Trump culpa a imprensa pela “raiva” na sociedade

Jim Lo Scalzo / EPA

Donald Trump

Três novas encomendas armadilhadas foram enviadas para Joe Biden e Robert De Niro esta quinta-feira. Donald Trump aponta o dedo aos media, acusando a imprensa pela vaga de ameaças.

Esta quinta-feira, foram intercetadas três novas cartas-bomba nos Estados Unidos, em plenos clima tenso em que a polícia norte-americana procura o possível bombista em série que tem ameaçado as figuras políticas ligadas à oposição democrata.

Nas redes sociais, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, culpou a imprensa pela “raiva” na sociedade norte-americana. “Uma grande parte da raiva que vemos na nossa sociedade é causada pelas reportagens propositadamente falsas e incorretas, às quais me refiro como fake news“, escreveu.

“Quaisquer atos ou ameaças de violência política são um ataque à nossa democracia”, continuou o Presidente.

Duas das mais recentes cartas-bomba estavam endereçadas ao ex-vice-presidente Joe Biden e a outra ao ator Robert De Niro. Tal como as outras, dirigidas a críticos de Trump, estas não chegaram a explodir, adianta o Correio da Manhã.

A carta dirigida ao ator tinha o endereço de um restaurante seu em Nova Iorque. Já as cartas para Biden foram intercetadas em postos de correios do Delaware, onde tem uma casa.

Também ontem, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, defendeu as críticas feitas por Donald Trump à imprensa. “O Presidente condena  a violência em todas as formas, desde o primeiro dia, e vai continuar a fazê-lo. Mas certamente que sente que toda a gente tem um papel a desempenhar”, afirmou,

Segundo a porta-voz, a imprensa continua a focar apenas “o lado negativo”. “Ontem, a primeira coisa que o Presidente fez foi ouvir o público e condenar a violência. A primeira coisa que a sua rede fez (CNN) foi vir a público e acusar o Presidente de ser o responsável. Isso não é correto. A primeira coisa a ser feita deveria ter sido condenar a violência.”

Depois das bombas que ameaçaram os Estados Unidos, os investigadores estão agora a centrar as suas atenções na Florida, de onde acreditam que terão sido enviadas as bombas. Todas as cartas terão passado pelos serviços postais.

As autoridades traçam o caso como terrorismo doméstico, apesar de o motivo ainda ser desconhecido.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …

Escolas encerradas empurram milhões de crianças para o trabalho infantil

Milhões de crianças correm o risco de serem forçadas a fazer trabalho infantil, como resultado da pandemia do novo coronavírus. Isto poderá levar ao primeiro aumento no trabalho infantil, depois de 20 anos de progresso. De …

Oito anos depois, um Schumacher volta à F1

Mick Schumacher vai conduzir um Alfa Romeo em Nürburgring, na 1.ª sessão de treinos livres. Jovem piloto deverá ser campeão da Fórmula 2, já neste ano. Michael Schumacher esteve na Fórmula 1 em 19 épocas, não …

Restauração, cinema e alojamento com condições especiais nas moratórias

Restauração, transportes aéreo, ferroviário e marítimo, educação, atividades de saúde e desportivas, alojamento e cinema são alguns dos setores com condições especiais de pagamento nas moratórias bancárias, segundo diploma publicado. O decreto-lei, esta terça-feira publicado em …

Ex-diretor da agência Elite Models europeia investigado por violação e abuso sexual

Gérald Marie, ex-diretor de uma das maiores agências de modelos do mundo, está a ser investigado pelas autoridades francesas, por suspeitas de agressão sexual e violação, inclusivamente a uma menor. Segundo a Procuradoria-Geral da República francesa, …

Parceiros sociais apanhados de surpresa com alterações ao sucessor do lay-off

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) disse que o Governo não apresentou aos parceiros sociais as alterações que anunciou para regime de apoio à retoma progressiva, o sucedâneo do lay-off simplificado. "Compreendemos que o …

Apesar de "isto estar mais para os partidos de extremos", Santana Lopes nega ligações ao Chega

Em entrevista à TVI24, Santana Lopes referiu que a saída do Aliança não é o fim da sua carreira política, ainda assim recusa um regresso ao PSD. O ex- primeiro-ministro assume as ligações à direita, …