Tribunal considera que Gonçalo Amaral causou danos aos pais de Maddie

José Sena Goulão / Lusa

O ex-inspetor da Polícia Judiciária (PJ) Gonçalo Amaral

O tribunal deu esta quarta-feira como provado que o livro do ex-inspetor da Polícia Judiciária Gonçalo Amaral, intitulado “Maddie: A Verdade da Mentira”, causou danos aos pais de Madeleine McCann, criança britânica desaparecida em 2007, no Algarve.

Em despacho, a magistrada considerou ainda que o livro “Maddie: A Verdade da Mentira” reproduz trechos que constavam do processo em que Kate e Gerry McCann foram constituídos arguidos, em setembro de 2007, arquivado em julho do ano seguinte, sem que o casal britânico tenha sido acusado.

Madeleine McCann desapareceu quando tinha quatro anos, no aldeamento turístico da Aldeia da Luz, perto de Portimão, onde a família se encontrava em férias. Kate e Gerry McCann sempre mantiveram a posição de que Maddie foi raptada.

O caso foi reaberto recentemente pelo Ministério Público. A Scotland Yard já tinha dado início a uma revisão do caso em 2011, e a reabertura formal das investigações foi anunciada em julho de 2013.

Em dezembro, a polícia inglesa deslocou-se a Faro para interrogar 11 pessoas.

A equipa britânica responsável pela investigação ao desaparecimento de Maddie esteve reunida nas instalações da Polícia Judiciária, para novas inquirições a testemunhas e contactos com as autoridades portuguesas.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pois terá causado muitos danos FINANCEIROS, que após as verdades terem sido publicadas o casal de assassinos deixou de receber tanto dinheiro das pessoas bem-intencionadas. Entretanto o casal de assassinos viaja à conta do dinheiro doado, que nem um tostäo foi usado nas investigac,öes!!!

  2. Será que aqui não se aplica a liberdade de expressão?? Não será o livro uma obra de ficção, com base numa situação real?? O caso ainda estaria em segredo de justiça quando o livro foi editado?? O casal acusa a policia Portuguesa de nada fazer e acusa diretamente o Insp. da PJ – neste caso o tribunal não condena?? Mais uma vez o que parece (digo parece pois só tenho acesso aos dados que veem na Comunicação Social) é este ser mais um daqueles casos em que tem bons padrinhos, os Ingleses, fica bem, quem tem maus padrinhos, o Português, vai continuar a ficar mal.

  3. É bem feito para a nossa policia ( a melhor do mundo??? ) chegaram, gozaram e foram-se embora na maior das calmas, como estão a ficar sem dinheiro, agora vem extorquir mais algum, não à um policia ou um governante decente que lhes mande um pontapé no cu e os envie lá para a terra deles de onde nunca deveriam ter saído? e os nossos juízes não tem um pouco de vergonha na cara e dão razão a quem a tem?, já não chega os alemães, vem agora a corja inglesa também fazer pouco dos Portugueses? e esta heimmmmmm, já dizia o falecido.

RESPONDER

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …