Não, Trump não foi jogar golfe um dia depois do atentado

2

(dr) Casa Branca

Donald Trump a jogar golfe (2019)

Quando as notícias falsas se viram contra o candidato: imagem de Setembro de 2022 foi apresentada como sendo de Julho de 2024.

O atentado contra Donald Trump originou rapidamente informações falsas, que se espalharam rapidamente.

Entre as teorias da conspiração, há quem ache que a tentativa de assassinato foi encenada ou planeada, outros acham que o presidente Joe Biden organizou isto tudo, outros olham para os Serviços Secretos como alvo.

Mas ainda há mais: a agência Associated Press cita alegações como “são os chineses que estão por detrás disto”, ou extremistas anti-fascistas, ou até elementos da Convenção Nacional Republicada (o partido de Trump).

Entre uma tão rápida divulgação de palavras, sons ou imagens, destacou-se uma fotografia que mostrava Donald Trump a jogar golfe, logo no dia seguinte ao atentado. Sem penso na orelha.

Ou seja, começou a especular-se (incluindo em Portugal) que era tudo fabricado, já que Donald Trump parecia bem, até ia jogar, e nem tinha penso – mas à noite colocava o penso quando aparecia na Convenção.

Primeiro, a orelha que aparece na imagem é a esquerda; o candidato à presidência dos EUA foi atingido na orelha direita.

Segundo, a fotografia foi tirada num clube de golfe na Virgínia, que fica a mais de 12h de distância de Milwaukee, o local da Convenção Nacional Republicana.

Terceiro, e o mais importante: a imagem, como se pode ver no link acima, é de Setembro de 2022. Foi tirada por um fotógrafo da Associated Press chamado Alex Brandon.

O desmentido é destacado pela agência Reuters, que nem sabe se Donald Trump jogou golfe no fim-de-semana passado.

Donald Trump foi para Milwaukee no dia seguinte ao atentado. A primeira vez que apareceu em público foi na sgeunda-feira, dois dias depois do ataque, precisamente no início da Convenção.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Como eles são rápidos a desmentir o que o Trump faz ou deixa de fazer. Não vi ninguém a vir falar do facto que o Biden está com covid mesmo depois de fartar-se de dizer em canal aberto que quem é vacinado não apanha covid.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.