Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

Miguel A. Lopes / Lusa

Paulo Macedo, presidente do Conselho de Administração da CGD.

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de Agosto. Em causa está a aproximação dos salários e dos direitos dos trabalhadores do Banco público aos dos sector privado.

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC) e o Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira convocaram uma greve para esta sexta-feira, 24 de Agosto, em protesto contra o novo Acordo de Empresa (AE) que foi apresentado pela Administração.

Paulo Macedo, que lidera o Conselho de Administração da CGD, pretende aproximar os custos salariais dos trabalhadores do banco com aqueles que são praticados no sector privado, e isso passa, inevitavelmente, pela “eliminação de direitos e controlo” dos ordenados, como repara o jornal Expresso.

De acordo com o semanário, o novo AE prevê o fim das promoções automáticas por antiguidade e das anuidades, e também acaba com a preferência no preenchimento de postos de trabalho e com a assistência na saúde.

Estas são algumas das medidas que a administração de Paulo Macedo defende e que estão a provocar uma verdadeira “batalha” com os trabalhadores, como refere o Expresso.

O facto de a CGD ter revelado o novo AE numa altura em que registou um lucro líquido de 194 milhões de euros, no primeiro semestre de 2018, só agudizou o mal-estar entre os trabalhadores.

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários e a Febase – Federação Nacional do Sector Financeiro demarcam-se da greve, mas João Lopes, dirigente do STEC, refere no Expresso que “a declaração de greve é uma manifestação de descontentamento e independentemente da sua adesão”, há “dados que permitem dizer que mesmo quem não faça greve não está satisfeito”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. porque é que o exemplo nao começa de cima?
    porque é que nao corta os privilegios nos administradores e afins?
    porque será que sao sempre os mesmos a serem sacrificados?
    porque é que o sr. paulo macedo nao diz que vai cortar no seu salario, nas mordomias (carros, subsidios, etc)?
    porquer é que nao diz que quer ganhar tanto como o PR Marcelo?

  2. Previlegios????tenham juizo….. previlegios seria ganhar o que os cabecilhas dos administradores destas empresas ganham….isso sim são previlegios…. trabalhamos para pagar contas….não para comprar iates ou Ferraris..como jornalista profissional este título está deturpado…não falem da realidade que não conhecem….ou então tratam se de notícias encomendadas

RESPONDER

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …