Donald Trump deverá ser absolvido no processo de destituição

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

Os senadores dos EUA irão votar, esta sexta-feira, para decidir se o julgamento político de Donald Trump irá recolher depoimentos de novas testemunhas ou se passa para a fase final de votação dos dois artigos para destituição.

Os Democratas insistem na necessidade de ouvir novas testemunhas, nomeadamente o ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton e o chefe de gabinete Mick Mulvaney, que não conseguiram levar ao inquérito para destituição nos dois comités da Câmara de Representantes, devido às resistências da Casa Branca.

A necessidade em ouvir Bolton surgiu depois de o ex-conselheiro ter lançado alguns excertos de um livro que pretende publicar em março, no qual revela a forma como o Presidente lhe falou da sua determinação em reter a ajuda militar à Ucrânia, no valor de 391 milhões de dólares, até que Kiev concordasse em investigar Joe Biden.

A maioria Republicana (53-47) tentará impedir esta iniciativa, mas subsistem dúvidas sobre se toda a bancada estará unida. No entanto, escreve o Observador, tudo indica que os Democratas apenas contam com os votos favoráveis de três republicanos  Mitt Romney, Susan Collins e Lisa Murkowski —, quando precisavam de quatro.

Segundo o jornal online, se o resultado da votação for de 50 votos a favor e 50 votos contra, a moção não será aprovada e o líder da maioria, Mitch McConnell, avançará com uma votação para absolver o Presidente, que a maioria republicana deverá aprovar.

Porém, os Democratas estão esperançosos que McConnell, em caso de empate, possa desempatar a questão, embora seja pouco provável, uma vez que o líder se tem mantido neutro durante todo o processo.

Trump é acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso, por ter pressionado o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, para que este investigasse a atividade da família de Biden, junto de uma empresa ucraniana envolvida num caso de corrupção.

O julgamento é retomado esta sexta-feira às 13h00, 18h00 em Lisboa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Porém, os Democratas estão esperançosos que McConnell, em caso de empate, possa desempatar a questão, embora seja pouco provável, uma vez que o líder se tem mantido neutro durante todo o processo.”
    Tudo mal quem desempata é o John Roberts que é o juiz presidente.
    O McConnell tem sido tudo menos neutro neste processo.

  2. Encomendem Rennie, Compensan… sei lá, um kg de açucar e sal também.
    Que o Trump vai endireitar estes comunas transvestidos de democratas.
    Chamem-lhe nomes já que nem transpirar conseguem, seus socialistas caviar que vivem numa redoma de luxo.

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …