Trump e Hillary consolidam liderança e Marco Rubio abandona a corrida

O empresário Donald Trump, candidato a representar o Partido Republicano nas eleições americanas de novembro deste ano, venceu esta terça-feira as primárias na Flórida, Illinois e Carolina do Norte. No Missouri, houve empates em ambos os lados.

A vitória de Trump na Flórida provocou a desistência do senador Marco Rubio, que abandonou a campanha ao perder no seu estado. O jovem senador de origem cubana foi durante muitos meses a esperança do aparelho republicano derrotar os candidatos mais extremistas, como Donald Trump e Ted Cruz.

Num discurso emotivo o senador republicano lembrou as suas origens familiares de imigrante, apelou para uma candidatura que una os americanos, independentemente da sua origem.

“As pessoas estão fartas e frustradas com a direcção que tomou o nosso país”, disse Rubio que pediu mudanças no establishment republicano – o mesmo que contava com ele para parar Trump.

Donald Trump venceu em três dos cinco Estados que estavam em jogo nas primárias republicanas desta terça-feira, perdendo apenas para o governador de Ohio, John Kasich, que ganhou no seu estado e garantiu a continuidade na corrida para ser nomeado representante do Partido Republicano nas eleições presidenciais.

As vitórias na Flórida e Illinois são ainda mais relevantes porque as regras ditam que todos os delegados republicanos nestes grandes estados terão de votar em Trump, ao invés dos votos serem distribuídos proporcionalmente.

No Missouri, um empate: com 100% dos votos contados no Missouri, o magnata Donald Trump ganhou a Ted Cruz por uma diferença de apenas 1.600 votos. Também no lado dos democratas a ex-secretária de Estado Hillary Clinton impôs-se ao seu principal adversário Bernie Sanders por apenas 1.500 votos, o que pode levar a uma recontagem dos votos.

Hillary Clinton consolidou o seu favoritismo ao alcançar uma vitória na Flórida, Illinois, Carolina do Norte e Ohio, deixando o senador Bernie Sanders num distante segundo lugar.

As eleições primárias desta terça-feira quase garantem a nomeação de Trump e Hillary, cada vez mais perto das nomeações dos respectivos partidos para candidatos à Casa Branca.

ZAP / Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Funcionários públicos passam a receber hoje 75% do valor das progressões

Os funcionários públicos que reuniram dez pontos na avaliação de desempenho nos últimos anos começam hoje a receber com o salário 75% da progressão que esteve congelada, que passará a ser paga na totalidade em …

Pasta de dentes de carvão não branqueia os dentes (e faz muito mal)

O carvão ativado, como uma moda de saúde, começou a ficar popular em 2016. Hoje, podemos encontrá-lo em bebidas, gelados e pizza, por exemplo. Não há dúvida de que parte da atração está na estética das …

O exoplaneta mais tórrido já descoberto tem valiosas terras raras

A 650 anos-luz da Terra, o KELT-9 b, o exoplaneta mais quente até agora descoberto, tem assinaturas de alguns dos cobiçados minerais de terras-raras.  Além das assinaturas de ferro gasoso e titânio encontradas na sua atmosfera, …

Conseguirá a Terra sair ilesa se o Sol ficar sem combustível?

Planetas rochosos formados por elementos densos serão, muito provavelmente, os únicos sobreviventes da morte explosiva de uma estrela. Esta descoberta dá-nos pistas preciosas sobre o futuro da Terra. Quando uma estrela morre destrói tudo o que …

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …