Tribunal impede acesso a escutas de conversas entre Sócrates e Costa

Miguel A. Lopes / Lusa

António Costa e José Sócrates

O Tribunal da Relação de Lisboa dá razão a José Sócrates, no âmbito de escutas telefónicas a conversas que manteve com António Costa, e ordena que só a defesa do ex-primeiro-ministro deve aceder-lhes.

Em causa está um recurso apresentado pela defesa de José Sócrates, no seguimento de um despacho do juiz Carlos Alexandre. Este documento permitia a todos os arguidos e assistentes do processo Operação Marquês aceder às escutas telefónicas entre o ex-primeiro-ministro e dirigentes do PS, nomeadamente António Costa.

O Tribunal da Relação de Lisboa concorda com a defesa de Sócrates, que pretendia negar o acesso daquelas escutas aos restantes arguidos do caso, revela o Observador. O acórdão refere mesmo que o recurso em causa “não faria qualquer sentido, caso fossem respeitadas as decisões judiciais anteriormente proferidas no processo”.

“Na verdade, foi anteriormente determinado judicialmente que as escutas telefónicas em causa nenhum relevo teriam para o processo, consubstanciando tão-somente conversações de cariz político-partidário entre o arguido José Sócrates e outros camaradas do partido, pelo que foi decidida a sua não utilização como meio de prova e a sua selagem e guarda apenas para disponibilização da defesa do arguido, em seu eventual interesse”, aponta o acórdão, citado pelo jornal online.

Assim, as escutas que envolvem o actual primeiro-ministro socialista “foram lacradas e depositadas num cofre do Departamento Central de Investigação e Acção Penal”, refere o Correio da Manhã.

Todavia, e de acordo com este jornal, as defesas de Carlos Santos Silva e Zeinal Bava, também arguidos na Operação Marquês, conseguiram acesso a estas escutas telefónicas em 2017.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Uhmmm gostava de as ouvir. Afinal eram do mesmo governo. Estranho mesmo que o 44 fizesse tudo sem conhecimento de mais ninguém. Ou eram todos assim tão distraídos?

    • Mas porque raio quereria ouvi-las? Para já, você já fez o seu juízo, por isso, nada que fosse ouvir mudra-lhe-ia a opinião (porque iria ouvir aquilo que qereria ouvir) e, depois, elas, supostamente, não teriam qualquer relevância… Então porque quereria ouvi-las? Aprecia assim tanto novelas de quinta categoria? Será que anda distraído/a e se esqueceu que estamos num estado de direito onde TODOS (culpados e inocentes) têm direito à sua defesa (sendo que a divulgação pública de dados, prejudica essa mesma defesa)? Talvez estivesse distraído/a quando aconteceu o 25 de Abril? Não era nascido/a? Então estava distraído/a quando deu essa matéria na escola… Não foi á escola? Então estava distraído/a quando ouviu um conhecido/a a falar sobre esse tema (mas, para quem não estudou, até não escreve nada mal)? Estava ou por cá nem andava?

  2. Cá está uma notícia (título) tendenciosa: O tribunal impede o acesso a escutas e conversas… DE TEOR POLÍTICO (seja lá o que isso fôr). Não existe referência específica a nenhum Costa! Que vergonha…

RESPONDER

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …