Trump e Hillary consolidam liderança e Marco Rubio abandona a corrida

O empresário Donald Trump, candidato a representar o Partido Republicano nas eleições americanas de novembro deste ano, venceu esta terça-feira as primárias na Flórida, Illinois e Carolina do Norte. No Missouri, houve empates em ambos os lados.

A vitória de Trump na Flórida provocou a desistência do senador Marco Rubio, que abandonou a campanha ao perder no seu estado. O jovem senador de origem cubana foi durante muitos meses a esperança do aparelho republicano derrotar os candidatos mais extremistas, como Donald Trump e Ted Cruz.

Num discurso emotivo o senador republicano lembrou as suas origens familiares de imigrante, apelou para uma candidatura que una os americanos, independentemente da sua origem.

“As pessoas estão fartas e frustradas com a direcção que tomou o nosso país”, disse Rubio que pediu mudanças no establishment republicano – o mesmo que contava com ele para parar Trump.

Donald Trump venceu em três dos cinco Estados que estavam em jogo nas primárias republicanas desta terça-feira, perdendo apenas para o governador de Ohio, John Kasich, que ganhou no seu estado e garantiu a continuidade na corrida para ser nomeado representante do Partido Republicano nas eleições presidenciais.

As vitórias na Flórida e Illinois são ainda mais relevantes porque as regras ditam que todos os delegados republicanos nestes grandes estados terão de votar em Trump, ao invés dos votos serem distribuídos proporcionalmente.

No Missouri, um empate: com 100% dos votos contados no Missouri, o magnata Donald Trump ganhou a Ted Cruz por uma diferença de apenas 1.600 votos. Também no lado dos democratas a ex-secretária de Estado Hillary Clinton impôs-se ao seu principal adversário Bernie Sanders por apenas 1.500 votos, o que pode levar a uma recontagem dos votos.

Hillary Clinton consolidou o seu favoritismo ao alcançar uma vitória na Flórida, Illinois, Carolina do Norte e Ohio, deixando o senador Bernie Sanders num distante segundo lugar.

As eleições primárias desta terça-feira quase garantem a nomeação de Trump e Hillary, cada vez mais perto das nomeações dos respectivos partidos para candidatos à Casa Branca.

ZAP / Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Já se sabe o que colidiu com Júpiter em agosto

No mês passado, recebemos a notícia de um raro flash de luz em Júpiter, suficientemente brilhante para ser visto através de telescópios. De acordo com uma nova análise, a causa desse acidente foi um pequeno asteróide, …

Maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje da Noruega

A maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje para estudar durante um ano os efeitos visíveis das alterações climáticas no Pólo Norte. O quebra-gelo Polarstern, do instituto Alfred-Wegener, de Bremerhaven, na Alemanha, partirá do …

Asteróide "sorrateiro" pregou um susto à NASA e quase colidiu com a Terra em julho

Em finais de julho, um asteróide do tamanho de um campo de futebol pregou um susto à NASA quando passou a apenas 65.0175 quilómetros da Terra. Foi a maior rocha espacial a passar tão perto …

Vem aí o Dia 0. A Austrália vai ficar sem água (e pode não ser a única)

O Dia 0 está a chegar e a Austrália está prestes a ficar sem água. Os cientistas dizem que este é um aviso para todas as outras regiões em redor do mundo. Este dia vai marcar …

Mujahid é a misteriosa figura por detrás da propaganda talibã (mas pode nem ser real)

Zabihullah Mujahid pode não ser um nome reconhecido pelas pessoas, mas a verdade é que tudo aquilo que ele diz é escutado atentamente por todo o mundo. Mujahid é o porta-voz dos talibãs há 12 anos …

O rapper, a mulher adúltera, a caçadeira e a PIDE feminista. Polémica com videoclip de Valete

Numa altura em que continuam a contar-se as mulheres que morrem vítimas de violência doméstica, o último videoclip de Valete, um dos rappers mais reconhecidos do país, está a causar polémica. Há quem considere que faz …

Milhares de milhões de pássaros desapareceram dos EUA

Um quarto de todos os pássaros dos EUA desapareceram desde 1970, segundo uma pesquisa publicada esta quinta-feira na revista Science, que dá conta de uma perda de biodiversidade contabilizada em 30% da população total de …

Cruzeiro "exclusivamente para britânicos" levanta polémica

Uma brochura que prometia viagens de cruzeiro exclusivas para britânicos levou várias pessoas a queixarem-se da Saga, uma empresa especializada em serviços para clientes com mais de 50 anos. A empresa já remeteu as culpas …

Começou à "invasão" da Área 51. Já há detidos e até um festival

Pelo menos 75 pessoas já chegaram à Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos, em resposta a um evento criado no Facebook. Milhão e meio de pessoas combinaram invadir esta sexta-feira esta zona misteriosa …

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo: 13 milhões de dólares por prisioneiro

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo. Para manter as instalações a funcionar, cada prisioneiro custa 13 milhões de dólares ao Estado norte-americano. A prisão de segurança máxima de ADX Florence, em Colorado, nos Estados …