“Traiçoeiro e vil ataque”. Sócrates acusa Cavaco de ter provocado a crise de 2011

José Sena Goulão / Lusa

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

O ex-primeiro-ministro José Sócrates acusou esta segunda-feira o antigo Presidente da República Cavaco Silva de ter mentido no seu livro, que não passa de um “traiçoeiro e vil ataque”, encontrando consonância entre insinuações levantadas e suspeitas do Ministério Público.

“Este livro não passa de um traiçoeiro, de um vil e de um mesquinho ataque contra mim. Isto não se trata de nenhuma prestação de contas, isto trata-se de um ataque político a um adversário”, disse José Sócrates em entrevista à TVI, a propósito de “Quintas-feiras e outros dias”, o livro lançado recentemente pelo antigo chefe de Estado.

O antigo primeiro-ministro acusou, por mais do que uma vez, Cavaco Silva de ter mentido neste livro e, a propósito de um capítulo sobre a autoestrada transmontana foi mais longe: “comecei a reparar numa certa consonância entre as insinuações do senhor Presidente da República e as suspeitas do Ministério Público“.

Segundo Sócrates, o problema não é Cavaco revelar as conversas, mas deturpá-las, acusando o ex-presidente de faltar à verdade e de “transformar conversas num ataque político traiçoeiro a um adversário político”.

O senhor Presidente mente no livro“, disse Sócrates, que afirmou sentir repugnância pelo que acredita uma “tramóia arquitectada para tramar um adversário político, para o seu partido ganhar eleições”.

Sócrates acusa o ex-Presidente de ter conspirado para a queda do Governo que liderou, depois de chumbado o PEC IV na Assembleia da República em março de 2011. “É um homem que é capaz de fazer isto, é capaz de fazer tudo”, disse.

Para o ex-primeiro-ministro, Cavaco Silva “comportou-se sempre como o principal mentor da crise política, manobrou na sombra. Ele provocou a crise política de 2011, dando o braço ao PSD para derrubar o Governo”.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

35 COMENTÁRIOS

  1. Ainda dão tempo de antena a esta coisa chamada socrates , é preciso ter estomago para ouvir ou ler a diatribes deste vigaro que infelizmente foi primeiro-ministro para mal de Portugal e dos Portugueses que vamos pagar durante muito tempo com lingua de palmo , enquanto ele se vai safar com os milhoes que “honestamente ”
    ganhou!!!!!!

      • Pois! Estão a ver se chegam a algo de concreto por tentativas…e já vão quase 4 anos.
        Não faz mal, nós pagamos a “investigação” e a seguir…a indemnização. Vai ser lindo.

  2. Entre o Escavacado da Silva e o Zé Cretino, não hesito!

    Mandem o primeiro arrumar carros, a ver se ganha para as despesas. Quanto ao segundo, que continue a manter as mulas que o rodeiam, com o dinheiro limpinho milagrosamente caído das nuvens.

    Não percebo esses apoios, a um ou a outro dos protagonistas!

    Sois fanáticos deles, ou estais dentro do SISTEMA?

    • Falando por mim, caro Leonel, sou por aquilo que é justo.
      Continua-me a fazer confusão que, com tanto ladrão de milhões, só este seja o alvo predilecto.dos “barões” da justiça, da comunicação social, da política, etc.
      O filme correcto para mim era, investigar, ter provas concretas e depois prender e julgar, agora, prender, enxovalhar e depois “logo se vê” se há provas ou não, parece coisa um bocado estranha, não acha?
      Se fôr culpado, que seja castigado, agora se isto é manobra só para o queimar, acho bem que sejam castigados os responsáveis por toda esta palhaçada.

      • Ora aí está o que é falar bem, caro Bitaite.
        É isso que qualquer português que se preze, deve esperar da justiça.
        Esta palhaçada já envergonha a justiça e a todos nós.

      • Concordo plenamente com o Bitaite. Ao fim e ao cabo não é assim tão dificil é só seguir as leis da justiça e cumprilas. É culpado castiga-se mas depois de haver provas e julgamento.

      • O problema para quem ainda não viu. É que se este processo não for falado é abafado, com destruição de provas. Como o freeport e a licenciatura. Para quem acompanha, está prolongado porque, os crimes e os cúmplices não param de aumentar.

    • …subscrevo.
      Aliás…fico pasmado..como alguém de bom senso..pode perder tempo a ouvir estes dois ABUTRES!…Na prisão e a trabalhar..era o local destes FACÍNORAS!

    • Deixem-nos faladrar, porque quanto mais as comadres se zangam mais se descobre as verdades. Uma coisa é certa, como foi possível estes energúmenos ter chegado onde chegaram. O Porto já deu uma lição de desprezo ao escavacado. Espero que mais lições se sigam, porque juridicamente … c/a justiça que temos ñ há hipóteses.

  3. jUSTIÇA QUE jUSTIÇA somente se for para os desgraçados que por força das circunstancias roubam um pão , os outros os senhores politicos bancarios e quejandos , têm a maquina da justiça toda por sua conta , basta ver quantos foram julgados e realmente presos , mesmo culpados tem dinheiro para andarem de tribunal em tribunal ate prescrever , não sejamos anjinhos as leis estão feitas para eles , são eles que as fazem daí os buracos quem têm , lembram-se da celebre virgula !!!!

    • O que o meu amigo escreveu é uma realidade, comparando ricos/poderosos com os pobres. Aí sim, concordo. São justiças que parecem diferentes. Sendo assim Sócrates é o quê? É o que roubou o pão, correcto? Pois é ele que está a passar “as passas do Algarve”.
      Sabe o que acho, caro Water, aqui o que temos é alguém que tendo poder na altura, teve provavelmente a ousadia de interferir com alguns “interesses instalados” e, áquele nível, meu caro, mesmo alguém com poder é esmagado e destroem-lhe a vida toda.

        • Pois, realmente é comentário á “tolo”.
          Caro senhor, começa a ser já um chavão um bocado podre, essa “tese” de que alguém que veja isto numa perspectiva diferente seja “afilhado”, “amigo”, ” subsidiado”, “pago” e outras idiotices mais, por Socrates.
          Onde é que me viu defender a impunidade de quem quer que seja aqui? NÃO VIU. E NÀO VIU PORQUE EU NÃO DISSE NADA DISSO, NEM DEFENDO ISSO.
          O que digo e mantenho é que acho que o processo foi dirigido especificamente contra ele e essa forma de atuar abre espaço á duvida se tudo o que lhe é apontado é ou não verdade. O senhor viu, noutros caso de impacto mediático grande (e que deram maior prejuizo ao País), como por exemplo o BPN, os submarinos, vistos gold, etc, uma cobertura mediática igual, prolongamento de prazos, prender suspeitos antes de haver matéria de prova irrefutável? Eu não vi e quem disser que viu é mentiroso (ou então é “amigo” sustentado por Dias Loureiro, ou Oliveira Costa, ou Arlindo de Carvalho, ou Paulo Portas, na lógica da sua “tese” claro).
          Em suma, se provarem o que lhe imputam, para que não lhe fique duvidas, nem a si, nem a ninguém “cheio de certezas”, como muitos que vejo a comentar ao longo de ANOS este tema, acho bem que seja punido. Está esclarecido?

          • e também para todos os morcões que só vêm á esquerda, á direita ou ao centro, que só vêm a cor do seu partido/clube para BURROS COM PALAS NOS OLHOS que o único grande problema é ser um da sua cor e que por isso se queixam que os da outra cor não tiveram o mesmo julgamento em praça publica como este teve, este anjinho espetou o país na banca rota e ainda existem assalariados de partidos a defender este tipo, ele devia estar preso em primeiro lugar pelo estado em que deixou o país e depois por todas as trafulhices feitas ou será que a justiça é um departamento do PSD ?

            • Que triste! Que pobre de espirito!
              Aprenda a respeitar as opiniões dos outros, mesmo que não goste. Voce comentou o meu primeiro comentärio, sendo eu, na sua opinião claro, um “amigo sustentado por Sócrates”. Quem é você para me acusar do que quer que seja? Tenha juizo! Não seja parvo! Seja democrata ao menos!
              É exactamente por procurar ser imparcial (coisa que você comprovadamente não é) que defendo uma justiça igual e com tratamento igual para todos os casos que afectaram a economia e as finanças deste País. Você, que se diz “isento”, nåo demonstra nada se-lo.
              Visto que defende a “justiça” popular então alinhe no Estado Islâmico, pois lá vai ser feliz de certeza….até chegar ao momento de o acusarem de qualquer coisa e não quererem saber da sua versão ou provas para nada e…cortarem-lhe o pescoço.

  4. O Meu GRANDE BANDALHO

    JÁ VISTE COMO DEIXASTE O PAÍS E O QUE PASSAMOS DEPOIS DO QUE FIZESTE?

    O MP em vez de atacar figuras de Estado de Países Irmãos devia era PRENDER os bandalhos que cá estão

    Portugal está a mostrar a República da Bananas em que se transforma de dia para dia

  5. Não digo que Cavaco tenho procedido sempre de forma adequada ao que se espera do PR., em particular no segundo mandato. Contudo, ainda há alguém que possa acreditar no discurso de Sócrates? Dialecto e facilidade de expressão/argumentação nunca lhe faltaram. Capacidade para dar o dito por não dito, idem, idem. Abram os olhos: Quero ver como vai justificar os muitos milhões que movimentou. Como sabem, a acusação tem que ser devidamente fundamentada, com factos e provas, só que a teia que ele (e apaniguados) engendraram é de tal forma complexa que tem que ser despistada. E cada vez que avançam encontram mais “tentáculos”… Aguardemos e tenhamos esperança que a justiça funcione! Nunca fui a favor de julgamentos na praça pública, mas este figurão nunca me convenceu, foi extremamente pernicioso para Portugal, para a sua imagem no exterior e abriu portas internamente para outros figurões, privilegiados pelos cargos que ocupam, ao estilo de “se ele fez porque não nós?”. Nunca assisti a tantos “esquemas” e corrupção em Portugal como nos últimos anos. E não estou a atingir estes ou aqueles: É transversal. Acredito que este figurão – e outros – irão pagar tudo aquilo que fizeram! Cumprimentos.

    • Tem razão Sr. Rui Garrido, é o verdadeiro “polvo” português. E, como todo o bom mafioso, vai ser difícil de apanhar, é muito escorregadio.

      • Obrigado pelo seu comentário, Carla Ferreira! É muito escorregadio, sem dúvida e lá se vai equilibrando ao sabor daquilo que a Lei lhe vai permitindo… mas vai acabar por escorregar mesmo e cair. Mesmo com os bons advogados que tem, que têm forçado a apresentação de culpa, que tudo o que o Estado está a fazer é ilegal, blá, blá, blá (porque será??? Porque quanto mais mal fundamentada estiver a culpa, mais fácil será desarmá-la). Que seja adiada “n” vezes, se necessário, mas que se juntem todas as peças desse complicado puzzle até ficar tudo bem provado. Então, sim: Pode fazer todos os recursos que a Lei lhe permitir porque, contra factos não há argumentos, por mais habilidoso e manhoso que seja (e é…). Cumprimentos

  6. boa tarde sou emigrante forçado por causa da tal crise.
    aqui em frança onde trabalho e resido antigos presidentes,1ºs ministros presidentes de câmaras e afins
    tudo é chamado á justiça para prestar contas e alguns vão de cana.
    a isto eu chamo justiça.a justiça portuguesa sinceramente deixa muito a desejar é só para o pobre
    o restante roubaram para comprar juizos advogados e afins.
    que pena tenho do meu belo pais que tantas saudades tenho

  7. As redes sociais , a comunicação social , vos incluindo são uma camada de imbecis, ao dar voz e credibilidade a um indivíduo que devia estar preso…
    Este sr Vitor Sócrates é do piorou . Embora Cavaco tenha tido as suasfalhas de circunstância – quem é que as não teria, rodeado de vigaristas e ladroes como ele estava ?!…- nada se compara á mente doentia e preversa de Sócrates que me faz lembrará a de Vale AZEVEDO
    Cumprimentos

    • Se o Cavaco teve falhas de circunstancia e não passa nada então o Socrates tambem as teve mas já não é igual?

      • Boa! Estava a pensar precisamente o mesmo. É incrivel aqueles que defendem o Cavaco (que foi o principal responsável pela crise actual – principal mas não único) se esquecem e atacam o Sócrates. OS DOIS têm culpa no cartório, (e não são os únicos) só que o Cavaco não está a ser julgado na praça pública (mas devia!) e o “outro” está.
        Para aqueles que acusam de cegueira os “defensores” do Sócrates: Não é o facto de Sócrates ser culpado ou inocente. Não é se fez ou não. É a forma parcial que a “justiça” portuguesa tem “lidado” com o caso. Sabem? O malvado do Sócrates retirou muitos dos previlégios aos juízes. Resultado? É o que estamos a ver. O Sócrates não fez o “jeito” à imprensa. Resultado? É o que está à vista! Tenho a certeza que ele está e/ou estive envolvido em negócios escuros. Disso não há dúvida. O que não há é provas! No dia em que condenarmos alguém (infelizmente já condenamos alguns…) sem provas (mesmo que saibamos a sua culpa) estaremos numa ditadura e/ou anarquia. Por vezes parece-me que é isso que muitos portugueses que; frustados por terem sido enganados anos após anos, mandatos após mandatos, partidos após partidos, querem. Esses portugueses, de forma injusta, procuram uma pessoa (que foi crucificada sem provas – independentemente de ser culpado ou não) para “descarregar” as suas frustações. A “justiça” portuguesa e a “imprensa” sabiam disso e aproveitaram muito bem. Vocês, que se dizem muitos espertos (e espertas) nem se aperceberam do engodo. Dizem que o Sócrates nunca vos enganou… Pois, forma vocês que foram enganados… OUTRA VEZ!!! Que tal se sentem? Frustados? Manipulados? Ou preferem acreditar que ninguém vos engana mais?

  8. Cavaco Silva, Ministério Público, Passos Coelho e outros formam a pandilha vergonhosa que dão náuseas a um Portugal democrático. José Sócrates é o politico que querem abater sem escrúpulos
    É tempo de varrer o lixo acumulado…

    • Maria era você uma das assalariadas do Sócrates? Uma das tais “amigas” que eu andei a sustentar com o dinheiro dos meus impostos?

      • E você? É alguma assalariada do Cavaco, Durão Barroso, Passos e Portas? “Uma das tais “amigas” que eu andei a sustentar com o dinheiro dos meus impostos?”

        • Não, tenho cabeça para pensar, acho que todos á direita ou esquerda são uma cambada de gatunos, não gosto de me meter de joelhos no chão e rabinho para o ar como parece estar 🙂

  9. Venha o diabo e escolha, ou zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades, e são assim os tachos, neste caso, em Portugal, ora agora viras tu, ora agora viro eu…Todos sem excepção, são uns abutres, e alguém a esta hora, comeu menos do que queria, e o caldinho entornou-se, e nós todos a pagar esta corja, que afinal são enterrados tal e qual o zé povinho, mas nós bufamos mas inchamos sempre…Há paciência, para quem já não a tem … NÓS

  10. Porquê que a Mídia anda a perder tempo com este larápio, anda a tentar cegar ainda mais o povo e a justiça PORTUGUESA se é que ela ainda existe?

  11. É admissível que este Sócrates ainda tenha lata para vir atirar mais terra aos olhos dos portugueses.

    De em PEC em PEC já fomos cair na bancarrota. Não foram as politicas por si seguidas que nos levaram aos PEC?Lembro-me do aumento dos 2,9% de aumento aos funcionários públicos em 2009, apenas por ser ano de eleições e para os enganar e colher o seu voto, quando já não tínhamos dinheiro para “mandar cantar um cego”. Vir agora dizer agora que a culpa foi do Cavaco é de espantar e é o espelho daquilo que ele efectivamente é.

    Assuma as suas responsabilidades e esclareça o povo como é que se tem um “amigo”que lhe dá dinheiro ou como diz “empresta” aos milhões e nem tão pouco sabem o seu montante.

    Portugueses recordem-se que no tempo do governo do Sócrates a oposição queria alterar a Lei para a inversão do ónus da prova (enriquecimento ilícito) e este Sócrates e o PS sempre se mostraram contrários. Com esta inversão, Sócrates teria de ser ele a provar a origem dos dinheiros e não a Justiça a investigar e a desfiar os “novelos/meadas” das complicadas e obscuras transferências do dinheiro e deduzir a sua origem, para fazer a acusação.

    Já estamos saturados da sua “venda da banha da cobra”, que é muito boa só para quem a vende.

    Já não tem credibilidade para a grande maioria dos portugueses e é incompreensível como ainda lhe dão tempo de antena.

    Carlos Oliveira

  12. Ao ler as criticas anteriores, seja a favor de ou contra quem, só me apraz este comentário:
    Pobre país que suporta esta gente, não passam de quadrúpedes de duas patas!

  13. Quando Sócrates foi eleito a primeiro ministro ele prometeu 2000 lugares de trabalho não foi isso que aconteceu houve sim muito desemprego muitas empresas a falência porque Sócrates aumentou imposto do iva. É muito estranho haver muitas acusações sobre Sócrates e Sócrates diz que está inocente Sócrates é um coitado que não faz nada não sei como aparecer tantas acusações sobre Sócrates alguma coisa Sócrates fez.É como os computadores portáteis que Sócrates mandou fazer nessa altura houve uma reportagem sobre esses computadores portáteis falaram que em Bruxelas tinham anúnciado que esses computadores portáteis eram ilegais para onde foi o dinheiro desses computadores portáteis a empresa dos computadores portáteis como será funcionava?

RESPONDER

Não há qualquer hipótese de resgatar os corpos dos 44 tripulantes do ARA San Juan

O ministro de Defesa da Argentina, Oscar Aguad, afirmou este domingo que não há tecnologia capaz de resgatar do mundo do mar o submarino ARA San Juan, localizado este sábado a 900 metros de profundidade …

Talvez os neandertais não fossem tão brutos como se pensava

Apesar de vários esqueletos de neandertais terem sido encontrados com ferimentos graves na cabeça e no pescoço, um novo estudo sugerem que não fossem tão violentos como se pensava. Na verdade, os níveis de lesões cranianas …

A galáxia mais brilhante do Universo é "canibal"

A galáxia mais brilhante já descoberta no Sistema Solar, a W2246-0526, localizada na constelação Aquarius, devorou não duas mas três das suas galáxias-satélite, o que pode explicar a sua forte luminosidade. De acordo com um novo …

Picasso roubado há 6 anos na Holanda terá sido encontrado sob uma árvore na Roménia

Procuradores romenos estão a investigar se um quadro que apareceu este sábado na Roménia é o mesmo que há seis anos foi roubado de um museu da Holanda, noticiou a agência de notícias Associated Press. A …

O colossal drone solar da Boeing vai voar em 2019

A Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, vai lançar em 2019 o seu drone solar Odysseus, que terá a capacidade voar durante meses de forma autónoma e o objectivo de dar acesso Internet a todo …

Justiça brasileira proíbe TV de divulgar inquérito sobre morte de Marielle Franco

A decisão judicial de proibir a emissão de reportagens sobre a investigação do assassinato da vereadora carioca responde a um pedido da polícia do Rio de Janeiro e do Ministério Público. A emissora afirma que …

Relatório revela 71 locais com elevado risco de inundações em Portugal

Portugal tem 71 zonas com elevado risco de inundação, de acordo com um relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que analisou fenómenos extremos ocorridos, fazendo previsões para o futuro. O relatório "Avaliação Preliminar do Risco …

Cinco pessoas mortas por intoxicação de CO em Vila Real

Cinco pessoas da mesma família morreram este domingo, devido a uma intoxicação, no concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, adiantou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. A …

O discurso de ódio já está em Portugal

O diretor da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, alertou, em entrevista à agência Lusa, para a presença do discurso de ódio em Portugal, apontando o combate à discriminação como o maior desafio atual dos direitos …

Menino francês suicida-se após castigo por usar telemóvel na escola

Um menino de 11 anos suicidou-se na cidade de Beausoleil, perto do Mónaco, no sul da França, depois de ter recebido um castigo no colégio por ter usado o telemóvel na sala de aula. A criança, …