Trump e Hillary consolidam liderança e Marco Rubio abandona a corrida

O empresário Donald Trump, candidato a representar o Partido Republicano nas eleições americanas de novembro deste ano, venceu esta terça-feira as primárias na Flórida, Illinois e Carolina do Norte. No Missouri, houve empates em ambos os lados.

A vitória de Trump na Flórida provocou a desistência do senador Marco Rubio, que abandonou a campanha ao perder no seu estado. O jovem senador de origem cubana foi durante muitos meses a esperança do aparelho republicano derrotar os candidatos mais extremistas, como Donald Trump e Ted Cruz.

Num discurso emotivo o senador republicano lembrou as suas origens familiares de imigrante, apelou para uma candidatura que una os americanos, independentemente da sua origem.

“As pessoas estão fartas e frustradas com a direcção que tomou o nosso país”, disse Rubio que pediu mudanças no establishment republicano – o mesmo que contava com ele para parar Trump.

Donald Trump venceu em três dos cinco Estados que estavam em jogo nas primárias republicanas desta terça-feira, perdendo apenas para o governador de Ohio, John Kasich, que ganhou no seu estado e garantiu a continuidade na corrida para ser nomeado representante do Partido Republicano nas eleições presidenciais.

As vitórias na Flórida e Illinois são ainda mais relevantes porque as regras ditam que todos os delegados republicanos nestes grandes estados terão de votar em Trump, ao invés dos votos serem distribuídos proporcionalmente.

No Missouri, um empate: com 100% dos votos contados no Missouri, o magnata Donald Trump ganhou a Ted Cruz por uma diferença de apenas 1.600 votos. Também no lado dos democratas a ex-secretária de Estado Hillary Clinton impôs-se ao seu principal adversário Bernie Sanders por apenas 1.500 votos, o que pode levar a uma recontagem dos votos.

Hillary Clinton consolidou o seu favoritismo ao alcançar uma vitória na Flórida, Illinois, Carolina do Norte e Ohio, deixando o senador Bernie Sanders num distante segundo lugar.

As eleições primárias desta terça-feira quase garantem a nomeação de Trump e Hillary, cada vez mais perto das nomeações dos respectivos partidos para candidatos à Casa Branca.

ZAP / Agência Brasil

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.