Tribunal considera que Gonçalo Amaral causou danos aos pais de Maddie

José Sena Goulão / Lusa

O ex-inspetor da Polícia Judiciária (PJ) Gonçalo Amaral

O tribunal deu esta quarta-feira como provado que o livro do ex-inspetor da Polícia Judiciária Gonçalo Amaral, intitulado “Maddie: A Verdade da Mentira”, causou danos aos pais de Madeleine McCann, criança britânica desaparecida em 2007, no Algarve.

Em despacho, a magistrada considerou ainda que o livro “Maddie: A Verdade da Mentira” reproduz trechos que constavam do processo em que Kate e Gerry McCann foram constituídos arguidos, em setembro de 2007, arquivado em julho do ano seguinte, sem que o casal britânico tenha sido acusado.

Madeleine McCann desapareceu quando tinha quatro anos, no aldeamento turístico da Aldeia da Luz, perto de Portimão, onde a família se encontrava em férias. Kate e Gerry McCann sempre mantiveram a posição de que Maddie foi raptada.

O caso foi reaberto recentemente pelo Ministério Público. A Scotland Yard já tinha dado início a uma revisão do caso em 2011, e a reabertura formal das investigações foi anunciada em julho de 2013.

Em dezembro, a polícia inglesa deslocou-se a Faro para interrogar 11 pessoas.

A equipa britânica responsável pela investigação ao desaparecimento de Maddie esteve reunida nas instalações da Polícia Judiciária, para novas inquirições a testemunhas e contactos com as autoridades portuguesas.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois terá causado muitos danos FINANCEIROS, que após as verdades terem sido publicadas o casal de assassinos deixou de receber tanto dinheiro das pessoas bem-intencionadas. Entretanto o casal de assassinos viaja à conta do dinheiro doado, que nem um tostäo foi usado nas investigac,öes!!!

  2. Será que aqui não se aplica a liberdade de expressão?? Não será o livro uma obra de ficção, com base numa situação real?? O caso ainda estaria em segredo de justiça quando o livro foi editado?? O casal acusa a policia Portuguesa de nada fazer e acusa diretamente o Insp. da PJ – neste caso o tribunal não condena?? Mais uma vez o que parece (digo parece pois só tenho acesso aos dados que veem na Comunicação Social) é este ser mais um daqueles casos em que tem bons padrinhos, os Ingleses, fica bem, quem tem maus padrinhos, o Português, vai continuar a ficar mal.

  3. É bem feito para a nossa policia ( a melhor do mundo??? ) chegaram, gozaram e foram-se embora na maior das calmas, como estão a ficar sem dinheiro, agora vem extorquir mais algum, não à um policia ou um governante decente que lhes mande um pontapé no cu e os envie lá para a terra deles de onde nunca deveriam ter saído? e os nossos juízes não tem um pouco de vergonha na cara e dão razão a quem a tem?, já não chega os alemães, vem agora a corja inglesa também fazer pouco dos Portugueses? e esta heimmmmmm, já dizia o falecido.

RESPONDER

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …

Mourinho Félix ao ataque. BdP "subjugou-se" à ex-ministra das Finanças

O antigo secretário de Estado Adjunto e das Finanças criticou, esta sexta-feira, a "falha grave" do Banco de Portugal (BdP) ao se ter subjugado à antiga ministra das Finanças quanto à capitalização inicial do Novo …

Castillo obtém a maioria dos votos nas Presidenciais peruanas

Pedro Castillo obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais de domingo no Peru, com 50,168% dos votos, restando apenas 0,328% para contar, uma distância que a sua rival, Keiko Fujimori, não será capaz de …

Câmara de Lisboa arrisca multa de 80 milhões devido à partilha de dados

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) terá cometido quatro violações à lei da Proteção de Dados, puníveis cada uma com uma coima até aos 20 milhões de euros. Em declarações ao jornal Público, Elsa Veloso, advogada …

Joanetes e ossos partidos. A moda dos sapatos pontiagudos teve um alto custo na Inglaterra medieval

A moda dos sapatos pontiagudos na Inglaterra medieval desencadeou uma onda de joanetes, que, por sua vez, levaram a que as pessoas caíssem e partissem ossos. O século XIV assistiu à chegada de uma abundância de …

Sir António Horta Osório. Português foi condecorado pela Rainha Isabel II

O gestor português do setor da banca foi condecorado, este sábado, pela Rainha Isabel II com o grau de cavaleiro da Ordem do Império britânico, passando a ter direito ao título de "Sir" antes do …

Época balnear abre este sábado na maioria das praias (mas com regras)

A época balnear abre oficialmente este sábado na grande maioria das praias portuguesas, sujeitas pelo segundo ano consecutivo a regras para prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção por covid-19. Segundo uma portaria publicada em …

Pessoas com pupilas grandes são mais inteligentes

O tamanho das nossas pupilas diz mais sobre nós do que imaginávamos. Cientistas descobriram que há uma surpreendente correlação entre o tamanho inicial da pupila e a inteligência fluida. Um novo estudo sugere que o tamanho …