A Theranos chegou a valer 9 mil milhões. Vai (finalmente) fechar portas

fortunempw / Flickr

Elizabeth Holmes, fundadora da Theranos

Em 2014 nascia uma nova empresa que prometia analisar cerca de 30 doenças com apenas uma gota de sangue. Passados quatro anos e após um dos maiores escândalos empresariais de sempre, nada resta da empresa que chegou a valer 8,5 mil milhões de euros.

Chegou ao fim uma das histórias mais negras no mundo das startups. A empresa de análise de sangue Theranos vai fechar as portas, segundo e-mail enviado aos acionistas, a que o Wall Street Journal teve acesso.

Na carta lê-se que a empresa pretende entregar os seus ativos, para além da propriedade intelectual, a terceiros para confiança dos credores. Na carta ainda se lê que a empresa tem cerca de 5 milhões restantes em dinheiro. “Como o dinheiro da empresa não é suficiente para pagar a todos os credores por inteiro, não haverá distribuição de rendimentos aos acionistas”.

Há cinco meses atrás, a empresa reduziu os 125 trabalhadores a cerca de 20 pessoas que só receberão os ordenados contabilizados até 31 de agosto.

Agora num processo de dissolvência, a empresa chegou a estar avaliada em 9 mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros). A sua fundadora, Elizabeth Holmes, uma das mulheres mais jovens de sempre a entrar na lista das 400 pessoas mais ricas dos Estados Unidos em 2014, foi considerada a nova Steve Jobs. Afinal, era uma “fraude”.

Aos 19 anos, Elizabeth Holmes desistiu do curso de engenharia química e começou a criar o seu negócio que, onze anos mais tarde, faria crescer a sua fortuna pessoal avaliada em 3,5 mil milhões de euros.

Uma das razões para o crescimento rápido da Theranos eram os discursos da própria fundadora, que conseguia ludibriar vários investidores fazendo-os acreditar que a tecnologia desenvolvida pela empresa era revolucionária.

Depois de uma investigação em 2016 do Wall Street Journal ter revelado que os testes realizados na empresa eram mais inconsistentes que os tradicionais, a empresa foi classificada como “imprecisa” e o negócio começou a dar prejuízo.

Um dos credores, a Fortress Investment Group, terá emprestado cerca de 65 milhões de dólares à empresa no ano passado e a maior cliente da Theranos, a rede de farmácias Walgreens, processou a companhia de Elizabeth Holmes.

Em março deste ano, a própria fundadora foi acusada pela Securities and Exchange Comission de fraudar investidores, num total de 700 milhões de dólares, através de falsas alegações sobre a eficácia dos serviços prestados pela Theranos. No total, estima-se que os investidores da Theranos tenham perdido um total de mil milhões de dólares.

ZAP // Canal Tech / NPR

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • O que é difícil é conseguir “extrair” esse dinheiro aos outros! Não sei se é mais mercedor de crítica quem coneguiu convencer investidores de que teinha um produto revolucionário, ou a ingenuidade dos investidores que acreditaram nisso com poucas (ou nenhumas!) validações.

  1. Ora aqui está uma demonstração de igualdade de género. Elas têm o mesmo direito que eles e ponto final. Ser bonita e inteligente é meio caminho andado para convencer os “bananas”. E elas sabem isso!

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …