Tribunal impede acesso a escutas de conversas entre Sócrates e Costa

Miguel A. Lopes / Lusa

António Costa e José Sócrates

O Tribunal da Relação de Lisboa dá razão a José Sócrates, no âmbito de escutas telefónicas a conversas que manteve com António Costa, e ordena que só a defesa do ex-primeiro-ministro deve aceder-lhes.

Em causa está um recurso apresentado pela defesa de José Sócrates, no seguimento de um despacho do juiz Carlos Alexandre. Este documento permitia a todos os arguidos e assistentes do processo Operação Marquês aceder às escutas telefónicas entre o ex-primeiro-ministro e dirigentes do PS, nomeadamente António Costa.

O Tribunal da Relação de Lisboa concorda com a defesa de Sócrates, que pretendia negar o acesso daquelas escutas aos restantes arguidos do caso, revela o Observador. O acórdão refere mesmo que o recurso em causa “não faria qualquer sentido, caso fossem respeitadas as decisões judiciais anteriormente proferidas no processo”.

“Na verdade, foi anteriormente determinado judicialmente que as escutas telefónicas em causa nenhum relevo teriam para o processo, consubstanciando tão-somente conversações de cariz político-partidário entre o arguido José Sócrates e outros camaradas do partido, pelo que foi decidida a sua não utilização como meio de prova e a sua selagem e guarda apenas para disponibilização da defesa do arguido, em seu eventual interesse”, aponta o acórdão, citado pelo jornal online.

Assim, as escutas que envolvem o actual primeiro-ministro socialista “foram lacradas e depositadas num cofre do Departamento Central de Investigação e Acção Penal”, refere o Correio da Manhã.

Todavia, e de acordo com este jornal, as defesas de Carlos Santos Silva e Zeinal Bava, também arguidos na Operação Marquês, conseguiram acesso a estas escutas telefónicas em 2017.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uhmmm gostava de as ouvir. Afinal eram do mesmo governo. Estranho mesmo que o 44 fizesse tudo sem conhecimento de mais ninguém. Ou eram todos assim tão distraídos?

    • Mas porque raio quereria ouvi-las? Para já, você já fez o seu juízo, por isso, nada que fosse ouvir mudra-lhe-ia a opinião (porque iria ouvir aquilo que qereria ouvir) e, depois, elas, supostamente, não teriam qualquer relevância… Então porque quereria ouvi-las? Aprecia assim tanto novelas de quinta categoria? Será que anda distraído/a e se esqueceu que estamos num estado de direito onde TODOS (culpados e inocentes) têm direito à sua defesa (sendo que a divulgação pública de dados, prejudica essa mesma defesa)? Talvez estivesse distraído/a quando aconteceu o 25 de Abril? Não era nascido/a? Então estava distraído/a quando deu essa matéria na escola… Não foi á escola? Então estava distraído/a quando ouviu um conhecido/a a falar sobre esse tema (mas, para quem não estudou, até não escreve nada mal)? Estava ou por cá nem andava?

  2. Cá está uma notícia (título) tendenciosa: O tribunal impede o acesso a escutas e conversas… DE TEOR POLÍTICO (seja lá o que isso fôr). Não existe referência específica a nenhum Costa! Que vergonha…

RESPONDER

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já pediram apoio do Governo

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já se candidataram ao apoio extraordinário criado pelo Governo para fazer face à paragem total de atividade devido à pandemia de covid-19. Segundo o comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade …

“Voltaremos a encontrar-nos”. Isabel II relembra a 2.ª Guerra Mundial e fala de um desafio "diferente"

A rainha Isabel II salientou este domingo, numa mensagem televisiva, que a pandemia Covid-19 é um desafio "diferente" de outros enfrentados pelo Reino Unido e exortou os britânicos a respeitar o confinamento. "Embora já tenhamos enfrentado …

CTT recuam. Não vão propor a distribuição de dividendos de 2019

O Conselho de Administração dos CTT - Correios de Portugal, SA informaram esta segunda-feira que já não vão propor à Assembleia Geral de Acionistas a distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2019, como previsto, …

Há enfermeiros sem treino a trabalhar nos cuidados intensivos

A presidente do Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU), Gorete Pimentel, denuncia que há enfermeiros sem treino a trabalhar em unidades de cuidados intensivos. "São necessários três a quatro meses para que um enfermeiro seja …

Ronaldo vai tornar-se o primeiro bilionário no mundo do futebol

Cristiano Ronaldo vai faturar cerca de 90 milhões de euros este ano. Isto faz com que o futebolista português atinja os mil milhões de euros em receitas durante a sua carreira. Embora Cristiano Ronaldo tenha sido …

Tribunais adiaram mais 50 mil diligências num mês

A pandemia de covid-19 obrigou os tribunais portugueses a adiar 2.445 diligências e a anular outras 28.957, escreve o jornal Público. Ao todo, foram desmarcadas 51.402 diligências, frisa o matutino na sua edição desta segunda-feira, …

311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos …

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …

"Digam aos accionistas que não há nada para ninguém". Marcelo apela à Banca (ou deixa que o Governo suspenda os lucros)

O Presidente da República reúne-se, nesta segunda-feira, com os cinco maiores bancos a actuar em Portugal para apelar à sua "sensatez" para agilizarem os empréstimos às empresas e às famílias depois de terem recebido milhões …