Jornalista da CNN foi insultado por Donald Trump e expulso da Casa Branca

Erik S. Lesser / EPA

Um correspondente da CNN na Casa Branca viu, esta quarta-feira, ser-lhe negado o acesso à sede da Presidência norte-americana após ter sido insultado por Donald Trump.

Jim Acosta, correspondente da CNN na Casa Branca, marcou presença esta quarta-feira numa conferência de imprensa e, “olhos nos olhos” com Donald Trump, colocou uma questão sobre a caravana de migrantes que está a atravessar a América Central em direção aos Estados Unidos ao Presidente norte-americano.

A pergunta sobre um tema tenso, e encarado como uma arma de arremesso político durante a campanha para as eleições intercalares desta terça-feira, causou em Donald Trump um sentimento de desconforto que o fez reagir de imediato e com muita pouca simpatia.

“Acho me devias deixar liderar o país. Tu lideras a CNN, e se o fizesses bem, as audiências não estariam tão mal. A CNN devia ter vergonha de ter uma pessoa como tu a trabalhar”, disse o Presidente dos Estados Unidos, enquanto o jornalista tentava prosseguir com a pergunta.

Ao mesmo tempo, segundo o jornal Público, uma funcionária da Casa Branca tentava tirar o microfone ao jornalista, que resistiu durante alguns instantes.

O microfone acabaria por ser retirado a Acosta e entregue a outro jornalista. Com o microfone nas mãos, Peter Alexander, da NBC, defendeu o seu colega da CNN, afirmando que o ataque do Presidente foi “injusto“.

A conferência de imprensa desta quarta-feira foi marcada por vários momentos de tensão entre Donald Trump e os jornalistas. Ao final do dia, a assessora de imprensa do Presidente anunciou a retirada das credenciais de acesso à Casa Branca ao jornalista da CNN, Jim Acosta.

A assessora fez referência a um confronto físico entre Acosta e uma funcionária da Presidência que, contudo, as imagens não confirmam. “Nunca iremos tolerar que um jornalista coloque as suas mãos numa jovem mulher que estava só a tentar fazer o seu trabalho”, escreveu Sarah Sanders no Twitter.

“Este comportamento é absolutamente inaceitável”, acrescentou Sanders, que acusou ainda Acosta de não ter permitido que os seus colegas colocassem questões a Trump.

Também através da mesma rede social, o jornalista da CNN reagiu, afirmando que “isto é uma mentira“. Jim Acosta confirmou ainda que lhe foi vedado o acesso à Casa Branca.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa!… atitudes dignas de um ditador e que só envergonha os EUA!
    O Trump a tentar dar lições de moral a quem quer que seja é algo mesmo surreal!…
    Além de tudo o resto, as desculpas para tirarem as credenciais ao jornalista, é que são vergonhosas (e mentirosas)!

  2. Pseudo-jornalista esquerdoso e asqueroso . Tenho uma solução para ele . Por que ele não acolhe a caravana na casa dele e de seus colegas da CNN e demais veículos hospedando e bancando tudo ? Se cada um pegar uma família dará certinho .

RESPONDER

IVA da luz a 6%. Ministro sugere que famílias mudem para potência mais baixa

O ministro do Ambiente e Transição Energética não afastou a extensão a redução do IVA da luz a mais contratos, mas sugeriu que as famílias mudassem para a potência mais baixa para poderem beneficiar da …

CGTP. Milhares de trabalhadores manifestam-se contra a precariedade. Professores juntam-se ao protesto

Milhares de trabalhadores de todo o país deverão deslocar-se esta quinta-feira a Lisboa para integrar a manifestação nacional que a CGTP promove em defesa de melhores condições de vida e de trabalho. Segundo João Torres, dirigente …

Bruno de Caravalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …