Tribunal considera que Gonçalo Amaral causou danos aos pais de Maddie

José Sena Goulão / Lusa

O ex-inspetor da Polícia Judiciária (PJ) Gonçalo Amaral

O tribunal deu esta quarta-feira como provado que o livro do ex-inspetor da Polícia Judiciária Gonçalo Amaral, intitulado “Maddie: A Verdade da Mentira”, causou danos aos pais de Madeleine McCann, criança britânica desaparecida em 2007, no Algarve.

Em despacho, a magistrada considerou ainda que o livro “Maddie: A Verdade da Mentira” reproduz trechos que constavam do processo em que Kate e Gerry McCann foram constituídos arguidos, em setembro de 2007, arquivado em julho do ano seguinte, sem que o casal britânico tenha sido acusado.

Madeleine McCann desapareceu quando tinha quatro anos, no aldeamento turístico da Aldeia da Luz, perto de Portimão, onde a família se encontrava em férias. Kate e Gerry McCann sempre mantiveram a posição de que Maddie foi raptada.

O caso foi reaberto recentemente pelo Ministério Público. A Scotland Yard já tinha dado início a uma revisão do caso em 2011, e a reabertura formal das investigações foi anunciada em julho de 2013.

Em dezembro, a polícia inglesa deslocou-se a Faro para interrogar 11 pessoas.

A equipa britânica responsável pela investigação ao desaparecimento de Maddie esteve reunida nas instalações da Polícia Judiciária, para novas inquirições a testemunhas e contactos com as autoridades portuguesas.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois terá causado muitos danos FINANCEIROS, que após as verdades terem sido publicadas o casal de assassinos deixou de receber tanto dinheiro das pessoas bem-intencionadas. Entretanto o casal de assassinos viaja à conta do dinheiro doado, que nem um tostäo foi usado nas investigac,öes!!!

  2. Será que aqui não se aplica a liberdade de expressão?? Não será o livro uma obra de ficção, com base numa situação real?? O caso ainda estaria em segredo de justiça quando o livro foi editado?? O casal acusa a policia Portuguesa de nada fazer e acusa diretamente o Insp. da PJ – neste caso o tribunal não condena?? Mais uma vez o que parece (digo parece pois só tenho acesso aos dados que veem na Comunicação Social) é este ser mais um daqueles casos em que tem bons padrinhos, os Ingleses, fica bem, quem tem maus padrinhos, o Português, vai continuar a ficar mal.

  3. É bem feito para a nossa policia ( a melhor do mundo??? ) chegaram, gozaram e foram-se embora na maior das calmas, como estão a ficar sem dinheiro, agora vem extorquir mais algum, não à um policia ou um governante decente que lhes mande um pontapé no cu e os envie lá para a terra deles de onde nunca deveriam ter saído? e os nossos juízes não tem um pouco de vergonha na cara e dão razão a quem a tem?, já não chega os alemães, vem agora a corja inglesa também fazer pouco dos Portugueses? e esta heimmmmmm, já dizia o falecido.

RESPONDER

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …

Criança com anemia aplástica grave submetida a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …