A Theranos chegou a valer 9 mil milhões. Vai (finalmente) fechar portas

fortunempw / Flickr

Elizabeth Holmes, fundadora da Theranos

Em 2014 nascia uma nova empresa que prometia analisar cerca de 30 doenças com apenas uma gota de sangue. Passados quatro anos e após um dos maiores escândalos empresariais de sempre, nada resta da empresa que chegou a valer 8,5 mil milhões de euros.

Chegou ao fim uma das histórias mais negras no mundo das startups. A empresa de análise de sangue Theranos vai fechar as portas, segundo e-mail enviado aos acionistas, a que o Wall Street Journal teve acesso.

Na carta lê-se que a empresa pretende entregar os seus ativos, para além da propriedade intelectual, a terceiros para confiança dos credores. Na carta ainda se lê que a empresa tem cerca de 5 milhões restantes em dinheiro. “Como o dinheiro da empresa não é suficiente para pagar a todos os credores por inteiro, não haverá distribuição de rendimentos aos acionistas”.

Há cinco meses atrás, a empresa reduziu os 125 trabalhadores a cerca de 20 pessoas que só receberão os ordenados contabilizados até 31 de agosto.

Agora num processo de dissolvência, a empresa chegou a estar avaliada em 9 mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros). A sua fundadora, Elizabeth Holmes, uma das mulheres mais jovens de sempre a entrar na lista das 400 pessoas mais ricas dos Estados Unidos em 2014, foi considerada a nova Steve Jobs. Afinal, era uma “fraude”.

Aos 19 anos, Elizabeth Holmes desistiu do curso de engenharia química e começou a criar o seu negócio que, onze anos mais tarde, faria crescer a sua fortuna pessoal avaliada em 3,5 mil milhões de euros.

Uma das razões para o crescimento rápido da Theranos eram os discursos da própria fundadora, que conseguia ludibriar vários investidores fazendo-os acreditar que a tecnologia desenvolvida pela empresa era revolucionária.

Depois de uma investigação em 2016 do Wall Street Journal ter revelado que os testes realizados na empresa eram mais inconsistentes que os tradicionais, a empresa foi classificada como “imprecisa” e o negócio começou a dar prejuízo.

Um dos credores, a Fortress Investment Group, terá emprestado cerca de 65 milhões de dólares à empresa no ano passado e a maior cliente da Theranos, a rede de farmácias Walgreens, processou a companhia de Elizabeth Holmes.

Em março deste ano, a própria fundadora foi acusada pela Securities and Exchange Comission de fraudar investidores, num total de 700 milhões de dólares, através de falsas alegações sobre a eficácia dos serviços prestados pela Theranos. No total, estima-se que os investidores da Theranos tenham perdido um total de mil milhões de dólares.

ZAP // Canal Tech / NPR

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • O que é difícil é conseguir “extrair” esse dinheiro aos outros! Não sei se é mais mercedor de crítica quem coneguiu convencer investidores de que teinha um produto revolucionário, ou a ingenuidade dos investidores que acreditaram nisso com poucas (ou nenhumas!) validações.

  1. Ora aqui está uma demonstração de igualdade de género. Elas têm o mesmo direito que eles e ponto final. Ser bonita e inteligente é meio caminho andado para convencer os “bananas”. E elas sabem isso!

RESPONDER

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …