Trump reclama “autoridade absoluta” e quer reabrir a economia

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos EUA, Donald Trump, quer reabrir a economia, alegando que tem autoridade absoluta para tomar as decisões no país face à pandemia de covid-19.

Esta segunda-feira, pela primeira vez na sua história e face à propagação da pandemia de covid-19, os Estados Unidos declararam o estado de calamidade em todo o território. Agora, Donald Trump reclamou autoridade absoluta no combate ao novo coronavírus. O presidente dos Estados Unidos quer reabrir a atividade económica no país.

“O Presidente dos Estados Unidos é que manda. Se não tivéssemos estado aqui para os estados, teríamos tido um problema neste país como nunca antes viram. Quando alguém é o Presidente dos Estados Unidos, a autoridade é total e é assim que tem de ser. É total. Os governadores sabem isso”, disse Trump, na madrugada desta terça-feira.

Os rumores de que o presidente norte-americano planeava despedir o perito em doenças infecciosas e conselheiro de saúde da Casa Branca, Anthony Fauci, também foram desfeitos.

“Essa discussão nos media é ridícula — o presidente Trump não vai demitir Fauci“, escreveu o porta-voz da Casa Branca, Hogan Gidley, num comunicado partilhado no Twitter. “O Dr. Fauci continua a ser um consultor da confiança do presidente Trump”.

“Foram os democratas e os media que ignoraram o coronavírus quando se concentraram no impeachment”, refere Gidley, citado pela AFP. O porta-voz escreve ainda que Trump tomou uma “ação ousada e decisiva para salvar vidas americanas proibindo voos da China e da Europa”.

Os rumores surgiram após Donald Trump ter partilhado um tweet com a hashtag “#FireFauci”, algo que se pode traduzir por “Despedir o Fauci”.

Os Estados Unidos contaram, em 24 horas, 1.509 mortos devido ao novo coronavírus, um número quase idêntico ao de domingo, indicou a Universidade Johns Hopkins. Assim, o número total de mortes desde o início da pandemia no país subiu para 23.529, sendo os Estados Unidos a nação mais atingida pela doença respiratória covid-19, de acordo com os dados de segunda-feira.

Mais de 550 mil pessoas estão infetadas, referiram os centros de prevenção e de luta contra as doenças (CDC) norte-americanos.

Também na segunda-feira, o estado de Nova Iorque, centro da epidemia nos Estados Unidos, ultrapassou a barreira dos dez mil mortes causadas pela covid-19. O governador do estado, Andrew Cuomo, considerou que “o pior já passou”, salientando que, pela primeira vez numa semana, o número de óbitos diário baixou para níveis inferiores a 700.

Para o diretor dos CDC, Robert Redfield, os Estados Unidos estão a “aproximar-se do pico” da doença.

“Estamos prontos a instalar milhares [de camas] mais caso sejam necessário. Penso que não vamos precisar, porque parece que atingimos um patamar e em vários casos [os números] estão a baixar”, afirmou o Presidente norte-americano, na conferência de imprensa diária sobre a situação da covid-19.

Donald Trump indicou ainda que os Estados Unidos tinham realizado perto de três milhões de testes de despistagem. “Três milhões, mais do que qualquer outro país”, destacou, na segunda-feira.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Tem toda a razão Senhor Presidente, e uma competência que advém do cargo que “vossa excelência” “superiormente” desempenha, mas o Povo Americano também tem autoridade absoluta para oferecer-lhe um bilhete de ida.

RESPONDER

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …