Os Estados Unidos vão retirar 12 mil soldados da Alemanha, numa medida que o Pentágono insistiu ser uma estratégia a longo prazo. Porém, Donald Trump disse que era uma punição a Berlim por baixos gastos com a defesa.
De um total de 11.900 soldados que deixarão a Alemanha, 6.400 regressarão aos Estados Unidos, de onde poderiam ser usados para implantações rotacionais na Europa Oriental e ao redor do mundo, enquanto 5.600 serão reposicionados noutros países da NATO, particularmente a Bélgica e Itália.
Mark Esper, secretário da Defesa, disse, de acordo com o jornal britânico The Guardian, que a mudança vai começar dentro de semanas, mas também enfatizou que o planeamento para a redistribuição está nos seus estágios iniciais e custará vários milhares de milhões de dólares.
Esper negou repetidamente que a decisão tenha sido motivada pelo desejo frequentemente expresso de Trump de retirar tropas da Alemanha para ensinar uma lição a Berlim por não gastar o suficiente em defesa. O Pentágono divulgou uma nota a dizer que a retirada “fortaleceria a NATO, aumentaria a dissuasão da Rússia” e aumentaria a flexibilidade das forças armadas dos Estados Unidos.
Minutos depois, o Presidente dos Estados disse a jornalistas na Casa Branca que tinha ordenado a retirada das tropas porque Berlim estava a ser “delinquente” por não gastar o suficiente em defesa.
“[As tropas dos Estados Unidos] existem para proteger a Alemanha, certo? E a Alemanha deve pagar por isso”, disse Trump. “A Alemanha não está a pagar por isso. Não queremos mais ser totós. Os Estados Unidos são aproveitados há 25 anos, tanto no comércio como nas forças armadas. Estamos a reduzir a força porque não estão a pagar as suas contas”.
O atrito entre os Estados Unidos e a Alemanha, assim como outros aliados europeus, é sobre gastos com defesa nacional. Os aliados concordaram em 2014 em gastar 2% do seu PIB em defesa até 2024. A Alemanha está atualmente em 1,5%, mas a Bélgica, para onde os Estados Unidos moverão parte da sua sede do Comando Europeu (Eucom), gasta menos de 1% e Itália gasta 1,2%.
Diplomatas e ex-autoridades americanas descreveram Trump como fixado na Alemanha e na chanceler Angela Merkel. “Está obcecado com a ideia de que a Alemanha está a tirar proveito dos Estados Unidos, em detrimento da defesa, mas do comércio, vendendo muitos carros para os Estados Unidos, por exemplo. Ele sempre foi particularmente rude com Merkel”, disse um ex-funcionário da Casa Branca.
Emily Haber, embaixadora alemã em Washington, disse que as tropas norte-americanas “tornaram-se vizinhos, parceiros e amigos, protegendo a segurança transatlântica e projetando o poder e os interesses americanos em todo o mundo”. “Temos e estamos orgulhosos de receber tropas americanas”, escreveu Haber no Twitter. “Uma NATO forte e unida é crucial para a dissuasão e a projeção de poder. A Alemanha é um aliado firme da NATO e o terceiro maior contribuinte do seu orçamento”.
Robert Menendez, principal democrata do comitê de relações exteriores do Senado, disse: “O champanhe deve fluir livremente esta noite no Kremlin. A decisão do Governo Trump de retirar forças da Alemanha não é apenas uma afronta a um dos nossos aliados mais próximos, mas enfraquecerá os esforços dos Estados Unidos para combater a agressão do Kremlin na Europa”.
Impossível!!
Nem quando deixar de respirar o Trump deixa de ser “totó”!
E mais uma prova esta aí: quer retirar da Alemanha que gasta 1,5% em defesa, para mudar para a Bélgica que gasta menos de 1%!..
Brilhante…
Poderiam deixar um pouco para libertar a Venezuela do Socialismo Marxista da ditadura de Maduro.
Pelo menos Trump não dá ouvido aos emigrantes Madeirenses, tão totó não é
O alarve, soma e segue nas ameaças, punições, conflitos, sanções, isolamentos, castigos, boicotes… agora é a Alemanha. A inteligencia não lhe dá para entender que corta nos próprios dedos.
Portanto os soldados estão lá para proteger a Alemanha, e não deve ser a Alemanha a pagar, deve ser os EUA.
Sim sr
É preciso ser simplório para acreditar que os americanos estão “lá” para defender a Alemanha…
O Trump conseguiu crescer a economia americana desvanecendo o seu poderio mundial. Destruiu a economia porque não sobe liderar os EUA numa pandemia que não se vê a terminar tao cedo. Agora quer mesmo isolar-se e cada vez mais a atingir os seus aliados.
Tudo o que o Trump tem na pequena cabeça de uma vida de corrupção e de burlas é a tentativa de economizar uns tostões destruindo o restante do posicionamento americano.
Trump 2020!!!! Se ganha, a China toma conta. Se tentar se posicionar a uma guerra, duvido que o mundo rasteje.
Quem está a liderar o combate à pandemia, bom ou mau, são os governadores de cada Estado.
No que defende do governo Federal, nada faltou aos Estados, tiveram ventiladores e todos os medicamentos e camas prontos a tempo
Também és TotóTrump, os 150 000 mortos americanos também tiveram tudo…
Acho melhor acompanhares as noticias fora da grelha FOX…. MEsmo esses já estão a morder nos calcanhares do tramp.
Nao estou a falar de berbeque e de grelhas para assar.
O que disse é factual. Em Nova Iorque por exemplo foram mais de 20 mil idosos que morreram pq o maluco do governador Cuomo mandou os idosos com coronavirus para os lares, que depois infectaram os outros q lá estavam
E bem a mando do SuperTrump. Os idosos são para morrer ou não percebeste que és também para ir? O maluco foi o único que deu conta no estado dele. Agora todos estão arder e ele a rir.
Estão a maior recessão da história. Abandona aliados e dá asas aos russos para fazerem o que quiser. O gajo é o maior traidor na história
Joaquim Carvalho… 8-/
Quando chegar de Marte diga para falarmos de factos.
Faço uma lista, mas entretanto pode limpar-se por dentro com lixívia, tomar um hidroxicloroquina e faça um solário com o primo Bolsonaro para matar o “resfriadinho”, porque é apenas 1 caso vindo da Eurochina e breve desaparece, mas nada como curar antes.
Estamos a fazer um excelente trabalho:
Mortos 155.285; Mortos por 1M 469 10º lugar mundial em 215 países; Casos ativos 2.284.965; casos críticos 18.783.
Vá agora fazer o teste e tenha a resposta a 15 agosto e até lá faça a sua vida normal. Já agora vá para professor e dê aulas o quanto antes porque não há crianças infetadas e são excelentes a fazer distanciamento social.
Não use máscara porque é usando que apanha a doença cito Senador John Cornyn.
Se o Obama fizesse este excelente trabalho com o Ebola provavelmente não havia desemprego no nosso querido EUA.
Trump 2020!!!!