdadeiro herói por se ter deixado apanhar.” Será que esta trampa fez tropa ou esteve na guerra e sabe o que é ser “apanhado” pelo IN ? E votam num incapacitado intelectual, mental deste calibre para presidente de uma potência mundial?

  2. Se não fosse o apelido dele, queria ver quem era o herói.
    Quantos americanos que morreram no Vietnan foram heróis anónimos só pq não tiveram um pai chamado Mc Cain.
    Por vezes os americanos confundem a BD com a realidade e este é um herói de BD

    • És um ignorante que acha que sabe tudo e não sabe nada. Se não fosses, saberias que uma das razões pelas quais o McCain é um verdadeiro herói, é porque quando foi preso, por ser filho de um almirante, poderia ter sido trocado e libertado, mas recusou e optou por ficar preso com os seus camaradas de combate..

    • Caro Prof. Pardal… Você está a passar ao lado da questão. O que está aqui em causa não é se há outros herois de guerra que não são políticos famosos. O que está em causa é se há outros políticos famosos que sejam herois de guerra… E isso não há.

      Não minimize o valor de McCain só porque não é dado o mesmo destaque a outros herois de guerra. Os outros é que têm de ser mais inaltecidos, não é McCain que tem de ser diminuido. Nivelar por baixo é estupidez, amigo.

    • Muita gente ignorante…
      A grande maioria dos combatentes da guerra do Vietname e os POW têm vergonha que se chame “Herói” a McCain.
      Cultivem-se, tentem descobrir porquê.

RESPONDER

"Autêntico golpe de Estado". Bases de dados policiais do SEF vão ser controladas pelo Governo

As bases de dados de informações policiais detidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão passar a ser controladas pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) na "dependência do membro do governo responsável …

Docentes e não docentes deverão ser vacinados com doses da Pfizer este fim de semana

Para este fim de semana, está prevista a vacinação em massa de professores, amas, responsáveis de creches entre outros assistentes de "respostas sociais". Este fim de semana, cerca de 180 mil professores e funcionários dos 2.º …

O seu cão pode ficar com ciúmes só de o imaginar a dar festas a outro

Quase quatro em cada cinco donos de cães relatam casos de ciúmes por parte dos seus amigos de quatro patas. E um novo estudo sugere que este comportamento pode ser desencadeado mesmo quando um suposto …

PSD e CDS dão as mãos para ganhar a Madeira (e fecham a porta ao Chega)

Esta quarta-feira, o PSD e o CDS fecharam a porta ao Chega no acordo de coligação autárquica na Madeira, que ambos os partidos assinaram no Funchal. No início deste mês, o líder do PSD/Madeira Miguel Albuquerque …

"Milagre da multiplicação". Cientistas conseguiram tornar a luz ainda mais brilhante

Uma equipa de cientistas descobriu um fenómeno que aumenta a intensidade da luz emitida por um componente em nanoescala em mais de mil vezes, em relação ao que a teoria afirma ser possível. Os cientistas observaram …

Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um "Júpiter quente". Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é …

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …