Tiroteio em redação de jornal nos EUA faz cinco mortos

Jay Fleming / EPA

O tiroteio na redação do jornal Capital Gazette, em Annapolis, no estado norte-americano do Maryland, causou pelo menos cinco mortos e vários feridos.

Segundo informaram as autoridades, o tiroteio, que ocorreu esta quinta-feira, causou pelo menos cinco mortos, com várias pessoas a sofrerem ferimentos graves.

Um homem foi detido e está a ser interrogado pela polícia. “É um homem branco e estava armado com uma espingarda”, disse Ryan Frashure, porta-voz da polícia local, que confirmou que as autoridades recuperaram o que acreditam ser um explosivo que estava no edifício do jornal Capital Gazette.

Segundo o jornal Público, trata-se de Jarrod Ramos, um homem de 38 anos que terá levado a cabo este tiroteio por causa de conflitos judiciais que mantinha com o jornal.

Na origem do ataque estará um processo por difamação interposto pelo suspeito em 2012 contra Eric Hatley, antigo colunista e chefe de redação do jornal, e contra Thomas Marquardt, então diretor e publisher do jornal.

Na base do processo estava um artigo publicado pelo jornal, também conhecido como The Capital, em julho de 2011, com o título “Jarrod quer ser seu amigo” e que relatava como o autor do tiroteio tinha, na altura, assediado uma mulher no Facebook durante quase um ano. Segundo o mesmo artigo, Ramos declarou-se culpado no processo que se seguiu a esta situação e foi condenado a 18 meses de liberdade condicional.

Além do processo de difamação, também interpôs outra ação judicial por violação de privacidade, que acabou por perder uma vez que o tribunal deu razão ao jornal porque, quando questionado pelo juiz, Ramos foi incapaz de apontar alguma falsidade no artigo.

Para além de recorrer à Justiça, o homem de 38 anos, que encontrou neste massacre uma forma de vingança, também iniciou uma intensa campanha contra o jornal nas redes sociais, escreve ainda o Público.

Entre os mortos estão quatro jornalistas e um profissional da área comercial. O Presidente dos EUA, Donald Trump, já reagiu ao tiroteio através do Twitter. “Os meus pensamentos e orações estão com as vítimas e suas famílias”, afirmou, agradecendo ainda às autoridades de socorro e agentes da polícia que se deslocaram para o local.

Larry Hogan, governador do estado norte-americano do Maryland, também já reagiu e afirmou estar “absolutamente devastado ao saber desta tragédia”.

Segundo a Associated Press, Ramos foi formalmente acusado de cinco crimes de homicídio qualificado e deverá ser presente hoje às 10h30 (15h30 em Lisboa) a um juiz de Annapolis, capital do Maryland, que decidirá se estabelece uma fiança.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa descarta confinamento ou cercas sanitárias em Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras

O primeiro-ministro, António Costa, disse esta quarta-feira que não estão em cima da mesa cercas sanitárias ou confinamentos em Paços de Ferreira, Lousada ou Felgueiras, concelhos do distrito do Porto onde o número de novas …

Espanha supera um milhão de infetados. França pondera estado de emergência até fevereiro

Espanha ultrapassou esta quarta-feira um milhão de infetados por covid-19, no mesmo dia em que o Governo francês admitiu estar a ponderar manter o estado de emergência até fevereiro e algumas medidas até abril. Espanha …

Há 49 escolas com surtos ativos de covid-19

Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de covid-19, avançou esta quarta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas. "Neste momento, estão ativos 49 surtos …

Índia pode atingir os 600 milhões de casos de covid-19 em fevereiro, dizem especialistas

Mais de 600 milhões de indianos, mais da metade da população do país, provavelmente serão infetados com o novo coronavírus até fevereiro de 2021, segundo um painel de especialistas que aconselha o Governo do país. Segundo …

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …

Maiores construtoras portuguesas juntam-se contra a "armada espanhola"

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, aliaram-se num consórcio, no âmbito de um concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar derrotar a concorrência espanhola. Habitualmente concorrentes na disputa pelas grandes …