Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes”. Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir ir à missa no domingo de Páscoa. 

“Esta vai ser, provavelmente, a semana mais dura. Entre esta e a próxima semana vai haver muitas mortes, infelizmente. Mas menos mortes do que se isto não fosse feito, mas vai haver mortes”, disse Donald Trump no início da conferência de imprensa, citado pelo Observador.

“Todas as decisões que estamos a tomar são para salvar vidas. É a nossa única consideração. Queremos salvar vidas. Queremos perder o mínimo de vidas possível”, disse. Trump disse que o país vai continuar a usar “todos os poderes, todas as autoridades, todos os recursos” para manter a população “saudável e segura”.

Queremos acabar com esta guerra. Temos de voltar ao trabalho. Temos de abrir o nosso país outra vez. Não podemos continuar com isto meses e meses e meses. Temos de abrir o nosso país outra vez. Este país não foi feito para isto. Poucos foram”, disse.

O Presidente dos Estados Unidos criticou ainda “certos meios de comunicação social” por estarem a “espalhar rumores falsos e a criar medo e até pânico nas pessoas”.

Apesar do cenário que se vive nos Estados Unidos, Donald Trump admitiu estar a estudar um eventual levantamento das restrições à liberdade de movimentos durante o período da Páscoa.

“Amanhã é Domingo de Ramos. Pensem nisso. Não vamos às igrejas no Domingo de Ramos. Mas pensem no próximo domingo: Páscoa. Pensei nisto antes, talvez possamos abrir uma exceção para as igrejas. Talvez possamos falar disso. Talvez possamos permitir as missas com uma grande distância, na rua, no domingo de Páscoa. Não sei, é algo de que devíamos falar”, disse, sem deixar claro o que pretende fazer.

Trump revelou ainda que o governo federal vai enviar “alguns” dos dez mil ventiladores que existem armazenados a nível central para Nova Iorque. Ao mesmo tempo, Trump anunciou que deu ordem para que mil elementos das Forças Armadas fossem mobilizados para apoiar nos cuidados de saúde na cidade de Nova Iorque.

Os Estados Unidos registam um total de 301.902 casos de Covid-19 e 8.175 mortes na sequência da infeção. Relativamente aos números de sexta-feira, trata-se de um aumento de 23.949 novos casos e 1.023 mortes nas últimas 24 horas.

Os Estados Unidos são também o país com mais doentes em estado grave, internados em cuidados intensivos, com 8.350 nesta situação.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não desejo mal a ninguém , mas alguns “Dirigentes” por o facto de brincarem com coisas serias, mereciam uma pequena lição de parte do nosso inimigo invisível !…. Se tal acontecer , não os vou chorar !

RESPONDER

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …