/

Trump terá sugerido enviar norte-americanos infetados com covid-19 para Guantánamo

Sarah Silbiger / Pool

Quando a pandemia de covid-19 estalou nos Estados Unidos, Donald Trump sugeriu o enviou de norte-americanos infetados regressados da Ásia para a base de Guantánamo, em Cuba.

Um livro de dois jornalistas do The Washington Post afirma que o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs o envio de norte-americanos regressados da Ásia com covid-19 para a base de Guantánamo, em Cuba.

Yasmeen Abutaleb e Damian Paletta escreveram que Trump sugeriu a ideia duas vezes em fevereiro do ano passado, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) não tinha ainda declarado a pandemia e os casos conhecidos de covid-19 estavam concentrados no continente asiático.

“Não somos proprietários de alguma ilha? Porque não Guantánamo? Importamos bens, não vamos importar um vírus“, disse o antigo governante, durante uma reunião na sala de crise da Casa Branca, com assessores e responsáveis.

Os dois jornalistas do Post recriaram a situação no novo livro a partir de entrevistas com mais de 180 pessoas, algumas das quais responsáveis do Governo dos Estados Unidos e funcionários da saúde.

De acordo com o livro, o resto das pessoas na sala reagiu com estupefação à ideia de Trump, “preocupadas com o efeito que iria gerar colocar em quarentena os turistas norte-americanos na mesma base das Caraíbas onde o país detém suspeitos de terrorismo”.

O livro, intitulado Nightmare Scenario: Inside the Trump Administration’s Response to a Pandemic That Changed History (Cenário de pesadelo: Nos bastidores da resposta da Administração Trump a uma pandemia que mudou a história, numa tradução livre), relatou, com este episódio, processos de decisão “caóticos e muitas vezes grosseiros” na Casa Branca, repletos de “lutas de poder”.

O The Washington Post foi um dos grandes jornais americanos que mais criticou Donald Trump durante o mandato e especialmente pela gestão da pandemia.

Atualmente, na base naval de Guantánamo estão apenas 40 dos quase 800 reclusos que chegou a receber, desde a abertura, em 2002, decidida pelo antigo Presidente dos Estados Unidos George W. Bush, em resposta aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

A Administração Trumo foi duramente criticada devido à sua resposta à pandemia, tendo minimizado a gravidade do vírus e as medidas de segurança.

Em outubro do ano passado, Donald Trump foi internado numa unidade de cuidados intensivos depois de ter testado positivo à covid-19. Três dias depois de ter dado entrada no Hospital Militar Walter Reed, o então Presidente voltou à Casa Branca com uma mensagem para os norte-americanos: “Não tenham medo da covid”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.