Testes por saliva usados em eventos-piloto antes de festivais de verão

Antonia Hayes / Flickr

Os agentes ligados a festivais e concertos e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar várias experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. Uma das ideias é usar testes à covid feitos a partir da recolha da saliva.

De acordo com a TSF,  os eventos-piloto só deverão avançar após o atual confinamento, prevendo-se que tal ocorra a partir de abril. A ideia prevê que duas salas de espetáculo sirvam como laboratório para os festivais de verão. Em Lisboa, será o Campo Pequeno e, no Porto, o Pavilhão Rosa Mota.

Os participantes têm de fazer um teste rápido à covid-19 até 72 horas antes do evento, repetem o teste à entrada para o recinto e, passados 14 dias, respondem a um questionário e fazem um novo despiste à covid-19. Ainda assim,  uso de máscara deverá ser obrigatório.

Tanto em Lisboa como no Porto deverão ser realizados vários eventos-teste, cada um com condições diferentes. Poderão ser usados os testes à saliva ou por zaragatoa. O objetivo é encontrar a melhor solução para aplicar aos milhares de festivaleiros que este verão desejam ir a um festival.

Ao ECO, Álvaro Covões, diretor-geral da Everything Is New, diz acreditar que em Portugal os festivais de verão devem voltar a partir de “julho ou agosto”.

“A expectativa é a de que os festivais de verão, bem como todas as festividades que acontecem nessa estação, possam retomar a sua atividade já em 2021”, refere.

Isto porque, por essa altura, estará já no horizonte a imunidade de grupo que, como nos relembra o responsável da empresa que organiza eventos como o NOS Alive, deverá ser atingida no mês de agosto, de acordo com as mais recentes informações divulgadas pelo coordenador da task force para o Plano de Vacinação.

O promotor de eventos revela que o que está agora a ser planeado “com o Governo e com a Direção-Geral da Saúde” passa pela “organização de eventos-teste, provavelmente em abril”, que permitam a realização de “ensaios clínicos que se foquem numa eventual introdução do sistema de criação de bolhas“, esclarece Álvaro Covões.

Se tudo correr como planeado, e se o Governo e as autoridades de saúde derem luz verde, o modelo avança no verão.

Ainda não há data para estes eventos-piloto, uma vez que está dependente do calendário que o Governo vier a estabelecer para o desconfinamento.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …

Rui Rio, presidente do PSD

Rio apresenta recandidatura. "Seria muito prejudicial para o país se o PSD mudasse agora de líder"

O presidente do PSD apresentou, esta sexta-feira, na cidade do Porto, a sua recandidatura à liderança, tendo considerado que "seria muito prejudicial", não só para o país como para o partido, mudar agora de líder. Rui …

"Conquistem a vaga no relvado": aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares. A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra …

Bloco diz que as suas nove propostas foram rejeitadas. Governo aponta avanços em sete

O Bloco considerou, esta sexta-feira, que o Governo recusou as suas nove propostas para chegar a acordo no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O Executivo, por sua vez, considera que há avanços negociais em …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …