Trump e Hillary consolidam liderança e Marco Rubio abandona a corrida

O empresário Donald Trump, candidato a representar o Partido Republicano nas eleições americanas de novembro deste ano, venceu esta terça-feira as primárias na Flórida, Illinois e Carolina do Norte. No Missouri, houve empates em ambos os lados.

A vitória de Trump na Flórida provocou a desistência do senador Marco Rubio, que abandonou a campanha ao perder no seu estado. O jovem senador de origem cubana foi durante muitos meses a esperança do aparelho republicano derrotar os candidatos mais extremistas, como Donald Trump e Ted Cruz.

Num discurso emotivo o senador republicano lembrou as suas origens familiares de imigrante, apelou para uma candidatura que una os americanos, independentemente da sua origem.

“As pessoas estão fartas e frustradas com a direcção que tomou o nosso país”, disse Rubio que pediu mudanças no establishment republicano – o mesmo que contava com ele para parar Trump.

Donald Trump venceu em três dos cinco Estados que estavam em jogo nas primárias republicanas desta terça-feira, perdendo apenas para o governador de Ohio, John Kasich, que ganhou no seu estado e garantiu a continuidade na corrida para ser nomeado representante do Partido Republicano nas eleições presidenciais.

As vitórias na Flórida e Illinois são ainda mais relevantes porque as regras ditam que todos os delegados republicanos nestes grandes estados terão de votar em Trump, ao invés dos votos serem distribuídos proporcionalmente.

No Missouri, um empate: com 100% dos votos contados no Missouri, o magnata Donald Trump ganhou a Ted Cruz por uma diferença de apenas 1.600 votos. Também no lado dos democratas a ex-secretária de Estado Hillary Clinton impôs-se ao seu principal adversário Bernie Sanders por apenas 1.500 votos, o que pode levar a uma recontagem dos votos.

Hillary Clinton consolidou o seu favoritismo ao alcançar uma vitória na Flórida, Illinois, Carolina do Norte e Ohio, deixando o senador Bernie Sanders num distante segundo lugar.

As eleições primárias desta terça-feira quase garantem a nomeação de Trump e Hillary, cada vez mais perto das nomeações dos respectivos partidos para candidatos à Casa Branca.

ZAP / Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …