A Theranos chegou a valer 9 mil milhões. Vai (finalmente) fechar portas

fortunempw / Flickr

Elizabeth Holmes, fundadora da Theranos

Em 2014 nascia uma nova empresa que prometia analisar cerca de 30 doenças com apenas uma gota de sangue. Passados quatro anos e após um dos maiores escândalos empresariais de sempre, nada resta da empresa que chegou a valer 8,5 mil milhões de euros.

Chegou ao fim uma das histórias mais negras no mundo das startups. A empresa de análise de sangue Theranos vai fechar as portas, segundo e-mail enviado aos acionistas, a que o Wall Street Journal teve acesso.

Na carta lê-se que a empresa pretende entregar os seus ativos, para além da propriedade intelectual, a terceiros para confiança dos credores. Na carta ainda se lê que a empresa tem cerca de 5 milhões restantes em dinheiro. “Como o dinheiro da empresa não é suficiente para pagar a todos os credores por inteiro, não haverá distribuição de rendimentos aos acionistas”.

Há cinco meses atrás, a empresa reduziu os 125 trabalhadores a cerca de 20 pessoas que só receberão os ordenados contabilizados até 31 de agosto.

Agora num processo de dissolvência, a empresa chegou a estar avaliada em 9 mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros). A sua fundadora, Elizabeth Holmes, uma das mulheres mais jovens de sempre a entrar na lista das 400 pessoas mais ricas dos Estados Unidos em 2014, foi considerada a nova Steve Jobs. Afinal, era uma “fraude”.

Aos 19 anos, Elizabeth Holmes desistiu do curso de engenharia química e começou a criar o seu negócio que, onze anos mais tarde, faria crescer a sua fortuna pessoal avaliada em 3,5 mil milhões de euros.

Uma das razões para o crescimento rápido da Theranos eram os discursos da própria fundadora, que conseguia ludibriar vários investidores fazendo-os acreditar que a tecnologia desenvolvida pela empresa era revolucionária.

Depois de uma investigação em 2016 do Wall Street Journal ter revelado que os testes realizados na empresa eram mais inconsistentes que os tradicionais, a empresa foi classificada como “imprecisa” e o negócio começou a dar prejuízo.

Um dos credores, a Fortress Investment Group, terá emprestado cerca de 65 milhões de dólares à empresa no ano passado e a maior cliente da Theranos, a rede de farmácias Walgreens, processou a companhia de Elizabeth Holmes.

Em março deste ano, a própria fundadora foi acusada pela Securities and Exchange Comission de fraudar investidores, num total de 700 milhões de dólares, através de falsas alegações sobre a eficácia dos serviços prestados pela Theranos. No total, estima-se que os investidores da Theranos tenham perdido um total de mil milhões de dólares.

ZAP // Canal Tech / NPR

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • O que é difícil é conseguir “extrair” esse dinheiro aos outros! Não sei se é mais mercedor de crítica quem coneguiu convencer investidores de que teinha um produto revolucionário, ou a ingenuidade dos investidores que acreditaram nisso com poucas (ou nenhumas!) validações.

  1. Ora aqui está uma demonstração de igualdade de género. Elas têm o mesmo direito que eles e ponto final. Ser bonita e inteligente é meio caminho andado para convencer os “bananas”. E elas sabem isso!

RESPONDER

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …

O candidato de Costa ao Porto só durou 24 horas (e a "asneira" pode sair-lhe cara)

Está lançada a confusão no PS Porto com a escolha do candidato do partido às próximas eleições autárquicas. O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, não resistiu às reacções negativas à sua escolha para …