Donald Trump deverá ser absolvido no processo de destituição

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

Os senadores dos EUA irão votar, esta sexta-feira, para decidir se o julgamento político de Donald Trump irá recolher depoimentos de novas testemunhas ou se passa para a fase final de votação dos dois artigos para destituição.

Os Democratas insistem na necessidade de ouvir novas testemunhas, nomeadamente o ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton e o chefe de gabinete Mick Mulvaney, que não conseguiram levar ao inquérito para destituição nos dois comités da Câmara de Representantes, devido às resistências da Casa Branca.

A necessidade em ouvir Bolton surgiu depois de o ex-conselheiro ter lançado alguns excertos de um livro que pretende publicar em março, no qual revela a forma como o Presidente lhe falou da sua determinação em reter a ajuda militar à Ucrânia, no valor de 391 milhões de dólares, até que Kiev concordasse em investigar Joe Biden.

A maioria Republicana (53-47) tentará impedir esta iniciativa, mas subsistem dúvidas sobre se toda a bancada estará unida. No entanto, escreve o Observador, tudo indica que os Democratas apenas contam com os votos favoráveis de três republicanos  Mitt Romney, Susan Collins e Lisa Murkowski —, quando precisavam de quatro.

Segundo o jornal online, se o resultado da votação for de 50 votos a favor e 50 votos contra, a moção não será aprovada e o líder da maioria, Mitch McConnell, avançará com uma votação para absolver o Presidente, que a maioria republicana deverá aprovar.

Porém, os Democratas estão esperançosos que McConnell, em caso de empate, possa desempatar a questão, embora seja pouco provável, uma vez que o líder se tem mantido neutro durante todo o processo.

Trump é acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso, por ter pressionado o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, para que este investigasse a atividade da família de Biden, junto de uma empresa ucraniana envolvida num caso de corrupção.

O julgamento é retomado esta sexta-feira às 13h00, 18h00 em Lisboa.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Porém, os Democratas estão esperançosos que McConnell, em caso de empate, possa desempatar a questão, embora seja pouco provável, uma vez que o líder se tem mantido neutro durante todo o processo.”
    Tudo mal quem desempata é o John Roberts que é o juiz presidente.
    O McConnell tem sido tudo menos neutro neste processo.

  2. Encomendem Rennie, Compensan… sei lá, um kg de açucar e sal também.
    Que o Trump vai endireitar estes comunas transvestidos de democratas.
    Chamem-lhe nomes já que nem transpirar conseguem, seus socialistas caviar que vivem numa redoma de luxo.

RESPONDER

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …

Chelsea e Manchester City preparam-se para sair da Superliga Europeia

Os dois clubes ingleses estão a preparar-se para se retirar formalmente da Superliga Europeia, avança, esta terça-feira, a imprensa britânica. O jornal The Guardian avançou, tal como a generalidade da imprensa britânica, que o Chelsea e …