Donald Trump disse 15 mentiras por dia em 2018

Jason Szenes / EPA

Enquanto o país se prepara para o Ano Novo, o The Washington Post publicou um relatório sobre o “ano de mentiras” do presidente Donald Trump.

O jornalista Glenn Kessler assumiu a tarefa de desmascarar o discurso do comandante-chefe e as afirmações erróneas, que remontam a 2 de janeiro no Twitter contra o Irão, Hillary Clinton e o The New York Times.

Na onda de posts de Trump naquela manhã, o Presidente dos Estados Unidos atacou cada um com declarações falsas, dando início ao que Kessler chamou de “um ano de engano sem precedentes”.

A partir do domingo, quando o artigo foi publicado, o banco de dados do The Fact Checker registou mais de 7.600 declarações enganosas ou falsas feitas pelo presidente na primeira metade de seu mandato.

Como o jornal observou, a média de mentiras de Donald Trump por dia ultrapassou as 15 – quase o triplo da mesma taxa referente a 2017.

Susan Glasser, da New Yorker, também comentou num artigo chamado “Trump está a mentir mais, e está a fazê-lo de propósito”, publicado em agosto.

Explorando a motivação por trás da propensão de Trump para mentir, Glasser descreveu-o como tendo de “tornar-se mais confiante, menos dispostos a tolerar conselheiros que o desafiavam e mais obcecado com as ameaças colocados para a sua Presidência por contínuas investigações”

De acordo com uma pesquisa Quinnipiac de setembro, descreve o Huffington Post, os americanos acreditam mais nos media do que no Presidente, 54% e 30%, respetivamente – apesar dos seus ataques ​​à imprensa e sua credibilidade.

Além disso, a sondagem descobriu que 69% dos eleitores achavam que os media são cruciais para a democracia. Apenas 21% identificaram a imprensa e os media como “o inimigo do povo“, usando a frase assinada por Trump.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …