Tribunal considera que Gonçalo Amaral causou danos aos pais de Maddie

José Sena Goulão / Lusa

O ex-inspetor da Polícia Judiciária (PJ) Gonçalo Amaral

O tribunal deu esta quarta-feira como provado que o livro do ex-inspetor da Polícia Judiciária Gonçalo Amaral, intitulado “Maddie: A Verdade da Mentira”, causou danos aos pais de Madeleine McCann, criança britânica desaparecida em 2007, no Algarve.

Em despacho, a magistrada considerou ainda que o livro “Maddie: A Verdade da Mentira” reproduz trechos que constavam do processo em que Kate e Gerry McCann foram constituídos arguidos, em setembro de 2007, arquivado em julho do ano seguinte, sem que o casal britânico tenha sido acusado.

Madeleine McCann desapareceu quando tinha quatro anos, no aldeamento turístico da Aldeia da Luz, perto de Portimão, onde a família se encontrava em férias. Kate e Gerry McCann sempre mantiveram a posição de que Maddie foi raptada.

O caso foi reaberto recentemente pelo Ministério Público. A Scotland Yard já tinha dado início a uma revisão do caso em 2011, e a reabertura formal das investigações foi anunciada em julho de 2013.

Em dezembro, a polícia inglesa deslocou-se a Faro para interrogar 11 pessoas.

A equipa britânica responsável pela investigação ao desaparecimento de Maddie esteve reunida nas instalações da Polícia Judiciária, para novas inquirições a testemunhas e contactos com as autoridades portuguesas.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois terá causado muitos danos FINANCEIROS, que após as verdades terem sido publicadas o casal de assassinos deixou de receber tanto dinheiro das pessoas bem-intencionadas. Entretanto o casal de assassinos viaja à conta do dinheiro doado, que nem um tostäo foi usado nas investigac,öes!!!

  2. Será que aqui não se aplica a liberdade de expressão?? Não será o livro uma obra de ficção, com base numa situação real?? O caso ainda estaria em segredo de justiça quando o livro foi editado?? O casal acusa a policia Portuguesa de nada fazer e acusa diretamente o Insp. da PJ – neste caso o tribunal não condena?? Mais uma vez o que parece (digo parece pois só tenho acesso aos dados que veem na Comunicação Social) é este ser mais um daqueles casos em que tem bons padrinhos, os Ingleses, fica bem, quem tem maus padrinhos, o Português, vai continuar a ficar mal.

  3. É bem feito para a nossa policia ( a melhor do mundo??? ) chegaram, gozaram e foram-se embora na maior das calmas, como estão a ficar sem dinheiro, agora vem extorquir mais algum, não à um policia ou um governante decente que lhes mande um pontapé no cu e os envie lá para a terra deles de onde nunca deveriam ter saído? e os nossos juízes não tem um pouco de vergonha na cara e dão razão a quem a tem?, já não chega os alemães, vem agora a corja inglesa também fazer pouco dos Portugueses? e esta heimmmmmm, já dizia o falecido.

RESPONDER

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …