Trabalhadores da RTP revoltados com contratação de Ana Lourenço

Itisa / wikimedia

A contratação da ex-jornalista da SIC Notícias, Ana Lourenço, para os quadros da RTP está a indignar a Comissão de Trabalhadores (CT) do canal público.

A jornalista foi anunciada esta terça-feira como a nova pivô da RTP3, cerca de um mês depois de se ter demitido da SIC.

A partir de hoje a jornalista Ana Lourenço integra a equipa de profissionais da RTP.

Posted by RTP1 on Tuesday, March 1, 2016

A Comissão dá as boas-vindas a Ana Lourenço, elogiando-lhe o mérito profissional, mas critica a condição precária dos trabalhadores da empresa a recibos verdes.

“Esta CT espera, no futuro, poder dar as boas vindas aos quadros da RTP aos muitos trabalhadores precários a recibo verde, sem os quais seria impossível manter a funcionar o Serviço Público de Rádio e Televisão de Portugal, e que cuja contratação ainda não foi alvo de qualquer excepção por parte do Sr. Ministro da tutela, Dr. João Soares”, refere a Comissão num documento que terá sido enviado aos funcionários da RTP, de acordo com o Diário de Notícias.

“O serviço público precisa de todos os profissionais competentes que nele trabalham tratados por igual e com os mesmos direitos”, defende ainda a CT.

A Comissão de Trabalhadores enviou ainda uma carta ao Governo denunciando as situações irregulares e apelando a medidas que permitam que a situação dos funcionários da RTP seja regularizada, nomeadamente a alteração de um artigo da Proposta de Lei do Orçamento do Estado que proíbe a RTP de “proceder ao recrutamento de trabalhadores para a constituição de vínculos de emprego por tempo indeterminado, ou a termo, sem prejuízo de situações excepcionais”, à semelhança do que acontece em outras empresas públicas – “mesmo que reduza custos e mesmo que continue a reduzir o número de trabalhadores”.

A CT denuncia que “nos últimos dois meses foram contratados directamente nove pessoas” a recibos verdes para áreas de produção, havendo mesmo “trabalhadores que estavam com contratos a prazo e que, por proposta da empresa, passaram a trabalhadores independentes a recibo verde só para poderem continuar a trabalhar”.

De acordo com os funcionários da RTP, “só para a Direcção de Informação de Televisão foram contratados 20 falsos recibos verdes no último ano“, havendo “muitos mais” casos nas várias delegações do país.

Trata-se, explicam, de “trabalhadores que têm um local de trabalho fixo cumprem horários de trabalho diário e obedecem a uma hierarquia”, o seja, tarefas incompatíveis com vínculos precários como os recibos verdes, e que obrigam a um contrato de trabalho.

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Ok, mas os “funcionários” a recibos verdes deveriam vir informar sobre as condições das suas contratações, promovendo e apoiando a realização de um concurso (sério) público para a ocupação dos seus lugares. E que tal, hein?

  2. Isto é uma não notícia. Então os trabalhadores saudam a contratação e o título diz que estão revoltados. Em que é que ficamos. Os bons profissionais são sempre bem vindos seja em que actividade for. O Joao Adelino Faria tb veio de outro canal e é um bom profissional. Outros que no passado saíram pra concorrência fizeram no pq são bons profissionais e deram lhe melhores condições noutro lado. Portanto o mercado a funcionar e nos espectadores a ganhar com informação e trabalhos jornalísticos de melhor nível leia se melhor enriquecimento sociocultural.

  3. Infelizmente, mais uma vez, a “caixa” nada tem a ver com o conteúdo. Só serve para vender e manipular a opinião pública. Lamentável.

  4. As pessoas devem ser nomeadas para cargos públicos por competencia.Há que acabar com a dança de cadeiras de quatro em quatro anos.Isto não serve o povo de qualquer País, e o espectáculo de que os Políticos não têm como fim último servi-lo é indecoroso e insuportável.
    Já ninguem parece importar-se com o que parece suponho que muito menos com o que é.
    Os Idais dos Partidos de Esquerda obrigam necessáriamente a que se faça muito melhor e que se páre com mais do mesmo.

  5. Deviam era rever os salários obscenos na RTP para o J. Gabriel por exemplo não vir fazer um anuncio, para despejar as prateleiras da família Belmiro, a dizer que “somos” 2 milhões de pobres onde ele se deve de estar a incluir.
    Esta RTP que se intitula de pública mas privativa de uns poucos onde de público nada tem a não ser a concorrência pimba ao lixo da tv privada e aos ordenados milionários. Privatizem isso ou ajustem os salários.

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …