Jornalista da CNN foi insultado por Donald Trump e expulso da Casa Branca

Erik S. Lesser / EPA

Um correspondente da CNN na Casa Branca viu, esta quarta-feira, ser-lhe negado o acesso à sede da Presidência norte-americana após ter sido insultado por Donald Trump.

Jim Acosta, correspondente da CNN na Casa Branca, marcou presença esta quarta-feira numa conferência de imprensa e, “olhos nos olhos” com Donald Trump, colocou uma questão sobre a caravana de migrantes que está a atravessar a América Central em direção aos Estados Unidos ao Presidente norte-americano.

A pergunta sobre um tema tenso, e encarado como uma arma de arremesso político durante a campanha para as eleições intercalares desta terça-feira, causou em Donald Trump um sentimento de desconforto que o fez reagir de imediato e com muita pouca simpatia.

“Acho me devias deixar liderar o país. Tu lideras a CNN, e se o fizesses bem, as audiências não estariam tão mal. A CNN devia ter vergonha de ter uma pessoa como tu a trabalhar”, disse o Presidente dos Estados Unidos, enquanto o jornalista tentava prosseguir com a pergunta.

Ao mesmo tempo, segundo o jornal Público, uma funcionária da Casa Branca tentava tirar o microfone ao jornalista, que resistiu durante alguns instantes.

O microfone acabaria por ser retirado a Acosta e entregue a outro jornalista. Com o microfone nas mãos, Peter Alexander, da NBC, defendeu o seu colega da CNN, afirmando que o ataque do Presidente foi “injusto“.

A conferência de imprensa desta quarta-feira foi marcada por vários momentos de tensão entre Donald Trump e os jornalistas. Ao final do dia, a assessora de imprensa do Presidente anunciou a retirada das credenciais de acesso à Casa Branca ao jornalista da CNN, Jim Acosta.

A assessora fez referência a um confronto físico entre Acosta e uma funcionária da Presidência que, contudo, as imagens não confirmam. “Nunca iremos tolerar que um jornalista coloque as suas mãos numa jovem mulher que estava só a tentar fazer o seu trabalho”, escreveu Sarah Sanders no Twitter.

“Este comportamento é absolutamente inaceitável”, acrescentou Sanders, que acusou ainda Acosta de não ter permitido que os seus colegas colocassem questões a Trump.

Também através da mesma rede social, o jornalista da CNN reagiu, afirmando que “isto é uma mentira“. Jim Acosta confirmou ainda que lhe foi vedado o acesso à Casa Branca.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa!… atitudes dignas de um ditador e que só envergonha os EUA!
    O Trump a tentar dar lições de moral a quem quer que seja é algo mesmo surreal!…
    Além de tudo o resto, as desculpas para tirarem as credenciais ao jornalista, é que são vergonhosas (e mentirosas)!

  2. Pseudo-jornalista esquerdoso e asqueroso . Tenho uma solução para ele . Por que ele não acolhe a caravana na casa dele e de seus colegas da CNN e demais veículos hospedando e bancando tudo ? Se cada um pegar uma família dará certinho .

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …