Tribunal considera que Gonçalo Amaral causou danos aos pais de Maddie

José Sena Goulão / Lusa

O ex-inspetor da Polícia Judiciária (PJ) Gonçalo Amaral

O tribunal deu esta quarta-feira como provado que o livro do ex-inspetor da Polícia Judiciária Gonçalo Amaral, intitulado “Maddie: A Verdade da Mentira”, causou danos aos pais de Madeleine McCann, criança britânica desaparecida em 2007, no Algarve.

Em despacho, a magistrada considerou ainda que o livro “Maddie: A Verdade da Mentira” reproduz trechos que constavam do processo em que Kate e Gerry McCann foram constituídos arguidos, em setembro de 2007, arquivado em julho do ano seguinte, sem que o casal britânico tenha sido acusado.

Madeleine McCann desapareceu quando tinha quatro anos, no aldeamento turístico da Aldeia da Luz, perto de Portimão, onde a família se encontrava em férias. Kate e Gerry McCann sempre mantiveram a posição de que Maddie foi raptada.

O caso foi reaberto recentemente pelo Ministério Público. A Scotland Yard já tinha dado início a uma revisão do caso em 2011, e a reabertura formal das investigações foi anunciada em julho de 2013.

Em dezembro, a polícia inglesa deslocou-se a Faro para interrogar 11 pessoas.

A equipa britânica responsável pela investigação ao desaparecimento de Maddie esteve reunida nas instalações da Polícia Judiciária, para novas inquirições a testemunhas e contactos com as autoridades portuguesas.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois terá causado muitos danos FINANCEIROS, que após as verdades terem sido publicadas o casal de assassinos deixou de receber tanto dinheiro das pessoas bem-intencionadas. Entretanto o casal de assassinos viaja à conta do dinheiro doado, que nem um tostäo foi usado nas investigac,öes!!!

  2. Será que aqui não se aplica a liberdade de expressão?? Não será o livro uma obra de ficção, com base numa situação real?? O caso ainda estaria em segredo de justiça quando o livro foi editado?? O casal acusa a policia Portuguesa de nada fazer e acusa diretamente o Insp. da PJ – neste caso o tribunal não condena?? Mais uma vez o que parece (digo parece pois só tenho acesso aos dados que veem na Comunicação Social) é este ser mais um daqueles casos em que tem bons padrinhos, os Ingleses, fica bem, quem tem maus padrinhos, o Português, vai continuar a ficar mal.

  3. É bem feito para a nossa policia ( a melhor do mundo??? ) chegaram, gozaram e foram-se embora na maior das calmas, como estão a ficar sem dinheiro, agora vem extorquir mais algum, não à um policia ou um governante decente que lhes mande um pontapé no cu e os envie lá para a terra deles de onde nunca deveriam ter saído? e os nossos juízes não tem um pouco de vergonha na cara e dão razão a quem a tem?, já não chega os alemães, vem agora a corja inglesa também fazer pouco dos Portugueses? e esta heimmmmmm, já dizia o falecido.

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …