Trump e Hillary consolidam liderança e Marco Rubio abandona a corrida

O empresário Donald Trump, candidato a representar o Partido Republicano nas eleições americanas de novembro deste ano, venceu esta terça-feira as primárias na Flórida, Illinois e Carolina do Norte. No Missouri, houve empates em ambos os lados.

A vitória de Trump na Flórida provocou a desistência do senador Marco Rubio, que abandonou a campanha ao perder no seu estado. O jovem senador de origem cubana foi durante muitos meses a esperança do aparelho republicano derrotar os candidatos mais extremistas, como Donald Trump e Ted Cruz.

Num discurso emotivo o senador republicano lembrou as suas origens familiares de imigrante, apelou para uma candidatura que una os americanos, independentemente da sua origem.

“As pessoas estão fartas e frustradas com a direcção que tomou o nosso país”, disse Rubio que pediu mudanças no establishment republicano – o mesmo que contava com ele para parar Trump.

Donald Trump venceu em três dos cinco Estados que estavam em jogo nas primárias republicanas desta terça-feira, perdendo apenas para o governador de Ohio, John Kasich, que ganhou no seu estado e garantiu a continuidade na corrida para ser nomeado representante do Partido Republicano nas eleições presidenciais.

As vitórias na Flórida e Illinois são ainda mais relevantes porque as regras ditam que todos os delegados republicanos nestes grandes estados terão de votar em Trump, ao invés dos votos serem distribuídos proporcionalmente.

No Missouri, um empate: com 100% dos votos contados no Missouri, o magnata Donald Trump ganhou a Ted Cruz por uma diferença de apenas 1.600 votos. Também no lado dos democratas a ex-secretária de Estado Hillary Clinton impôs-se ao seu principal adversário Bernie Sanders por apenas 1.500 votos, o que pode levar a uma recontagem dos votos.

Hillary Clinton consolidou o seu favoritismo ao alcançar uma vitória na Flórida, Illinois, Carolina do Norte e Ohio, deixando o senador Bernie Sanders num distante segundo lugar.

As eleições primárias desta terça-feira quase garantem a nomeação de Trump e Hillary, cada vez mais perto das nomeações dos respectivos partidos para candidatos à Casa Branca.

ZAP / Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …