Donald Trump deverá ser absolvido no processo de destituição

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

Os senadores dos EUA irão votar, esta sexta-feira, para decidir se o julgamento político de Donald Trump irá recolher depoimentos de novas testemunhas ou se passa para a fase final de votação dos dois artigos para destituição.

Os Democratas insistem na necessidade de ouvir novas testemunhas, nomeadamente o ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton e o chefe de gabinete Mick Mulvaney, que não conseguiram levar ao inquérito para destituição nos dois comités da Câmara de Representantes, devido às resistências da Casa Branca.

A necessidade em ouvir Bolton surgiu depois de o ex-conselheiro ter lançado alguns excertos de um livro que pretende publicar em março, no qual revela a forma como o Presidente lhe falou da sua determinação em reter a ajuda militar à Ucrânia, no valor de 391 milhões de dólares, até que Kiev concordasse em investigar Joe Biden.

A maioria Republicana (53-47) tentará impedir esta iniciativa, mas subsistem dúvidas sobre se toda a bancada estará unida. No entanto, escreve o Observador, tudo indica que os Democratas apenas contam com os votos favoráveis de três republicanos  Mitt Romney, Susan Collins e Lisa Murkowski —, quando precisavam de quatro.

Segundo o jornal online, se o resultado da votação for de 50 votos a favor e 50 votos contra, a moção não será aprovada e o líder da maioria, Mitch McConnell, avançará com uma votação para absolver o Presidente, que a maioria republicana deverá aprovar.

Porém, os Democratas estão esperançosos que McConnell, em caso de empate, possa desempatar a questão, embora seja pouco provável, uma vez que o líder se tem mantido neutro durante todo o processo.

Trump é acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso, por ter pressionado o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, para que este investigasse a atividade da família de Biden, junto de uma empresa ucraniana envolvida num caso de corrupção.

O julgamento é retomado esta sexta-feira às 13h00, 18h00 em Lisboa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Porém, os Democratas estão esperançosos que McConnell, em caso de empate, possa desempatar a questão, embora seja pouco provável, uma vez que o líder se tem mantido neutro durante todo o processo.”
    Tudo mal quem desempata é o John Roberts que é o juiz presidente.
    O McConnell tem sido tudo menos neutro neste processo.

  2. Encomendem Rennie, Compensan… sei lá, um kg de açucar e sal também.
    Que o Trump vai endireitar estes comunas transvestidos de democratas.
    Chamem-lhe nomes já que nem transpirar conseguem, seus socialistas caviar que vivem numa redoma de luxo.

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …