Trump veta comunicado da Casa Branca que apelidava McCain de “herói”

Harald Dettenborn / Wikimedia

O senador republicano John McCain morreu aos 81 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rejeitou divulgar um comunicado preparado pela Casa Branca que apelidava de “herói” o recém falecido senador republicado John McCain.

Após a morte do senador republicano John McCain, foram vários os funcionários que defenderam a divulgação de um comunicado oficial da Casa Branca no qual se chamava o senador de “herói” e se elogiava o seu serviço militar, em particular o desempenho no Vietname, onde foi prisioneiro de guerra.

Mas Donald Trump pôs um travão. Segundo o The Washington Post, o Presidente norte-americano rejeitou a versão final da declaração, dizendo que preferia reagir no Twitter à morte de McCain. “As minhas mais profundas simpatias e respeito vão para a família do senador John McCain. Os nossos corações e orações estão consigo!”, escreveu.

De acordo com a agência EFE, a decisão de Donald Trump rompe com o protocolo habitual dos presidentes dos EUA, que, por norma, emitiam comunicados onde destacavam as conquistas e proezas das personalidades após a sua morte. Além disso, esta decisão evidencia, sobretudo, o grau de animosidade que Trump ainda sente por McCain.

Apesar de pertencerem ao Partido Republicano, Trump e McCain mantinham uma relação contenciosa. Ainda enquanto candidato, Donald Trump criticou a carreira de John McCain, afirmando que o veterano do Vietname não era um verdadeiro herói por se ter deixado apanhar.

John McCain, que morreu no sábado aos 81 anos devido a um agressivo cancro cerebral, será enterrado no próximo domingo, dia 2 de setembro, na Academia Naval de Annapolis (Maryland), depois do velório no Capitólio, uma honra reservada a poucos.

ZAP // EFE

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “Donald Trump criticou a carreira de John McCain, afirmando que o veterano do Vietname não era um verdadeiro herói por se ter deixado apanhar.” Será que esta trampa fez tropa ou esteve na guerra e sabe o que é ser “apanhado” pelo IN ? E votam num incapacitado intelectual, mental deste calibre para presidente de uma potência mundial?

  2. Se não fosse o apelido dele, queria ver quem era o herói.
    Quantos americanos que morreram no Vietnan foram heróis anónimos só pq não tiveram um pai chamado Mc Cain.
    Por vezes os americanos confundem a BD com a realidade e este é um herói de BD

    • És um ignorante que acha que sabe tudo e não sabe nada. Se não fosses, saberias que uma das razões pelas quais o McCain é um verdadeiro herói, é porque quando foi preso, por ser filho de um almirante, poderia ter sido trocado e libertado, mas recusou e optou por ficar preso com os seus camaradas de combate..

    • Caro Prof. Pardal… Você está a passar ao lado da questão. O que está aqui em causa não é se há outros herois de guerra que não são políticos famosos. O que está em causa é se há outros políticos famosos que sejam herois de guerra… E isso não há.

      Não minimize o valor de McCain só porque não é dado o mesmo destaque a outros herois de guerra. Os outros é que têm de ser mais inaltecidos, não é McCain que tem de ser diminuido. Nivelar por baixo é estupidez, amigo.

    • Muita gente ignorante…
      A grande maioria dos combatentes da guerra do Vietname e os POW têm vergonha que se chame “Herói” a McCain.
      Cultivem-se, tentem descobrir porquê.

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …