Três mil jihadistas renderam-se após bombardeamentos ao último reduto do Daesh

Cerca de três mil jihadistas renderam-se nas últimas 24 horas às Forças Democráticas da Síria (FDS), apoiadas por Washington, no leste do país, onde estão a decorrer bombardeamentos contra o último reduto do Daesh.

Do ‘califado’ autoproclamado em 2014 em grandes extensões de território que abrangem a Síria e o Iraque, resta hoje aos jihadistas do Daesh apenas um sector muito pequeno da aldeia de Baghouz, perto da fronteira iraquiana.

As FDS, uma aliança de combatentes curdos e árabes, está desde dezembro numa ofensiva contra o Daesh, com o apoio de uma coligação internacional antijihadista liderada pelos Estados Unidos da América.

Nas últimas semanas, a presença no local de muitos civis, principalmente famílias de jihadistas, desacelerou a ofensiva. “O número de membros do ISIS que se renderam desde a noite de segunda-feira subiu para cerca de 3000, três mulheres yazidis e quatro crianças foram resgatadas”, escreveu Musefa Bali, porta-voz do FDS, na rede social Twitter.

Um comandante de unidade da FDS, Ali Cheir, relatou a suspensão dos combates durante alguns períodos para preparar o caminho para a retirada de pessoas e rendições. “À noite, os aviões da coligação atacam todos os movimentos. De manhã interrompemos totalmente os disparos para que eles se possam render”, afirmou.

O porta-voz da coligação internacional, Sean Ryan, afirmou que ainda existem “centenas de terroristas estrangeiros” no interior da bolsa territorial que continua controlada pelo autoproclamado Estado Islâmico.

Dezenas de milhares de pessoas já foram retiradas do reduto jihadista desde o final de dezembro, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH). A maioria foi transferida para o campo de deslocados de Al-Hol (no nordeste), onde mais de 66 mil pessoas estão agora, de acordo com o gabinete de coordenação humanitária das Nações Unidas.

Desde dezembro, cerca de 113 pessoas – dois terços delas são crianças menores de cinco anos – morreram a caminho do acampamento ou pouco depois da chegada, segundo a organização da ONU. Iniciada em 2011, a guerra na Síria já causou mais de 360 mil mortos e vários milhões de deslocados e refugiados.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães. Um soldado nazi em retirada de Itália …

Um segundo. Foi o tempo que a Inteligência Artificial precisou para resolver um cubo mágico

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram o DeepCubeA, um algoritmo capaz de resolver o desafio do Cubo de Rubik em pouco mais do que um segundo.  De acordo com a equipa de investigadores …

Investigação revela que ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos

O anti-inflamatório ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos sobretudo no cancro do colón, inibindo o crescimento de células malignas, revela uma investigação do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Investigadores do INSA, associados ao Instituto de …

Um pôr do sol apareceu "dividido ao meio" nos EUA

https://vimeo.com/349103840 Recentemente, um efeito ótico incomum fez o pôr do sol assemelhar-se a uma imagem numa tela dividida, mostrando dois céus muito diferentes lado a lado. No lado direito da foto há um horizonte saturado de tons …

Turistas fizeram café em Veneza. Foram multados em 950 euros e convidados a abandonar a cidade

Dois turistas alemães foram multados por fazerem um café nos degraus da famosa ponte Rialto, em Veneza. Depois, tiveram de deixar a cidade, segundo as autoridades municipais. Os dois turistas de Berlim, com idades entre 32 …

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …