Jornalista da CNN foi insultado por Donald Trump e expulso da Casa Branca

Erik S. Lesser / EPA

Um correspondente da CNN na Casa Branca viu, esta quarta-feira, ser-lhe negado o acesso à sede da Presidência norte-americana após ter sido insultado por Donald Trump.

Jim Acosta, correspondente da CNN na Casa Branca, marcou presença esta quarta-feira numa conferência de imprensa e, “olhos nos olhos” com Donald Trump, colocou uma questão sobre a caravana de migrantes que está a atravessar a América Central em direção aos Estados Unidos ao Presidente norte-americano.

A pergunta sobre um tema tenso, e encarado como uma arma de arremesso político durante a campanha para as eleições intercalares desta terça-feira, causou em Donald Trump um sentimento de desconforto que o fez reagir de imediato e com muita pouca simpatia.

“Acho me devias deixar liderar o país. Tu lideras a CNN, e se o fizesses bem, as audiências não estariam tão mal. A CNN devia ter vergonha de ter uma pessoa como tu a trabalhar”, disse o Presidente dos Estados Unidos, enquanto o jornalista tentava prosseguir com a pergunta.

Ao mesmo tempo, segundo o jornal Público, uma funcionária da Casa Branca tentava tirar o microfone ao jornalista, que resistiu durante alguns instantes.

O microfone acabaria por ser retirado a Acosta e entregue a outro jornalista. Com o microfone nas mãos, Peter Alexander, da NBC, defendeu o seu colega da CNN, afirmando que o ataque do Presidente foi “injusto“.

A conferência de imprensa desta quarta-feira foi marcada por vários momentos de tensão entre Donald Trump e os jornalistas. Ao final do dia, a assessora de imprensa do Presidente anunciou a retirada das credenciais de acesso à Casa Branca ao jornalista da CNN, Jim Acosta.

A assessora fez referência a um confronto físico entre Acosta e uma funcionária da Presidência que, contudo, as imagens não confirmam. “Nunca iremos tolerar que um jornalista coloque as suas mãos numa jovem mulher que estava só a tentar fazer o seu trabalho”, escreveu Sarah Sanders no Twitter.

“Este comportamento é absolutamente inaceitável”, acrescentou Sanders, que acusou ainda Acosta de não ter permitido que os seus colegas colocassem questões a Trump.

Também através da mesma rede social, o jornalista da CNN reagiu, afirmando que “isto é uma mentira“. Jim Acosta confirmou ainda que lhe foi vedado o acesso à Casa Branca.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa!… atitudes dignas de um ditador e que só envergonha os EUA!
    O Trump a tentar dar lições de moral a quem quer que seja é algo mesmo surreal!…
    Além de tudo o resto, as desculpas para tirarem as credenciais ao jornalista, é que são vergonhosas (e mentirosas)!

  2. Pseudo-jornalista esquerdoso e asqueroso . Tenho uma solução para ele . Por que ele não acolhe a caravana na casa dele e de seus colegas da CNN e demais veículos hospedando e bancando tudo ? Se cada um pegar uma família dará certinho .

RESPONDER

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava. Estes são os resultados de um novo artigo publicado a …

Portugal sob risco de "chuvas de lama"

Portugal corre neste sábado o risco de chuvas de lama, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que avisa também para a fraca qualidade do ar durante o fim-de-semana. A APA prevê que as regiões de …

CIA concluiu que príncipe saudita ordenou morte de Jamal Khashoggi

O jornal Washington Post noticiou na sexta-feira que a Agência Central de Informações, CIA, concluiu que o príncipe herdeiro saudita ordenou o homicídio do jornalista Jamal Khashoggi em Istambul, citando fontes anónimas. A informação veiculada pelo …

Novas imagens mostram momentos de terror em Alcochete

Foram divulgadas novas imagens captadas pelo sistema de video-vigilância da Academia do Sporting, em Alcochete, que revelam como decorreu a invasão de 15 de Maio de 2018, que culminou com a agressão de jogadores e equipa …